Sportbay logo

Dicas para saber qual é o melhor capacete para bike

Na hora de pedalar, tudo que queremos nos importar é com a estrada e o pedal, mas sabemos que, para ter essa tranquilidade, é importante estarmos bem preparados e equipados. Um dos equipamentos mais marcantes para os ciclistas é o capacete, mas quais são os melhores para cada tipo? Hoje vamos dar dicas sobre qual é o melhor capacete para bike.

Dependendo do estilo de pedalada que você deseja, o capacete deve se adaptar, existindo um capacete para bike diferente em cada situação. Cada caso, como uma trilha, uma rota pela estrada com mais velocidade ou, de repente, um pouco de tranquilidade somente passeando pela cidade, vai pedir outros tipos e formatos.

Acompanhe com a gente, pois vamos dar dicas de como escolher o capacete de bike certo para o que você deseja fazer, que garanta a segurança, o conforto e, com certeza, o melhor estilo.

Diferença entre cada atividade e seus capacetes ideais

O mercado apresenta uma série de capacetes, dos mais diferentes tipos e funcionalidades, e todos têm o seu espaço. É importante pensar em qual é o melhor capacete para bike, bem como o tipo de esporte planeja praticar dentro do ciclismo. Vamos classificar os capacetes por suas características e funcionalidades.

Capacete urbano ou coquinho

Muito utilizado por praticantes de manobras radicais, como o BMX Street, esse capacete é perfeito para ambientes urbanos, sendo o tipo ideal. Por ser o melhor capacete quando se trata de viagens mais curtas e com menos velocidade, o coquinho é quase tradicional entre os ciclistas.

Possui um design mais fechado nas partes laterais, anteriores e posteriores, promovendo mais proteção nos cantos da cabeça e sendo um equipamento especializado em quedas verticais. Como geralmente não são usados por muito tempo expostos ao sol, possuem poucas aberturas para entrada de ar.

Capacete de Mountain bike

Dentro do mountain bike, são utilizados os famosos capacetes meia concha. Sendo o tipo de capacete mais conhecido, tem esse formato em específico para poder aumentar a aerodinâmica dos ciclistas, afinal, foi inventado para atender as primeiras competições.

Ele preza pela velocidade, porém não perde na sua proteção, pois é ótimo para quedas horizontais e quase sempre conta com uma viseira na frente que não só serve para tapar o sol, mas para proteger a vista contra galhos e pequenos objetos que podem surgir no meio da trilha.

Capacetes Speed

Como o próprio nome já diz, é um capacete pronto para velocidade. Em geral, é definido como um capacete profissional por não ser muito usado por ciclistas amadores ou que praticam speed ou estrada muito raramente. Apesar disso, podem ter a viseira incluída neles e ser usados para o mountain.

São feitos para não serem sentidos na cabeça, muito leves e com uma aerodinâmica sem igual. Seu processo de criação e produção é feito parcialmente dentro de túneis de ar para que seja comprovada a sua capacidade de evitar atrito com o ar. Caso existisse alguma dúvida em qual é o melhor capacete para bike, pelo menos se você queria velocidade, esse é feito para você.

Capacetes fechados

É importante fazer uma menção aos capacetes fechados, pois, apesar de não muito comuns, são bem relevantes para praticantes de esportes mais extremos que envolvem grandes alturas e grandes velocidades.

São um tipo de capacete mais resistente pela necessidade de suportar grandes impactos e manter o seu piloto bem. Sendo quase completamente fechados, são mais pesados e possuem uma proteção para o queixo, além de possuírem a viseira.

Como escolher o capacete certo

Agora que já mostramos os tipos e as características dos capacetes, vamos dar dicas para você escolher entre eles os que fazem sentido com a sua necessidade e com o seu estilo de vida.

Qual é o melhor capacete para bike para você, agora que já sabe as atividades que quer praticar e diferenciar os melhores para cada situação? Afinal, mesmo entre os capacetes de mountain bike, por exemplo, existem vários modelos com formatos e customizações diferentes.

Ventilação

Mesmo entre os capacetes do mesmo tipo, vários vão encontrar diferenças na sua capacidade de ventilação. Em um percurso longo, no qual o sol está há muito tempo castigando a sua cabeça, é importante que a ventilação seja de boa qualidade. A partir disso, você pode escolher o equipamento de acordo com a sua preferência e a forma de usar.

Regulagem

Os capacetes são separados por tamanho P, M e G, porém eles têm uma regulagem no queixo e nas orelhas para melhor se adaptar à cabeça do seu piloto. Há outros, porém, que vão além e buscam uma regulagem na parte de trás da cabeça, forçando uma firmeza maior e com mais aderência.

Material

Observar o material do capacete também é fundamental. O mais comum é encontrar uma proteção de isopor, que é um ótimo absorvedor de impacto, mas polímeros que aumentam a resistência e transferem menos energia para a cabeça do ciclista são agregados aos mais modernos.

Somente o capacete não basta

Após a escolha consciente de qual é o melhor capacete para bike que você pretende obter para pedalar por aí, existem outros equipamentos que são igualmente importantes. Eles variam desde calças e bermudas especializadas para ciclistas de longa distância até equipamentos para manutenção, e encontrar tudo isso em um mesmo lugar facilita bastante o processo.


Na Sportbay você encontra a maior variedade de produtos e peças para a sua necessidade no mundo da bikes. Com entrega para todo o Brasil e um atendimento de primeira você não vai se arrepender de dar uma olhada no nosso catálogo.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS