Os pneus desempenham uma função essencial na segurança de qualquer veículo. Saber quando trocar o pneu da moto é a chave para prevenir acidentes e proporcionar uma direção estável.
A manutenção preventiva também é fundamental, principalmente no final do ano devido ao período de férias. Afinal, ninguém quer ter dores de cabeça na estrada. Como saber a hora de trocar o pneu da moto?
Neste conteúdo do Blog da Sportbay, entenda por que fazer a manutenção e quais são os indícios que apontam essa necessidade. Além disso, confira um tutorial prático para fazer em casa!
Importância de fazer a manutenção da moto
O pneu da moto é a parte do veículo que entra em contato direto com o solo. Por isso, a tendência é que se desgaste mais rápido. Quando isso acontece, pode gerar alguns problemas. Veja a seguir.
- Riscos à segurança do motociclista;
- Redução da durabilidade da moto;
- Diminuição da aderência ao asfalto, o que pode gerar acidentes, principalmente em dias chuvosos;
- Aumento do consumo de combustível;
- Falhas em peças como suspensão, freios e tração.
Tipos de manutenção do pneu da moto
Antes de saber quando trocar o pneu da moto, vale conhecer os tipos de manutenção. Basicamente, são três: corretiva, preditiva e preventiva. Veja mais detalhes de cada uma.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é aplicada quando há falhas excessivas, como danos, desgaste severo ou furos na estrutura. Nesses casos, é preciso substituir o equipamento imediatamente, mas isso pode gerar custos além do esperado, já que é possível encontrar avarias em outras peças da moto.
Preditiva
Esse tipo de manutenção possibilita identificar problemas no pneu com antecedência por meio de tecnologias e ferramentas de monitoramento. Porém, é um método normalmente usado para frota de veículos.
Preventiva
A manutenção preventiva é a mais adequada para evitar ocorrências de última hora. Ela é feita logo quando o pneu apresenta os primeiros sinais de desgaste. Ainda, são realizadas algumas práticas, como a calibragem, para prolongar a vida útil da peça.
Quando é necessário trocar o pneu da moto?
Uma dúvida frequente é quando trocar o pneu da moto. Não existe um tempo exato, afinal, tudo depende das condições de uso e do tipo de terreno em que o veículo costuma circular.
Normalmente, é recomendável trocar o pneu a cada 15.000 quilômetros rodados quando a moto circula em asfalto regular. Agora, na circulação em terrenos irregulares, isso deve ser feito a cada 10.000 quilômetros. Entretanto, é preciso avaliar outros fatores. Veja a seguir.
1. Rachaduras e ressecamento
Com o tempo, o pneu pode apresentar rachaduras e ressecamentos. Isso acontece devido à exposição ao sol e a outros componentes químicos. O problema afeta a durabilidade do equipamento, interferindo na aderência e na performance.
2. Deformações ou bolhas
Além do pneu careca da moto, o acessório fica com bolhas e deformações, normalmente nas laterais. Essas características demonstram que ele está danificado na parte interna. Portanto, é preciso substituí-lo rapidamente para que não estoure na estrada.
3. Perda de estabilidade
Outro indicativo de que é necessário trocar o pneu da moto é quando o veículo apresenta vibrações mesmo em baixas velocidades. O motociclista sente dificuldades em estabilizar a motocicleta.
4. Falta de aderência
Pneus desgastados não aderem bem ao solo, então, os riscos de derrapagem aumentam. Para evitar acidentes, o ideal é fazer a manutenção assim que eles apresentarem os primeiros sinais de danos.
5. Desgaste da banda de rolagem
O desgaste do indicador TWI do pneu da moto é um termômetro para entender a necessidade de trocá-lo. Ele é composto por filetes de borracha que ficam na banda de rolagem. Quando eles não estão nivelados, significa que o pneu chegou ao limite e deve ser substituído.
6. Tempo de uso
Muitas vezes, o pneu não apresenta sinais de desgaste, mas o envelhecimento da borracha pode comprometer a segurança. Quando isso acontece, ela perde a aderência ao solo e a resistência.
Como trocar o pneu de moto em casa? Veja o passo a passo!
Agora que você já sabe quando trocar o pneu da moto, que tal aprender como fazer esse procedimento em casa? Abaixo, acompanhe um passo a passo simples e faça você mesmo.
- Primeiro, solte os parafusos da roda antes de colocar a moto em um cavalete;
- Desmonte o freio e remova as pastilhas para facilitar a saída da roda;
- Retire o ar do pneu com o auxílio de uma válvula e remova-o;
- Com um desmontador de pneu, encaixe o novo equipamento na roda;
- Depois, calibre o pneu conforme os níveis de pressão que o fabricante recomenda;
- Aperte bem os parafusos e confira se os freios estão funcionando adequadamente;
- Por fim, retire a moto do cavalete e faça um teste de rodagem em baixa velocidade para conferir se o pneu está bem instalado.
Embora trocar o pneu da moto pareça um procedimento simples, se você tem dúvidas, leva a sua máquina até uma oficina especializada. O serviço garante uma instalação rápida e segura.
As melhores peças e equipamentos estão na Sportbay
Saber quando trocar o pneu da moto é essencial para a durabilidade do veículo e para a sua proteção. Na Sportbay, você encontra pneus de ótima qualidade para motos street e off-road. Confira as opções e mantenha a sua máquina em perfeito estado!