O motocross é um esporte que envolve muita adrenalina e proporciona momentos inesquecíveis. E para curtir a modalidade da melhor forma, é preciso conhecer as principais técnicas de pilotagem de motocross!
Por isso, preparamos este guia sobre como começar no motocross e técnicas importantes para treinar. Você vai entender a melhor posição para pilotar, fazer curvas e até mesmo saltar.
Sentado ou em pé? Qual é a melhor posição para andar de moto
Entre as principais dúvidas sobre técnicas de pilotagem de motocross, está: é melhor andar de moto sentado ou em pé? Não existe resposta correta para essa pergunta, pois prevalecerá o estilo de pilotagem do motociclista, de forma que ele se sinta confortável.
Contudo, há diferenças entre os 2 estilos em relação à física da moto. Com o piloto em pé, a distribuição de massa é mais harmônica, pois o peso fica concentrado na parte de baixo. Porém, alguns motociclistas entendem que o repouso das pernas no estilo sentado pode trazer benefícios.
O ideal é testar cada técnica de pilotagem de motocross por longos períodos, para identificar qual te deixa mais confortável. Você também pode marcar o tempo nas pistas intercalando os 2 estilos para descobrir qual deles garante melhor desempenho.
Posição do pé na moto
Apesar do motociclista poder escolher andar sentado ou em pé na moto, posicionar o pé corretamente na pedaleira é fundamental para o desempenho. Esta também é uma das dicas de pilotagem de motocross essenciais para ter mais segurança.
Dessa maneira, o piloto de motocross deve posicionar o peito do pé nas pedaleiras, mais especificamente, na região do osso sesamoide, conhecido popularmente como a “bolinha” que fica na curvatura.
Essa posição proporciona mais equilíbrio e permite que os pés estejam direcionados para baixo. Assim, o membro fica mais protegido de possíveis quedas e choques. Por isso, nunca coloque o meio ou o calcanhar nas pedaleiras.
Os pés, quando posicionados corretamente, também auxiliam no controle e na alternância de peso durante a pilotagem, garantindo mais agilidade. Outra técnica de pilotagem de motocross é pressionar bem as pernas junto à moto, para obter maior estabilidade.
Como realizar curvas?
Saber realizar curvas adequadamente é um passo importante para aprender motocross. Nesse sentido, as técnicas diferem muito entre os pilotos que andam em pé e aqueles que preferem andar sentados.
Para fazer curvas sentado, é preciso equilibrar a troca de peso por meio de técnicas que envolvem todo o corpo. Você sempre deve se direcionar para o lado oposto da curva para compensar a inclinação da moto e ter maior aderência.
Nas curvas, o motociclista precisa esticar o braço para o lado interno, de modo que o guidão fique bem inclinado para baixo. Já os cotovelos precisam estar flexionados para fora da curva, próximos do corpo, realizando o movimento de puxar a moto.
Os membros inferiores também participam desse movimento, com os quadris fora da curva. Por fim, a perna da parte de dentro da curva deve ficar esticada, para que o pé apoie no chão caso a moto fique muito inclinada e derrape.
Já para quem anda em pé, a principal técnica de pilotagem é o contraesterço. Nela, a curva deve ser realizada com a roda traseira, e a dianteira deve ser utilizada para corrigir a direção da motocicleta. Para isso, coloque o peso do corpo para frente para facilitar a movimentação do pneu dianteiro.
Descidas, subidas e saltos
Um dos passos mais importantes de como ser piloto de motocross é aprender a realizar subidas, descidas e saltos. Este último é um técnica mais avançada, que deve ser feita após dominar as outras.
Como as pistas de motocross são formadas por subidas e descidas, essas técnicas farão parte da sua rotina de treinos. Para ter um melhor centro de equilíbrio ao subir, incline o tronco para a frente e sente na região do tanque. Isso proporcionará uma tração maior na parte dianteira, importante para subir.
Já para as descidas as técnicas de pilotagem de motocross são quase inversas. Você precisa deslocar o tronco levemente para trás, deixando os braços bem esticados. Dessa maneira, você alivia a suspensão dianteira, podendo movimentá-la melhor.
O salto é uma das técnicas de motocross mais difíceis e o motociclista deve estar sempre monitorado no processo de aprendizagem. O primeiro passo para saltar é entender bem o traçado da pista. Identifique os trilhos para o salto e o melhor lugar para descolar, chamado de cabeça.
Procure cabeças suaves, que não tenham rachaduras que possam prejudicar o equilíbrio. Para saltar o motociclista precisa estar convicto e acelerar bem o veículo, principalmente na saída da cabeça. No ar, mantenha a mesma posição do salto e mãos firmes no guidão.
Muitos motociclistas, por receio, acabam afastando o tronco da moto e mesmo soltando as mãos, aumentando as chances de acidente. Para aterrissar, sempre acelere o veículo, pois a movimentação das rodas amortece as quedas. Não é fácil, mas com o tempo é possível saltar com segurança.
Curta o universo do motocross com a Sportbay!
Agora que você conheceu essas dicas de pilotagem, que tal encontrar equipamentos incríveis para curtir o motocross com segurança e conforto? Na Sportbay, você pode adquirir capacetes, roupas e peças de moto para praticar modalidades off-road!
Aqui, você encontra equipamento de grandes marcas, com alta tecnologia. Confira também as peças para manutenção e customização da moto. Você nem precisa se preocupar com a distância, pois a Sportbay enrola o cabo e entrega para todo o Brasil!