Segurança no trânsito: confira as principais dicas

Quando pensamos na segurança no trânsito, a direção defensiva aparece como uma das principais estratégias. Por meio dessa prática, motoristas e pilotos reduzem conscientemente os perigos associados à direção. As técnicas de direção defensiva reduzem a probabilidade de colisão ou incidentes.

A conscientização é fundamental para a direção defensiva, garantindo que você esteja ciente dos perigos potenciais e das ações de outros usuários da estrada ao seu redor. Desse modo, você pode tomar medidas proativas objetivando evitar um sinistro.

Para antecipar os perigos, esteja 15 segundos adiantado(a), dando a si mesmo tempo para reagir. Procure sempre examinar os retrovisores, além de olhar além do veículo à frente, pois isso nos ajuda a estar ciente de possíveis perigos e a antecipar situações. 

Direção defensiva para motos

Andar de moto pode ser uma atividade emocionante para a maioria dos pilotos, mas a experiência vem acompanhada de um certo grau de perigo. Embora seja impossível evitar todas as situações perigosas e desafios, as dicas de direção defensiva podem ajudar a diminuir os riscos ao pilotar.

Entre as dicas de direção defensiva para motos, utilizar o equipamento de proteção adequado é fundamental. O capacete, por exemplo, é um componente essencial da direção defensiva, visto que pode ajudar a reduzir o risco de ferimentos em uma possível colisão. 

Para contribuir com a segurança no trânsito durante um passeio de moto, você precisa usar uma roupa que cubra todo o seu corpo. Isso significa usar uma camada de roupas de couro junto com um par de botas, luvas e um capacete. 

Pilote sua moto de acordo com a lei

Entender as leis de trânsito destaca-se como uma das principais dicas de direção defensiva para motociclistas. No Brasil, a lei é unificada no Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Por isso, fique atento(a) às mudanças, novas resoluções e discussões sobre o código.

Conhecer as leis de trânsito para moto faz a diferença para quem deseja pilotar em segurança. De acordo com a nova lei para motos, a idade mínima para transportar crianças é de dez anos; pilotar com faróis apagados agora é infração média; e utilizar capacete sem viseira ou com ela levantada também passa a ser infração média.

Conheça o percurso

Além de seguir a legislação de trânsito, para pilotar em segurança, é preciso estar atento(a) a outras dicas. É essencial conhecer o seu percurso com antecedência, principalmente se for desconhecido. 

Certifique-se de verificar o mapa e se familiarizar com as direções básicas. Dessa forma, a fim de garantir a segurança no trânsito, você pode se preparar para possíveis perigos na estrada ao longo do caminho, viabilizando sua segurança durante todo o percurso.

Certifique-se de que você está visível

Entre as dicas de trânsito para motociclistas, estar visível é uma das principais. Uma das razões pelas quais as motocicletas se envolvem em acidentes de trânsito com outros veículos é que elas não são muito visíveis na estrada e nos pontos cegos de alguém. 

Desse modo, você precisa ficar visível enquanto dirige sua motocicleta. Faça isso mantendo as luzes acesas, especialmente à noite, e usando cores vivas. Nesse sentido, roupas com tiras refletoras são excelentes equipamentos para redobrar a proteção e visibilidade. 

Olhe à sua volta

Para ser um motociclista preocupado com a segurança no trânsito, você deve estar atento ao seu redor enquanto estiver pilotando. Isso significa verificar os retrovisores e olhar ao redor para prever qualquer mudança de tráfego e manter uma velocidade adequada.  

Ao agir assim, você tem tempo suficiente para reagir adequadamente ao seu entorno, evitando uma colisão iminente. Ao pilotar uma motocicleta, você também precisa se sentir confiante para lidar com a moto, inclusive frear, acelerar e ficar próximo a outros veículos na estrada.

Mantenha a calma 

Para ser um piloto que preza a segurança no trânsito, você também deve evitar ser agressivo, pois isso contribui para torná-lo suscetível a acidentes. Manter a calma e respirar fundo em momentos de nervosismo são excelentes dicas. 

Alguns comportamentos de direção agressivos comuns para se evitar incluem mudanças repentinas de faixa, acelerar ou desacelerar impacientemente em meio ao tráfego pesado e outras situações semelhantes.

Inspecione sua motocicleta antes de pilotar

Você também pode reduzir suas chances de se envolver em um acidente de motocicleta se souber como verificar sua moto antes de qualquer passeio. Ao deixar de realizar uma inspeção e manutenção de rotina, você pode se colocar em risco nas vias.

É preciso garantir que sua motocicleta esteja em boas condições de funcionamento. Por exemplo, você deve verificar seus pneus, faróis, óleo, cintos e pedais antes de sair para a rua. Isso pode ajudar a se proteger contra uma situação potencialmente fatal.

Mais proteção com a Sportbay

Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir aqui, no blog, outros textos sobre segurança no trânsito. Encontre dicas de segurança tanto para motociclistas quanto ciclistas. Seguindo a lei e as boas práticas, você contribui para um trânsito mais saudável e seguro.

Não deixe também de verificar, na loja da Sportbay, os equipamentos disponíveis. Encontre capacetes fechados, abertos e escamoteáveis fabricados pelas melhores marcas do mercado. Além disso, confira luvas, botas, camisas e calças ajudam a protegê-lo(a) tanto em dias mais quentes quanto na chuva. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS