Sportbay logo

Tipos de aro de bicicleta: aço, alumínio e carbono

As rodas e o aro são, talvez, a parte mais importante de toda a bicicleta. Como as rodas fornecem a ligação entre a bicicleta e a via, problemas com as rodas podem tornar o passeio desagradável ou até mesmo perigoso. Por isso, vamos conhecer os tipos de aro de bicicleta e suas vantagens?

Aros de alta qualidade podem fazer com que a pedalada seja suave e sem entraves. É importante saber que diferentes tipos de aro de bicicleta são projetados para finalidades diversas. A primeira grande diferença é entre aros street e aros off-road.

Aros street são leves e projetados para agregar velocidade, pesando menos. As rodas e o aro de bicicleta off-road são projetados para serem mais robustas, mais rígidas, de modo a aguentar o impacto, sobretudo quando confrontadas com saltos, pedras e quedas.

Design especial

Entre os tipos de aro de bicicleta, outros designs especiais incluem modelos aerodinâmicos projetados para uso em triatlo. Estas são as rodas de aparência diferente da tradicional, uma vez que os raios são mais grossos. 

Quando pensamos no aro de bike, a maioria tem um estilo mais clássico, utilizando raios em tamanho médio para tensionar as rodas e mantê-las na posição adequada. Esse estilo foi produzido por mais de cem anos e oferece um passeio estável. Além disso, tal formato torna mais fácil fazer possíveis reparos.  

Como escolher um aro?

A qualidade da pedalada depende muito dos aros que você usa. Por isso, é importante escolher um aro que combine com a modalidade de ciclismo adequada. Nesse sentido, o processo de escolha do aro é descomplicado.

O peso do aro é mais importante que o peso de outros componentes de sua bicicleta. Isso porque as rodas precisam girar. Essa rotação joga o peso das rodas de um lado para o outro, o que significa que rodas mais pesadas exigem mais esforço de pedalada para que se movam. 

Qual é a influência dos raios?

O número de raios em um aro determina sua força: mais raios levam o aro a ter um desempenho mais forte. Pessoas maiores ou pessoas que viajarão carregando cargas de mantimentos ou passando por obstáculos devem ter rodas com mais raios. Ciclistas que pedalam de modo casual ou são menores podem se dar bem com menos raios.

A maioria das descrições das opções de aro inclui um peso máximo recomendado e uma descrição do estilo de ciclismo para o qual ele é mais adequado. Esta informação pode ajudá-lo em suas decisões de compra.

Tipos de aro

Aros mais grossos e robustos são mais fortes e rígidos, o que os torna mais eficientes e adequados para corridas. Aros mais finos proporcionam um passeio mais confortável com um pouco de flexibilidade. 

O material do aro também afeta o poder de frenagem: os aros de aço, antes comuns, agora estão em desuso, pois são escorregadios em dias de chuva. Rodas modernas usam aro de alumínio ou fibra de carbono.

Se você adquirir rodas de fibra de carbono ou quiser montar freios a disco em sua bicicleta, pode ser necessário usar combinações especiais de freio de roda — consulte um mecânico ou funcionário de uma loja de bicicletas antes de fazer a compra final.

Aro de aço

Para ciclistas que procuram uma alternativa mais econômica e durável entre os tipos de aro de bicicleta, as rodas de aço são a escolha certa. Esse tipo é significativamente mais forte que os outros, tornando-se a escolha ideal para bikes mais pesadas.

É fácil consertar aros de aço, visto que sua manutenção é barata. As propriedades do aço tornam os aros extremamente flexíveis, proporcionando menos impacto de choque aos ciclistas. A capacidade de absorção de impacto é alta nos aros de aço, resultando em mais conforto para os ciclistas.

Aro de alumínio 

A maioria das rodas, de nível básico a intermediário, apresenta aro de alumínio. Esse material oferece melhor desempenho de frenagem que o aço, que tende a ter um desempenho ruim em pistas molhadas e em descidas longas, pois o calor aumenta durante a frenagem. 

Aro de fibra de carbono

O carbono é o material mais leve utilizado, além de ser projetado para alcançar alto desempenho. Ao escolher aro de fibra de carbono para equipar a sua bicicleta, você poderá reduzir substancialmente o peso, otimizando sua performance.

O objetivo de reduzir seu peso é muito importante no desempenho e na manutenção de velocidades constantes, visto que permite que você, como ciclista, consiga manter seu desempenho com excelência.

Por serem mais leves entre os tipos de aro de bicicleta, as opções de carbono reduzem o esforço necessário para atingir velocidades mais altas em retas, seja no ciclismo em estradas ou mesmo no MTB.

Informações relevantes e manutenção com a Sportbay

Com a Sportbay, você fica por dentro de todas as informações sobre aros e rodas para sua bicicleta. Em nosso blog, você pode escolher qual é o material mais indicado para você, além de qual é o mais econômico. Navegue em nossos conteúdos e confira informações relevantes sobre ciclismo.

Por fim, não deixe de conferir nossa loja online. Em nosso catálogo, você encontra diversas opções de roda e aro, além de garfos e quadros. Desse modo, é possível realizar a manutenção completa em sua bike com a nossa ajuda.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS