Qual é o meio de transporte mais barato do mundo?

Ao longo do tempo, os meios de transporte contribuíram para a evolução humana. Seja para a locomoção dos seres humanos, animais ou mercadorias de um ponto a outro, é impossível pensar no avanço da história sem a mobilidade. Atualmente, as possibilidades são inúmeras, mas qual é o meio de transporte mais barato?

Neste artigo, a Sportbay mostra qual é o meio de transporte mais barato. Além disso, apresentamos curiosidades, dicas e dados interessantes sobre os principais meios de transporte no Brasil e no mundo. Tudo começou a se transformar entre os séculos XIX e XX, com a invenção do motor à combustão.

Sai mais barato andar de moto?

No Brasil, entre os meios de transporte, a moto é o mais barato. Quem aponta essa informação é uma pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O estudo para saber qual é o meio de transporte mais barato foi realizado em 16 cidades com mais 500 moradores e em 27 capitais brasileiras.

A pesquisa indica que, em um trajeto urbano com a mesma distância, o brasileiro gasta menos dinheiro para realizar a viagem utilizando uma moto. De acordo com os dados, a moto é mais barata que carro e ônibus. A associação destaca a informação de que o mesmo trajeto realizado com um carro fica mais caro. 

Eficiência e economia no dia a dia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas últimas décadas,  aumentou o número de motocicletas em todo o mundo. Com isso, o uso da motocicleta como meio de transporte passou a ser um fenômeno global. Isso ocorre principalmente porque a moto é o meio de transporte mais barato.

A motocicleta tornou-se popular por conta de sua capacidade de levar os passageiros até seus destinos e ultrapassar congestionamentos. Além disso, é possível alcançar áreas onde outras formas de transporte comercial não podem chegar por causa da qualidade das pistas. Assim, as motos trazem eficiência ao cotidiano.

Motos: sinônimo de economia

Mas por que a moto é o meio de transporte terrestre mais barato? Para entender, é preciso considerar alguns fatores, como o preço das motocicletas em relação aos carros e o consumo de combustível por quilômetro rodado. Um ponto positivo, portanto, é que as motocicletas não são tão caras quanto os carros.

Outro aspecto relevante é que um ano de seguro de motocicleta pode custar menos do que um único mês de seguro de carro. Além disso, o piloto pode aproveitar o excelente consumo de combustível que as motos oferecem. Sendo assim, as motos são ideais para quem precisa economizar.

Mais eficiência, menos combustível

A moto gasta menos porque seu motor menor e peças são leves. Desse modo, exigem menos energia para se mover. Assim, consomem menos combustível do que os carros. Uma motocicleta roda de 13 a 17 quilômetros por litro. O tamanho do motor, a condição da moto, os hábitos de pilotagem e o peso total podem interferir.

Por isso, quando pesquisamos qual é o meio de transporte mais barato, a moto aparece em primeiro lugar, não importa se está acima ou abaixo da média de quilômetro por litro. É possível aumentar a eficiência com manutenção regular, mudança de hábitos de pilotagem e redução de peso.  

Utilize todo o potencial da moto

Para melhorar a eficiência da sua moto, você pode seguir algumas dicas, como: manter os pneus calibrados, fazer a manutenção regular da motocicleta, pilotar em velocidade constante, comprar combustível de qualidade, reduzir o peso da moto, aumentar a aerodinâmica e utilizar rodovias.

Além disso, substitua regularmente os filtros. Quando entupidos, causam problemas de desempenho, o que diminui a eficiência do motor. Verifique se a vela de ignição está suja, porque isso pode afogar o motor. Outra dica essencial é: limpe o motor com frequência. Um motor sujo interfere negativamente no desempenho. 

Detalhes que fazem a diferença

Agora já sabemos qual é o meio de transporte mais barato. Depois de escolher uma moto, é preciso pensar nos equipamentos de proteção. Adquirir um capacete é o primeiro passo para estar dentro da lei e garantir sua segurança. Jaquetas, calças e luvas feitas especialmente para motociclistas são essenciais. 

Certifique-se de comprar produtos avaliados e revisados em testes de qualidade. Para isso, preze por lojas on-line confiáveis. Quem escolhe a moto como meio de transporte precisa considerar também os dias de chuva. Para isso, tenha no armário capas com sinalização especial e botas antiderrapantes.

Informações e itens novos com a Sportbay

Agora que você já sabe qual é o meio de transporte mais barato, aqui, no blog, confira mais conteúdos para ficar por dentro de tudo sobre o mundo das motos. São dicas de segurança, acessórios e equipamentos para tornar a sua experiência ainda melhor. Saiba tudo sobre capacetes, peças, roupas, leis de trânsito e muito mais.

Na Sportbay, você encontra itens testados por rigorosos testes de qualidade. Confira em nosso catálogo aquela peça que você precisa substituir ou um novo capacete. Realizar a manutenção periódica é essencial. Por isso, conte conosco para ajudá-lo a manter cada detalhe atualizado e em ordem. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS