Um motor da moto esquentando muito pode ser um sinal preocupante e desconfortável durante o seu uso. No entanto, é importante entender que o quadro pode variar de acordo com o fabricante e também por uma série de fatores.
Aqui, exploraremos algumas das causas que podem contribuir para o motor quente, oferecendo algumas dicas sobre como identificar e lidar com esse problema de forma eficaz e segura, sem dores de cabeça.
Antes de tudo, lembre-se: a sua segurança e a integridade do veículo devem ser prioridades máximas para garantir uma experiência de condução tranquila e sem contratempos. Por isso, não deixe de conversar com um mecânico de confiança antes de tomar as medidas adequadas. Vamos lá?
Primeiro, se você não está acostumado com a utilização, saiba que, depois de um certo tempo, o motor da moto já fica aquecido de forma natural.
O problema é quando ela começa a superaquecer. E o primeiro caso para solucionar o gargalo é entender o que pode estar ocasionando o problema. Confira a seguir os possíveis diagnósticos.
Para motos com utilização de sistemas de resfriamento a partir do radiador de óleo, este pode ser o principal causador do motor esquentando muito. Isso porque a tampa do local conta com um sistema de válvulas que suporta a pressão da água quente.
O baixo nível de óleo causa o superaquecimento porque todo o calor retirado do motor vai ser mais do que o necessário para a quantidade disponível, pois o líquido de resfriamento pode evaporar e não se manter nos níveis necessários para o bom desempenho do veículo.
Nossa dica aqui é verificar sempre que possível o nível de óleo e realizar sua troca na mesma frequência, principalmente quando você sentir o motor esquentando. Analise também a condição do radiador, para saber se existem vazamentos ou danos que estão prejudicando a estrutura.
Mais uma das causas do motor da moto esquentando muito são problemas relacionados às condições das mangueiras e ao nível do líquido do reservatório. Esse é um caso sério, principalmente para veículos arrefecidos com substâncias pré-determinadas. Caso o elemento secar, é possível que haja até a fusão do motor.
E se a motocicleta tiver algum tipo de dano interno, vazamentos são mais prováveis de acontecer. Por isso, ressaltamos a importância de estar sempre atento aos pequenos cuidados.
A melhor forma de evitar a dor de cabeça com esse tipo de gargalo é cuidar para que a água se mantenha junto ao fluido no sistema de refrigeração. Dessa forma, ela não desvia de sua passagem determinada.
Agora, pegue o papel e a caneta e anote esta dica: quando realizar o preenchimento do compartimento com água, faça com o motor frio e desligado, para evitar esguichos de água quente que podem causar choque térmico, levando a problemas nas peças.
Uma condição mais rara relacionada a esse fator, mas que pode ocorrer, é o travamento e o fechamento da válvula termostática. Quando isso acontece, a passagem de água para dentro do motor é impedida completamente, e a troca de calor não é realizada.
Mistura pobre é quando a quantidade de ar entre a mistura com o combustível é maior do que a relação natural entre os dois elementos, o que desequilibra o funcionamento natural do veículo.
Em situações como essa, o primeiro sintoma é o aquecimento do motor da moto. Nesses casos, verifique o corpo de injeção e corrija o problema na entrada de ar.
Esse tipo de problema é muito visível aos olhos de especialistas no mundo das duas rodas. Até porque a moto quando esquenta não pega e causa sérios problemas na potência e no desenvolvimento de marcha.
É comum até mesmo ouvir barulhos estranhos saindo do escapamento, e quando não verificado corretamente, pode provocar a quebra total do motor, gerando maiores danos e prejuízos na moto.
Para que isso não aconteça, cheque sempre que possível todos os cilindros e circuitos de combustível e ar. Manter o equilíbrio entre misturas alonga e conserva a vida útil do motor e de toda a motocicleta.
Causas secundárias são aquelas que não comprometem o desempenho total da moto, mas que precisam ser corretamente monitoradas para que não haja o superaquecimento do veículo. São elas:
Desvios no funcionamento otimizado na bomba têm influência direta no problema do motor da moto esquentando muito. Barulhos esquisitos enquanto ela está ligada e vazamentos de água por baixo podem ser sintomas deste problema.
Quando ultrapassada a quilometragem recomendada da troca de aditivos, seu veículo pode apresentar problemas. Analise no manual de fábrica os prazos estipulados para realizar esse processo.
Esse tipo de gargalo ocorre quando a motocicleta fica parada muito tempo com o motor ligado. O problema é identificado aos bons ouvidos por conta do seu barulho característico.
É normal o motor da moto esquentar muito? A resposta é não. Por mais que seja um problema de fácil solução, é importante se atentar a ele para que não danifique outras peças ou gere maiores dores de cabeça no futuro.
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