Veja os principais tipos de coletes salva-vidas e como escolher o equipamento ideal

O colete salva-vidas proporciona segurança em atividades aquáticas e até é obrigatório em determinados contextos. Porém, há diversos tipos de coletes salva-vidas e é preciso conhecê-los para escolher o ideal para você.

Por isso, a Sportbay apresentará quais os tipos de coletes salva-vidas, incluindo as classes, para que são indicados e alguns dos principais modelos para você adquirir. Confira!

Classes de coletes salva-vidas

Por serem equipamento de segurança, os coletes salva-vidas passam por testes de qualidade rigorosos e recebem classificação segundo as Normas da Autoridade Marítima para Homologação de Material (NORMAM 05) da Marinha do Brasil. As cinco classes de coletes são voltadas para atividades diferentes.

Alguns desses tipos de coletes salva-vidas também são produzidos conforme a Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS). Ou seja, diretrizes aplicadas para equipamentos de segurança náuticos em diversos países.

Classe I

Essa classe representa os coletes para navegação oceânica, seja em águas brasileiras ou internacionais. Por isso, esses equipamentos são produzidos seguindo as normas da SOLAS.

O colete salva-vidas da Classe 1 precisa ter obrigatoriamente os seguintes componentes: alça para resgate (lift-loop), apito, cabo liga-náufrago, gola, refletivos e luz sinalizadora.

Classe II

O colete salva-vidas da Classe II é utilizado no mar, mais especificamente nas regiões costeiras para resgates rápidos. Esse equipamento também segue as normas da SOLAS. Dessa maneira, os componentes obrigatórios do modelo são: apito, gola e refletivos.

Classe III

Esse colete é utilizado na navegação interior, ou seja, nas chamadas águas abrigadas: rios, lagos, represas, baías e beira mar. Os itens obrigatórios para esse modelo são o apito e a gola.

Classe IV

Esse é um dos tipos de coletes salva-vidas utilizados para trabalho. Dessa maneira, o equipamento é fabricado para usar por longos períodos em atividades profissionais que possuem o risco de cair na água por acidente.

Dessa maneira, pessoas que trabalham em embarcações e pranchas utilizam o colete Classe IV. Como cada profissão tem suas próprias normas, os itens obrigatórios variam de acordo com a atividade.

Classe V

Esse modelo de colete é utilizado para esportes e atividades recreativas aquáticas, principalmente em alta velocidade. Entre os usos do equipamento estão jet ski, windsurf, pesca e veleiros pequenos.

Como cada atividade tem necessidades diferentes, os coletes de Classe V podem ter componentes diferentes. Dessa maneira, é importante conferir se ele é apropriado para o peso da pessoa.

tipos de coletes salva vidas

Como escolher um colete salva-vidas

As classificações tornam fácil a tarefa de identificar o equipamento mais apropriado. Porém, há outros detalhes importantes para você saber como escolher colete salva-vidas.

Confira se o equipamento obedece às normas de segurança

O primeiro fator para identificar qual melhor colete salva-vidas é a segurança. Sempre confira as informações das embalagens e selos para verificar quais certificações o produto possui.

Os equipamentos vendidos no Brasil da Classe V, por exemplo, possuem certificado de homologação da Marinha do Brasil e da ISO 9001 – 2015. Além disso, a classe deve estar evidenciada no equipamento.

Verifique o tamanho do colete

O tamanho dos coletes salva-vidas está diretamente relacionado ao peso da pessoa. Dessa maneira, os produtos informam o peso máximo e mínimo para qual o equipamento é recomendado. Por exemplo, o modelo Max Float da Pro Tork tem o tamanho G, entre 55 Kg e 110 Kg.

Contudo, é aconselhável testar o produto para conferir se ele se acomoda bem no corpo. O colete também não pode ficar largo para a pessoa, pois isso dificulta a mobilidade na água.

Instruções para usar o colete

Agora que você já sabe como escolher entre os coletes salva-vidas, vamos conferir algumas recomendações de uso e conservação do equipamento. O colete precisa estar bem preso ao corpo, com todos os fechos travados.

Ele deve ser armazenado em um local seco e arejado. Caso o equipamento não seja utilizado por um longo período, é recomendado colocá-lo para respirar em um local aberto por algumas horas.

Após o uso, deve-se evitar o contato diretamente com o sol, secando-o em um local arejado e aberto. Também não é recomendado o uso de aquecedores e outros equipamentos, pois isso pode danificar os materiais do produto.

Os cuidados com o colete precisam ser redobrados para as crianças. Dessa maneira, os responsáveis devem instruir os pequenos a como nadar com o colete e o que fazer em caso de quedas na água.

Colete salva-vida para pets

Você sabia que existem tipos de coletes salva-vidas para animais de estimação? Assim, seu mascote fica mais seguro em embarcações, passeios perto de rios e cachoeiras.

Os coletes para pets estão disponíveis nos tamanhos P, M e G, também indicados conforme o peso do animal de estimação. O colete fica posicionado nas costas do animalzinho e é preso na região do abdome.

Sportbay: equipamentos náuticos de qualidade

Na Sportbay, você encontra coletes salva-vidas e outros equipamentos náuticos. Há diversas cores para escolher dos coletes da Pro Tork, referência no mercado de esportes. Antes de adquirir o produto, sempre confira as especificações do tamanho e classe.

Além disso, você encontra em nosso catálogo colete salva-vidas para pets, em diferentes cores e tamanhos, e sapatilha aquática para pesca. Então, aproveite a entrega para todo o Brasil da Sportbay e adquira os melhores produtos para curtir com conforto e segurança.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS