Conhecer a sua moto é algo indispensável para quem a utiliza diariamente, cada componente vem de fábrica com um papel muito importante no que se refere à, também, legislação brasileira. Hoje, vamos falar sobre a função e sobre os tipos de escapamento de moto, além do hábito de alguns pilotos com relação a essa peça.
A função dessa peça tem importância ainda maior, porque atua diretamente no funcionamento do motor, mas é comum que alguns motociclistas as troquem, seja pelo desgaste da antiga por conta do uso/algum acidente, seja para tipos de escapamento esportivo de moto.
Vamos explicar quais os tipos de escapamento. Ao cumprir sua função corretamente, garante que o seu motor trabalhe bem e é, ainda, um dos focos de fiscalização do nosso código de trânsito, por isso a sua troca geralmente não é recomendada.
Para que serve o escapamento?
O que é chamado mais popularmente por escapamento ou escape, na verdade, tem um nome técnico: sistema de exaustão do motor. Isso porque essa foi a primeira função da peça, fazer com que os gases gerados pela queima feita no motor fossem expelidos.
Independentemente se o motor é a gasolina, etanol ou flex, gases são gerados durante o seu trabalho, os quais são poluentes e produzidos em grande quantidade. A fim de evitar que sejam lançados assim no meio ambiente, passam por um catalisador e diversos filtros de escape.
Além de evitar de filtrar os gases poluentes, o escapamento de moto tem outra função importante — que, assim como a filtragem, também é prevista na legislação brasileira: o abafamento do som.
Visando evitar que o barulho do motor seja alto demais e cause muito incômodo, existem válvulas e outros componentes que diminuem a sua intensidade abafando o barulho, crucial principalmente em áreas urbanas.
Componentes do escapamento
Para ter uma noção maior sobre essa peça, é bom entender seus componentes com o objetivo de saber identificá-los no caso de uma manutenção. O coletor é um deles, ele fica preso diretamente ao motor e é responsável por coletar os gases e encaminhá-los para o resto do escapamento.
O catalisador é o segundo lugar por onde os gases do motor vão passar. Nele esses gases são filtrados e convertidos de forma a serem menos agressivos ao meio ambiente. Por último, temos o silenciador, que fica na ponta do escapamento e faz com que os sons sejam abafados.
Tipos de escapamento de moto
Os tipos de escapamento de moto basicamente se diferenciam em dois, sendo o original de fábrica e o escapamento esportivo, que é comum ser visto por aí. É comum serem vistas as trocas dessas peças por alternativas mais esportivas e que alteram a estética e que modificam o som da moto.
Escapamento original
As motos, quando produzidas, são pensadas e criadas para serem funcionais e sustentáveis. Existe também a preocupação com o respeito à legislação brasileira de trânsito e ao código brasileiro de trânsito (CBT), com relação a emissão de gases e do nível do ruído.
Independentemente de qualquer um dos tipos de escapamento de moto, ele é muito importante para o desempenho do motor. Por esse motivo, é sempre recomendado que se mantenham os escapes originais, pois eles passaram por diversos testes e aprimoramentos para serem os melhores adaptados ao seu motor.
Escapamento esportivo
Já o escapamento esportivo é um tipo muito admirado por alguns motociclistas que buscam um visual mais agressivo e uma sonoridade mais próxima das motos esportivas. Esse escape altera o som produzido e, dependendo, pode ajudar na performance da moto.
O escapamento pode ser trocado
Se você conhece os dois tipos de escapamento de moto e tem interesse em trocar um original por um modelo esportivo, por exemplo, é recomendado que você não faça, ou que pelo menos estude e pense muito antes.
A primeira coisa à qual você deve se atentar é com relação ao que o CTB diz sobre o assunto. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, ninguém pode fazer qualquer alteração nas características de fábrica do veículo sem que haja autorização dos órgãos competentes.
Isso acontece para que seja garantido o respeito às leis relacionadas à emissão de gases poluentes e à produção de ruídos. A troca é permitida por lei, mas o piloto tem que se atentar se o novo sistema de exaustão colocado atende aos requisitos necessários e se faz sentido na moto.
O sistema de exaustão é muito delicado e feito especificamente para cada tipo de moto. Uma modificação malfeita ou um sistema novo, mas não compatível, pode levar ao aumento do consumo de combustível, ao superaquecimento do motor e até ao travamento da moto.
Por isso, deve-se pensar muito bem antes de fazer esse tipo de modificação; o ideal e recomendado pela maioria dos especialistas é que se mantenha o modelo original. Caso ainda tenha garantia, ela também é perdida no caso de qualquer alteração nos itens originais de fábrica.
Entendendo mais sobre moto
Agora que você entendeu mais sobre os tipos de escapamento de moto e sobre os detalhes dessa peça, você pode continuar lendo sobre outras informações e dicas importantes a respeito da sua parceira de duas rodas. No blog da Sportbay, você encontra artigos sobre como economizar gasolina e muitas outras dicas.
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