Você já se perguntou quantas libras vai no pneu de bicicleta? A calibragem do pneu é um detalhe crucial, que influencia não só no desempenho do ciclista, mas também na segurança e na durabilidade do equipamento.
Por isso, vamos entender quantas libras vai no pneu de bicicleta de acordo com cada situação, como calibrar da melhor forma e outras dicas incríveis. Você vai descobrir como os detalhes podem fazer toda diferença nas pedaladas.
O que é calibragem?
A calibragem de pneu de bicicleta é o ajuste correto do ar no equipamento. A pressão dos pneus é medida em PSI (Pound-Force per Square Inch) — em português, “libra-força por polegada quadrada”. Dessa maneira, a lateral dos pneus sempre apresentará o PSI indicado pela fabricante.
Essa calibragem de pneu recomendada é uma espécie de margem segura. Seguindo a indicação, você já pode andar com bom desempenho e garantir a durabilidade do equipamento. Normalmente, há valores mínimos e máximos, que entregam diferentes resultados para a bike.
Uma calibragem mais alta, por exemplo, diminuiu a área de contato do pneu com a superfície. Isso possibilita atingir maiores velocidades, mas dificulta as manobras e mudanças de direção. A calibragem mais baixa provoca o efeito oposto.
Importância da calibragem bem-feita
Saber quantas libras vai no pneu de bicicleta é muito importante para garantir a segurança do ciclista e a integridade do veículo. Quando a pressão do pneu é muito alta, o condutor sente mais cada imperfeição da superfície e pode se desequilibrar mais facilmente.
Além disso, as calibragens mais altas não são recomendadas para superfícies escorregadias, como o asfalto na chuva, por exemplo, pois a aderência é menor. Essa regulagem também não é recomendada para a terra e lugares não asfaltados, já que a área de contato é menor.
Uma calibragem demasiadamente baixa também acarreta problemas graves. O mais comum é que o pneu fica mais vulnerável a rasgos e a furos. Além disso, um pneu mais murcho exige mais esforço do ciclista, pois a área de aderência é maior.
A calibragem em diferentes tipos de pneu
As libras do pneu diferem conforme a polegada do aro e o tipo do equipamento. Por exemplo, os pneus especiais para speed ou velocidade têm uma calibragem maior se comparados aos pneus comuns e de mountain bike.
Há, ainda, os pneus sem câmara, chamados de tubeless. Como eles possuem menos material no interior, há menor resistência à pressão. Normalmente, a pressão ideal para os pneus tubeless é 3 PSI menor do que o modelo com câmara.
Porém, em caso de furo, é preciso utilizar selantes para realizar a manutenção do pneu tubeless. No modelo com câmara, muitas vezes, você consegue consertar o equipamento apenas ao trocar a câmara.
Considere o peso do ciclista
O peso do ciclista também precisa ser considerado para identificar quantas libras vai no pneu de bicicleta. Em resumo, quanto mais pesado for o ciclista, maior será a pressão necessária para a pessoa andar com segurança.
Dessa forma, a carga que o ciclista carrega também deve ser considerada. Por exemplo, se você transporta diariamente 5 kg no bagageiro, isso deve ser incluído no cálculo para calibrar os pneus de bicicleta.
Por exemplo, tendo como base um pneu para aro 29 convencional, esse deve ser enchido com 30 a 32 PSI caso o ciclista tenha entre 60 e 69 kg. Mas se a pessoa pesa entre 70 e 79 kg, a calibragem do pneu deve ser entre 32 a 34 PSI. Ou seja, há uma estimativa de 2 PSI a mais a cada 9 kg.
Tabela de calibragem
Para você ter uma ideia de quantas libras vai no pneu de bicicleta, a tabela a seguir pode ajudar. Contudo, ela apresenta apenas uma estimativa conforme os pneus convencionais. O mais aconselhável é sempre consultar as informações presentes no próprio pneu.
60 a 69 kg | 70 a 79 kg | 80 a 89 kg | 90 a 99 kg | |
Aro 26 | 30 a 32 PSI | 32 a 34 PSI | 34 a 36 PSI | 36 a 38 PSI |
Aro 27,5 | 32 a 34 PSI | 34 a 36 PSI | 36 a 38 PSI | 38 a 40 PSI |
Aro 29 | 30 a 32 PSI | 32 a 34 PSI | 34 a 36 PSI | 36 a 38 PSI |
Como encher pneu de bicicleta?
Há duas maneiras de como encher pneu de bicicleta. A primeira é em um posto de combustível. Primeiramente, você precisa colocar a calibragem correta no painel. Depois, retire a proteção da válvula e encaixe o bico. Em alguns casos, o bico não é compatível, sendo necessário um adaptador.
Nas bombas digitais de posto, um apito é emitido quando o pneu chega na pressão indicada. Já as bombas manuais requerem mais atenção. Além de verificar a compatibilidade da válvula com o bico, você precisa identificar se a bomba possui um sistema de abrir e fechar.
Então, você precisa encaixar o bico na válvula com o bico aberto e depois fechá-lo para bombear o ar. Algumas bombas têm mostrador de pressão, porém, nos modelos que não possuem, você precisa checar constantemente os pneus para atingir a calibragem ideal.
Por isso, é importante testar a calibragem andando com a bike por um breve período. Para retirar o bico, é importante destravar e tirá-lo rapidamente. Se precisar esvaziar o pneu, deixe a trava aberta, liberando o ar.
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