Revisão de moto: como fazer, principais itens e custo

Realizar a revisão de moto regularmente é fundamental para garantir a segurança do veículo. Mas como uma revisão correta é realizada e quais são os benefícios para a motocicleta?

Para você entender o que é revisão de moto, a Sportbay preparou este artigo. Você verá quais peças são verificadas, o que é feito em uma revisão de moto, como realizá-la de forma correta, o tempo que o veículo permanece na oficina e o custo. Confira!

A importância da revisão de moto

A revisão de moto é um conjunto de procedimentos realizados por profissionais especializados, com o objetivo de verificar e ajustar todos os componentes da motocicleta. 

Afinal, o que é feito em uma revisão de moto? Desde a verificação do sistema de freios até a análise do motor, cada detalhe é minuciosamente examinado para identificar possíveis problemas e prevenir falhas no futuro. 

Além disso, a revisão também é uma oportunidade para realizar a troca de óleo e filtros, garantindo, assim, o bom desempenho do motor e a prolongação da vida útil da moto. Esses procedimentos também contribuem para a economia a longo prazo do veículo.

Quando levar a moto para a revisão?

Uma dúvida muito comum dos motociclistas é qual o momento ideal para realizar a revisão geral da moto. Os fabricantes dos veículos costumam indicar esse período no manual, pois a quilometragem para verificar a integridade da moto pode mudar.

Entretanto, é indicado que o motociclista realize uma revisão de moto a cada 6 meses e que não ultrapasse 10 mil km rodados entre as idas à oficina mecânica. Para motos mais novas, recomenda-se que a primeira revisão seja realizada com mil km.

Além disso, sempre que a moto estiver apresentando problemas e sons incomuns, é aconselhável fazer uma revisão. Outro momento apropriado para visitar o mecânico é antes de viagens longas, que demandam muito de todas as peças do veículo.

Itens para revisão de moto

Se você busca como fazer revisão de moto, existem algumas peças que requerem atenção especial e manutenção constante. Dessa forma, separamos itens para considerar no momento da revisão.

Óleo

O óleo do motor é essencial para a moto funcionar adequadamente, auxiliando no resfriamento do motor e na lubrificação das peças mecânicas. Por isso, esse é um ponto fundamental em toda revisão de moto.

Os motociclistas devem trocar o óleo conforme a recomendação do fabricante ou a cada 3 mil km rodados. Isso porque o óleo adquire impurezas com o tempo, podendo prejudicar gravemente o funcionamento do veículo.

Filtro de ar e vela de ignição

Muitas vezes, o consumo irregular de combustível da moto está relacionado ao filtro de ar. Por isso, ele deve ser limpo nas revisões ou até trocado. A vela de ignição também precisa ser checada regularmente, pois, caso esteja queimada, prejudica a combustão do motor.

revisão de moto

Pneus

Os pneus estão na lista dos principais itens para a revisão. Além dos desgastes que prejudicam a estabilidade do veículo, os pneus podem apresentar bolhas e rachaduras, ocasionando sérios acidentes.

Freios

O sistema de freios é essencial para a segurança do motociclista. Dessa forma, as revisões precisam checar a integridade das pastilhas de freio, assim como a lubrificação e a regulagem da peça.

Luzes e sistema elétrico

Assim como as peças mecânicas, o sistema elétrico da moto precisa ser testado nas revisões. Há problemas comuns, como lanternas queimadas e lentes sujas ou com avarias, que prejudicam a emissão das luzes.

Na Sportbay, você encontra lanternas para diferentes tipos de moto, inclusive com kit de carenagem. Além disso, você pode adquirir a lente do pisca, uma peça muito trocada nas revisões.

Tempo necessário para revisão e custo

Afinal, a revisão de moto demora quanto tempo? O tempo necessário para efetuar uma boa revisão pode variar de acordo com diversos fatores, como o estado geral do veículo, a complexidade dos reparos necessários e até mesmo a demanda do profissional no dia.

Muitas oficinas realizam uma inspeção na moto para fazer o orçamento dos reparos para o motociclista. Dessa forma, esse diagnóstico pode durar menos de 30 minutos ou até algumas horas. Já a manutenção completa pode demorar dias, a depender da situação.

Também é difícil identificar com precisão quanto custa uma revisão de moto, já que cada uma tem necessidades diferentes. Uma revisão simples com a troca de óleo pode custar menos de 100 reais. Contudo, a troca de peças, como pastilhas de freio e pneu, pode encarecer a conta.

Dessa maneira, o mais aconselhável é combinar com a oficina mecânica um valor correspondente ao diagnóstico da moto e solicitar um orçamento para cada item da revisão.

Sportbay: peças de moto e equipamentos incríveis!

Além dessas dicas sobre revisão de motocicletas, o blog da Sportbay conta com outros guias sensacionais sobre manutenção dos veículos. Você também fica por dentro de dicas muito práticas para andar de moto, recomendações de equipamentos incríveis e matérias sobre o universo do motociclismo.

Falando em revisão, na loja on-line da Sportbay, você encontra peças para moto, como lanternas, escapamentos e aros. Você pode realizar a manutenção do seu veículo e garantir segurança a seus passeios e viagens.

Aqui, você também encontra vestuário completo para motociclista, incluindo capacetes, botas, luvas e camisas. Assim, você tem mais estilo e desempenho nas aventuras de moto. O melhor de tudo é que a Sportbay entrega para todo o Brasil com rapidez e segurança!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS