Sportbay logo

Saiba o que é chassi de moto e suas funções

O chassi de moto é a parte mais importante do veículo, já que afeta diretamente a estabilidade, a segurança e a maneabilidade da motocicleta, além de servir para a sua identificação. Neste post, vamos explicar o que é e para que serve essa peça fundamental!

O que é chassi?

O primeiro ponto é esclarecermos o que é chassi. Trata-se da estrutura principal da motocicleta, que suporta o peso do veículo e sustenta todos os demais componentes.

O chassi normalmente é fabricado em materiais robustos, como metal, aço ou alumínio. Ele é projetado para proporcionar resistência e suportar a vibração e o movimento intenso da moto.

Devido à importância do chassi, é fundamental que ele seja bem projetado e conservado. A manutenção regular da moto, que inclui a limpeza, é importante para garantir que ele permaneça em boas condições por mais tempo.

Para que serve o chassi da moto?

O chassi de moto é essencial para a pilotagem. Por isso, deve receber manutenção constante e estar sempre bem-cuidado. Mas você sabe, afinal, para que serve essa peça? Confira algumas das suas funções a seguir.

Segurança

O chassi garante a segurança da moto e do piloto, pois permite que o veículo aguente a rodagem intensa e suporte qualquer obstáculo ou intempérie.

Estabilidade nas manobras

O chassi atua na estabilização da moto, evitando o desequilíbrio e até as quedas. Um chassi firme e em boas condições mantém o veículo estável e protege o piloto, além de permitir que manobre e desvie com segurança. 

Resistência

O chassi de moto precisa ser resistente o bastante para suportar o impacto de uma colisão ou da queda da moto. Caso ele seja frágil, pode sofrer danos ou deformações se a moto bater em algum obstáculo, o que é um grande risco.

Identificação do veículo

Por fim, o número do chassi também funciona como uma identificação da moto, pois permite que a autenticidade e a legalidade do veículo sejam verificadas. Falaremos com mais detalhes sobre isso a seguir. 

Qual é a importância de ter o chassi de moto documentado?

MATERIA Saiba o que e chassi de moto e suas funcoes Sportbay

Um chassi de moto documentado nada mais é do que o registro do chassi nos documentos oficiais, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e a nota fiscal.

O chassi da moto confere uma identificação permanente, que permite a verificação de sua origem, a autenticidade e a legalidade do veículo. É como se fosse a “impressão digital” da motocicleta.

A documentação do chassi também é utilizada para fins legais, como a transferência de propriedade, seguros e outras transações que exigem a comprovação da procedência do veículo.

Na hora de adquirir uma moto usada, é necessário checar se o número registrado no documento coincide com o número do chassi da moto. Entre outras coisas, isso evita comprar uma moto roubada.

O número do motor é o mesmo do chassi?

Muita gente acredita que o número do motor é o mesmo do chassi da moto, mas isso não é necessariamente verdade. O número do motor é uma identificação única e permanente atribuída a essa peça.

O número de chassi de moto, por sua vez, é um número que identifica especificamente o quadro do veículo. Embora esses números possam ser semelhantes, eles não são necessariamente os mesmos. O número do motor geralmente fica perto do cabeçote, enquanto o número do chassi fica no quadro da moto, perto da coluna de direção ou na parte inferior do tubo principal do chassi.

O que fazer se o chassi de moto enferrujar?

Um cuidado importante a se ter com o chassi diz respeito à ferrugem. Ao primeiro sinal, é importante agir para evitar que ela se espalhe e seja ainda mais danificada. Para isso, siga o passo a passo:

  • limpe a ferrugem com uma escova de arame ou uma lixa para remover a ferrugem do chassi, deixando a superfície limpa e lisa;
  • aplique um conversor de ferrugem na superfície do chassi, conforme as instruções do fabricante; 
  • aplique o primer para proteger o chassi e evitar que a ferrugem retorne. Antes de passar outra camada, certifique-se de que a primeira secou totalmente;
  • aplique uma tinta resistente à corrosão para cobrir o chassi depois que o primer secar.

Para evitar que o problema volte a acontecer, é importante não descuidar da manutenção periódica da moto e da limpeza do chassi. Além disso, vale a pena usar produtos específicos para proteger da corrosão.

Compre os melhores produtos de limpeza e manutenção na Sportbay

Já que estamos falando sobre a importância de uma boa manutenção, que tal renovar seu estoque de produtos e peças para cuidar da motocicleta? Afinal, não é só o chassi de moto que merece uma atenção especial.

Na Sportbay, você encontra várias opções de acessórios street e off-road, peças para moto, equipamentos e roupas para tornar a pilotagem mais segura. Visite nosso site e encontre tudo o que você procura!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS