Qual é a moto mais antiga do mundo? A Sportbay conta para você

A história das motocicletas é intrigante e cheia de reviravoltas. Já parou para pensar que alguém, em algum lugar, teve que inventá-las para que pudéssemos desfrutar delas atualmente? Uma das maiores curiosidades dos motociclistas é saber qual é a moto mais antiga do mundo. É o que contamos neste artigo especial. 

Evidências e documentações sugerem que a Reitwagen, de 1885, criada por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, é a motocicleta mais antiga do mundo. Porém, muitos inventores trabalhavam em invenções semelhantes ao mesmo tempo, por isso, não existe consenso sobre qual é a moto mais antiga do mundo.

Surge a primeira motocicleta

A Reitwagen é considerada a moto mais antiga do mundo, pois os historiadores tendem a afirmar que ela foi a primeira motocicleta movida a gasolina. Antes do surgimento da primeira motocicleta, o mundo passava por transformações. Isso preparou o cenário para que a motocicleta saísse do papel. 

Ao longo do século XIX, recebíamos os benefícios da Revolução Industrial. Naquele momento, muitas tecnologias se desenvolveram na agricultura, manufatura e economia. Essa revolução começou na Europa e se estendeu aos Estados Unidos. Nesse contexto, as descobertas sobre o motor de combustão avançaram.

Vários inventores, objetivos semelhantes 

Assim, em 1885, Daimler e Maybach criaram a chamada Reitwagen, a primeira moto do mundo. Essa invenção preparou o terreno para o desenvolvimento da tecnologia de motocicletas. Por isso, algumas pessoas se referem à Daimler como “o pai da motocicleta”. 

Vários outros inventores eram contemporâneos de Daimler e visavam um objetivo semelhante. Por exemplo, Lucius Copeland inventou a bicicleta a vapor. Esse projeto apresentava uma bicicleta com uma grande roda dianteira e uma roda traseira menor para direção. 

A moto que não evoluiu com o tempo

Se compararmos com a tecnologia de hoje, a Reitwagen pode parecer rudimentar. Essa moto antiga possuía alguns recursos à combustão, mas também equipamentos manuais, como o guidão de torção e uma espécie de sela para o motociclista sentar.

O objetivo de Daimler e Maybach não era necessariamente criar uma motocicleta em si, mas um veículo impulsionado por um motor movido a petróleo. Desse modo, Daimler patenteou o projeto, mas não buscou o desenvolvimento dele, o que fez com que a Reitwagen não evoluísse ao longo do tempo.

Curiosidades sobre a Reitwagen

A velocidade máxima da Reitwagen era de 11 km/h. Ela não tinha suspensão e suas rodas eram de ferro e madeira. Seu peso total era de cerca de 90 kg. A motocicleta original não existe, pois foi destruída em um incêndio, em 1903, mas algumas réplicas foram construídas com base nos projetos de Daimler.

As réplicas variam, mas são todas baseadas nos designs originais. Essas réplicas podem ser encontradas no Museu Mercedes-Benz e no Deutsches Museum, na Alemanha; no Honda Collection Hall, no Japão; no AMA Motorcycle Hall of Fame, em Ohio, e na Deeley Motorcycle Exhibition, no Canadá.

O início da produção em massa

A primeira produção em massa de motocicletas ocorreu com Hildebrand & Wolfmuller, com base em uma patente de 1894. As motos tinham um motor de dois cilindros e quatro tempos, desenvolvido pelo inventor alemão Alois Wolfmuller. O design tinha algumas falhas, como a falta de embreagem.

Paralelamente, a Excelsior Motor Company, na Inglaterra, e a Orient-Aster, nos Estados Unidos, são reconhecidas como grandes empresas responsáveis pela fabricação das motocicletas mais antigas do mundo. Companhias como a Indian e a Harley Davidson chegaram ao mercado em 1901 e 1903, respectivamente. 

Royal Enfield e Peugeot Motocycles

Quem pesquisa qual é a moto mais antiga do mundo precisa saber que, com mais de 100 anos, a Royal Enfield teve um papel significativo na história das motos. Com produção desde o início do século XX, é a marca de motocicletas mais antiga em exercício. 

Contudo, algumas fontes afirmam que a Peugeot Motocycles é a fabricante de motocicletas mais antiga do mundo. Sua primeira moto foi lançada em 1898, mas não foi colocada em produção. A companhia produziu várias máquinas diferentes com três ou quatro rodas,  que não se tornaram populares.

História controversa

Em 1914, a Peugeot Motocycles lançou a Peugeot 500, a primeira motocicleta a utilizar um eixo de comando duplo no cabeçote. Hoje, a marca é propriedade da Mahindra, fabricante indiana de máquinas agrícolas. Atualmente, o foco principal é em ciclomotores, scooters e motos para motocross.

Por outro lado, quando nos perguntamos qual é a moto mais antiga do mundo, alguns historiadores indicam que, em termos de produção de motocicletas sem interrupção, a Harley-Davidson desponta como a empresa mais antiga. Criada em 1903, a marca nunca deixou de produzir motocicletas.

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