Todos os detalhes de como colocar baú na moto

Conforme o tempo passa e você utiliza cada vez mais a sua moto, é normal que queira dar alguns upgrades e aumentar o seu conforto nela. Nesse caminho, um problema natural da moto é a falta de espaço para transportar bagagem, por isso, hoje vamos falar de como colocar baú na moto.

Antigamente, quando se falava de baús e bauletos, eles eram facilmente associados a motoboy ou fretes de moto, enquanto os alforges eram associados às bigtrails e às motos de viagem. Aos poucos, porém, esse tipo de percepção vem mudando — uma moto com baú resolve um problema histórico e trás muita praticidade para o veículo.

Hoje em dia, existem vários tipos de baús de moto com designs interessantes e bonitos que não abandonaram a sua função principal, que é trazer um pouco mais de espaço para o piloto. É comum que nem todas as pessoas saibam como colocar baú na moto, portanto, vamos esclarecer por aqui.

Baús, bauletos e bagageiro

Antes de falarmos sobre como instalar um baú de moto, é importante esclarecer a diferença entre baús, bauletos e o bagageiro, que apesar de complementares, são coisas diferentes. A escolha entre um deles vai depender do uso que você pretende dar, tirando o caso do bagageiro, que é obrigatório para ter os outros dois.

Bagageiro

Sendo praticamente a base de tudo, é interessante que comecemos a falar sobre o bagageiro. Quando formos explicar como colocar baú na moto, você verá que é comum usar bagageiros para isso. Eles são estruturas metálicas presas abaixo do banco da moto que são suporte.

Os bagageiros podem, e até hoje são usados individualmente, com alguns pilotos optando por colocar bagagens presas neles por alguma corda ou elástico. A grande desvantagem é que, por serem abertos, dependem de algo a mais para carregar coisas e não possuem em si muito espaço.

Apesar disso, eles funcionam muito bem como suporte para o báu e para o bauleto, servindo como estrutura de fixação dos dois. Existem vários tipos de bagageiros que são adaptados a quase todas as motos e, em geral, são bem fáceis de encontrar. 

Baús e bauletos

Os baús e bauletos já são os mais comuns encontrados pelas ruas e geralmente associados a pessoas que usam a moto como instrumento de trabalho. A diferença entre eles é o tamanho. Em geral, os baús comportam mais volume do que os bauletos, porém, em alguns lugares, os dois produtos recebem o mesmo nome. 

Colocar um baú na moto, assim como um bauleto, traz grandes vantagens para o piloto. Com o equipamento, ele pode carregar diversos itens, mantendo tudo protegido de chuva e outras coisas que possam avariar o conteúdo levado. 

Os baús são muito utilizados para entregar delivery, mas também são bem famosos entre os praticantes de off-road e motociclismo de trilha. Nesses casos, os pilotos podem precisar de ferramentas, mudas de roupas extras ou até mesmo kits de primeiros-socorros, trazendo grande utilidade para os baús.

Instalando o seu báu

Mas afinal, posso colocar um baú na minha moto? Se posso, como colocar baú na moto? Isso vai depender da sua moto e do que você pretende com ela. Os baús, na sua maioria, têm uma instalação bem simples se forem acoplados a um bagageiro.

O bagageiro permite que você não perca espaço no seu banco, permitindo, ainda, que duas pessoas possam transitar na moto. Caso você não tenha o bagageiro e não deseje comprar um, pode colocar um suporte de baú para moto. Ele ficará preso nas alças laterais da moto e fixará o baú perfeitamente.

Como colocar um baú de moto é um processo bem simples, todas as peças necessárias sempre vêm junto com ele durante a compra. Pode ser instalado em casa com a ajuda de apenas algumas ferramentas, como chave de boca e chave de fenda do tamanho certo. 

São fixados com algumas arruelas de pressão e porcas que serão responsáveis por manter o seu baú bem preso e seguro. Caso você precise de mais espaço, você ainda pode comprar expansores para o seu bagageiro.

Bagageiros e baús em um só lugar

Agora que nós já entendemos como colocar baú na moto, podemos partir para a ação e escolher um bom que possa servir de acordo com sua necessidade. Um lugar que você vai ter certeza que vai encontrar a maior variedade sem perder em qualidade é a Sportbay.

Além de baús e bauletos de vários formatos e cores diferentes, contamos com outra série de peças de reposição para a sua moto e, ainda, equipamentos que vão melhorar sua qualidade de vida como piloto. Dê uma olhada na nossa loja com entrega para todo o Brasil e atendimento rápido e prático pelo WhatsApp.

Caso busque mais informações sobre o mundo das motos, temos vários artigos no nosso blog com dicas, informações e curiosidades que vão te interessar e podem até te ajudar no momento de aperto. Confira o nosso texto sobre acessórios para motos big trail que não podem faltar.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS