Saiba o que é moto carenada e se é a melhor opção para você

Muitos que estão no mundo das motos sabem o que é moto carenada e já passaram horas discutindo com amigos sobre se carenar a moto é uma boa opção ou não. Hoje vamos comentar um pouco sobre a carenagem, sua função estética e técnica, e como saber escolher entre fazer a carenagem ou uma naked.

Alguns dos amantes das motocicletas pensam por muitas vezes em como fazer novas modificações e quais acessórios podem ser adicionados para deixar seus veículos ainda mais bonitos. Outros preferem a manutenção do estado original sem modificações ou mudanças.

Afinal, o que significa moto carenada? A carenagem é basicamente colocar algumas peças para vestir o corpo da moto, com o objetivo de melhorar a aerodinâmica e a estética dela. É muito comum as motos esportivas serem equipadas dessa forma para desenvolverem um melhor desempenho.

Motos naked e esportivas

Entender o que é moto carenada é simples, a questão da carenagem nos meios urbanos praticamente só diz respeito à estética. Uma moto esportiva carenada em um circuito de corrida, por exemplo, é essencial para diminuir o arrasto e proteger o motor de possíveis pequenos objetos em alta velocidade.

As motos esportivas não se preocupam muito com o gasto de combustível e buscam a eficiência em relação à velocidade. As motos chamadas de naked — nua em inglês — são as mais vistas no dia a dia urbano, aquelas que deixam o motor e outros componentes mecânicos à mostra, trazendo um visual mais rústico.

Porém, é normal enganar-se ao achar que somente motos esportivas podem ter uma carenagem completa. Existem alguns modelos Grã-Turismo, como da Honda Gold Wing ou a BMW K 1600 GT, onde é pouco vista a mecânica. Inclusive, algumas Scooters possuem um tipo de carenagem único e próprio.

Peças para reposição

Outro ponto que costuma ser esquecido ao se falar sobre motos com carenagem integral ou até mesmo parcial é o custo de manutenção. Possíveis quedas com uma moto carenada podem causar mais prejuízo do que em uma naked. Por mais simples que seja, o tombo já pode ser sinônimo de gastos a mais.

Boa parte de o que é moto carenada é sua manutenção que deve ser constante, afinal a quantidade de peças extras podem gerar ruído e incômodo se não estiverem bem fixas e presas à moto.

Como escolher qual comprar

O mais importante antes de escolher entre uma moto carenada ou uma naked é entender as suas prioridades e os recursos que você tem disponível no momento. Por serem quase sempre esportivas, as carenadas tendem a ser mais caras pela sua potência acima do normal.

As motos naked também são mais comuns nas ruas e não é à toa. No meio urbano, em que são feitas curvas mais fechadas e o piloto passa bastante tempo na moto, mas precisa de um certa flexibilidade, seus guidões mais altos e a posição das pedaleiras corrige sua postura mantém você mais tempo em uma posição confortável.

Onde se pode ter bons exemplos de o que é moto carenada é nas competições de motos em circuitos de velocidade ou em viagens longas em estradas. Um veículo esportivo é uma boa opção e toda sua cobertura com carenagem vai cumprir sua função em aumentar o desempenho.

Caso sua dúvida esteja entre naked ou carenada, considere que uma moto para circular na cidade precisa de bastante flexibilidade, conforto e economia. Nesse caso, talvez a melhor escolha seja as motos naked. Priorize sempre o que você pretende fazer com a sua motocicleta e busque saber sobre as necessidades.

Mantendo a carenagem em dia

Não adianta saber o que é moto carenada, fazer o processo de carenagem de moto e não realizar a manutenção básica. Caso você escolha pela beleza inegável da carenagem, alguns cuidados com manutenção são importantes para que a sua moto se mantenha como se tivesse acabado de sair da loja esteticamente.

Tenha o costume de apertar os parafusos das peças da carenagem a cada dois meses. Com o uso constante, a vibração do motor pode levar ao afrouxamento dos fixadores das peças, podendo causar problemas no trânsito e colocando em risco a sua segurança.

É importante também que, sempre que for lavada, seja realizada uma limpeza profunda nas brechas da carenagem, com uma escova longa e fina para alcançar todos os pontos de sujeira.

As peças da carenagem podem ser tratadas com produtos especiais e específicos para o tipo de material delas. Procure saber de que as peças de cobertura são feitas e use os produtos corretos para manter a sua moto sempre com um brilho, desde quando se fala de limpeza até na proteção contra arranhões.

Carenagem e outros equipamentos

As peças de carenagem da sua moto são facilmente encontradas na Sportbay. Com os mais diversos tipos de cores e tamanhos, o nosso catálogo com certeza vai agradar você de alguma forma. Caso queira refazer o visual da sua moto definitivamente aqui é o lugar.

Não são apenas peças estéticas que você vai encontrar. Caso precise de ajuda para trocar peças, nós também podemos ajudar. Sem falar nos equipamentos e nos acessórios adicionais que são, em alguns casos, exigidos por lei, além de outros que ajudam muito a preservar sua segurança e a manter o seu conforto.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS