O que significa o motor da moto esquentando muito?

Um motor da moto esquentando muito pode ser um sinal preocupante e desconfortável durante o seu uso. No entanto, é importante entender que o quadro pode variar de acordo com o fabricante e também por uma série de fatores.

Aqui, exploraremos algumas das causas que podem contribuir para o motor quente, oferecendo algumas dicas sobre como identificar e lidar com esse problema de forma eficaz e segura, sem dores de cabeça. 

Antes de tudo, lembre-se: a sua segurança e a integridade do veículo devem ser prioridades máximas para garantir uma experiência de condução tranquila e sem contratempos. Por isso, não deixe de conversar com um mecânico de confiança antes de tomar as medidas adequadas. Vamos lá?

Quais são as causas do motor da moto esquentando muito?

Primeiro, se você não está acostumado com a utilização, saiba que, depois de um certo tempo, o motor da moto já fica aquecido de forma natural. 

O problema é quando ela começa a superaquecer. E o primeiro caso para solucionar o gargalo é entender o que pode estar ocasionando o problema. Confira a seguir os possíveis diagnósticos.

Falta de Óleo

Para motos com utilização de sistemas de resfriamento a partir do radiador de óleo, este pode ser o principal causador do motor esquentando muito. Isso porque a tampa do local conta com um sistema de válvulas que suporta a pressão da água quente.

O baixo nível de óleo causa o superaquecimento porque todo o calor retirado do motor vai ser mais do que o necessário para a quantidade disponível, pois o líquido de resfriamento pode evaporar e não se manter nos níveis necessários para o bom desempenho do veículo.

Nossa dica aqui é verificar sempre que possível o nível de óleo e realizar sua troca na mesma frequência, principalmente quando você sentir o motor esquentando. Analise também a condição do radiador, para saber se existem vazamentos ou danos que estão prejudicando a estrutura.

Problemas na válvula termostática

Mais uma das causas do motor da moto esquentando muito são problemas relacionados às condições das mangueiras e ao nível do líquido do reservatório. Esse é um caso sério, principalmente para veículos arrefecidos com substâncias pré-determinadas. Caso o elemento secar, é possível que haja até a fusão do motor.

E se a motocicleta tiver algum tipo de dano interno, vazamentos são mais prováveis de acontecer. Por isso, ressaltamos a importância de estar sempre atento aos pequenos cuidados.

A melhor forma de evitar a dor de cabeça com esse tipo de gargalo é cuidar para que a água se mantenha junto ao fluido no sistema de refrigeração. Dessa forma, ela não desvia de sua passagem determinada.

Agora, pegue o papel e a caneta e anote esta dica: quando realizar o preenchimento do compartimento com água, faça com o motor frio e desligado, para evitar esguichos de água quente que podem causar choque térmico, levando a problemas nas peças.

Uma condição mais rara relacionada a esse fator, mas que pode ocorrer, é o travamento e o fechamento da válvula termostática. Quando isso acontece, a passagem de água para dentro do motor é impedida completamente, e a troca de calor não é realizada.

motor da moto esquentando muito

Mistura pobre na combustão

Mistura pobre é quando a quantidade de ar entre a mistura com o combustível é maior do que a relação natural entre os dois elementos, o que desequilibra o funcionamento natural do veículo. 

Em situações como essa, o primeiro sintoma é o aquecimento do motor da moto. Nesses casos, verifique o corpo de injeção e corrija o problema na entrada de ar.

Esse tipo de problema é muito visível aos olhos de especialistas no mundo das duas rodas. Até porque a moto quando esquenta não pega e causa sérios problemas na potência e no desenvolvimento de marcha.

É comum até mesmo ouvir barulhos estranhos saindo do escapamento, e quando não verificado corretamente, pode provocar a quebra total do motor, gerando maiores danos e prejuízos na moto. 

Para que isso não aconteça, cheque sempre que possível todos os cilindros e circuitos de combustível e ar. Manter o equilíbrio entre misturas alonga e conserva a vida útil do motor e de toda a motocicleta.

Causas Secundárias

Causas secundárias são aquelas que não comprometem o desempenho total da moto, mas que precisam ser corretamente monitoradas para que não haja o superaquecimento do veículo. São elas:

Vazamento na bomba d’água

Desvios no funcionamento otimizado na bomba têm influência direta no problema do motor da moto esquentando muito. Barulhos esquisitos enquanto ela está ligada e vazamentos de água por baixo podem ser sintomas deste problema.

Troca de aditivos 

Quando ultrapassada a quilometragem recomendada da troca de aditivos, seu veículo pode apresentar problemas. Analise no manual de fábrica os prazos estipulados para realizar esse processo.

Ventoinha Inerte

Esse tipo de gargalo ocorre quando a motocicleta fica parada muito tempo com o motor ligado. O problema é identificado aos bons ouvidos por conta do seu barulho característico.

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É normal o motor da moto esquentar muito? A resposta é não. Por mais que seja um problema de fácil solução, é importante se atentar a ele para que não danifique outras peças ou gere maiores dores de cabeça no futuro.

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