Motor DOHC: o que é, como funciona e principais vantagens

Os motores DOHC são marcados por eficiência, tecnologia e capacidade de oferecer maior potência e melhor desempenho sem comprometer a economia de combustível. 

São uma escolha popular entre entusiastas e fabricantes que desejam extrair o máximo de seus motores. Para descobrir mais sobre como os motores DOHC elevam a performance automotiva, continue a leitura e explore as complexidades e benefícios dessa tecnologia.

O que significa motor DOHC?

Antes de entender o que significa DOHC, sigla de “Dual Over Head Camshaft”, saiba que ele é uma excelente escolha para quem busca desempenho superior em motocicletas.

Com um duplo comando de válvulas no cabeçote — um para admissão e outro para escape — esse tipo de motor permite uma operação com experiência mais eficiente no que diz respeito às válvulas.

Como funciona o motor DOHC?

Sabendo o que é o motor DOHC, imagine o motor como um grande respirador, onde o ar e o combustível precisam entrar e sair de forma eficiente para gerar energia. 

No motor DOHC da moto, cada cilindro tem 4 válvulas: duas para admissão de ar e combustível e duas para a saída dos gases após a combustão. Quando o motor está em funcionamento, os pistões se movem para cima e para baixo dentro dos cilindros. 

À medida que um pistão se move para baixo, ele cria um vácuo que puxa uma mistura de ar e combustível para dentro do cilindro através das válvulas de admissão. 

Essas válvulas são abertas pelo eixo de comando de válvulas de admissão, que é sincronizado com o movimento do pistão. Após a mistura ser puxada para dentro, o pistão se move para cima, comprimindo-a. Nesse ponto, a vela de ignição dispara, acendendo a mistura, e causa uma explosão que empurra o pistão para baixo. 

Essa é a etapa que gera a potência para mover o veículo. Depois, as válvulas de escape se abrem, permitindo que os gases da combustão saiam do cilindro. Esse processo é controlado pelo segundo eixo de comando, o de escape.

O sistema DOHC permite que os processos ocorram de forma mais rápida e com maior precisão, pois há um eixo de comando dedicado para as válvulas de admissão e outro para as de escape, ao contrário dos sistemas SOHC, em que um único eixo de comando deve fazer ambos os trabalhos. 

profissional segurando chave em motor dohc
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Vantagens e desvantagens do motor DOHC

Uma das principais vantagens de um motor DOHC é a capacidade de operar com mais válvulas por cilindro, como dito anteriormente, o que melhora a entrada e a saída dos gases no motor, resultando em maior potência e resposta mais rápida do acelerador. 

Além disso, esse tipo de configuração permite uma combustão muito mais eficiente, contribuindo para maior economia de combustível e menores emissões de gases poluentes na atmosfera.

No entanto, os motores DOHC também apresentam desvantagens. Devido à sua complexidade, eles tendem a ser mais caros para produzir e manter. A necessidade de componentes adicionais, como um segundo eixo de comando, pode aumentar o peso e o volume do motor. 

Tudo isso pode afetar a distribuição de peso do veículo e, potencialmente, o seu manuseio. Outro destaque é que os ajustes e reparos em motores DOHC podem ser mais complicados e exigir mão de obra especializada, aumentando os custos de manutenção para o motociclista.

Quais motos usam o motor DOHC?

  • Honda CBR – uma série de motos esportivas conhecidas por sua potência e desempenho;
  • Yamaha YZF-R1 – uma moto superesportiva referência em tecnologia e velocidade;
  • Ducati – diferentes modelos de motos da marca Ducati são equipados com motores DOHC, destacando-se no segmento de luxo;
  • BMW S1000RR – uma superesportiva da BMW que utiliza motor DOHC para máxima eficiência;
  • Kawasaki Ninja ZX-10RR – esta moto recebeu um sistema de admissão de ar variável para complementar seu motor DOHC;
  • Yamaha R3 – com um motor DOHC de 8 válvulas e 321cc, oferece uma potência máxima de 42cv2.

Qual a diferença do motor OHC e DOHC?

O motor OHC possui um único eixo de comando que opera as válvulas de admissão e escape, o que simplifica a construção do motor e reduz o peso, contribuindo para uma eficiência geral mais satisfatória.

Por outro lado, o motor DOHC conta com dois eixos de comando separados, em que um é direcionado para as válvulas de admissão e o outro para as de escape. Assim, permite um controle preciso da abertura e fechamento das válvulas, o que é especialmente benéfico em altas rotações, melhorando o desempenho e a resposta.

Além disso, geralmente suportam um maior número de válvulas por cilindro. Essa configuração é comum em veículos esportivos e de alto desempenho. E a eficiência em altas rotações é indispensável.

Em resumo, é possível afirmar que, enquanto o motor OHC é mais simples e leve, ideal para aplicações do dia a dia, o motor DOHC é mais complexo e eficiente em altas rotações, sendo a escolha para veículos que buscam maior desempenho e potência.

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