Qual a diferença do óleo semissintético para o sintético de moto?

Muitos pilotos ficam confusos quando se deparam com as opções de óleos disponíveis nos postos de combustível. Por isso, saber qual é a diferença do óleo semi sintético para o sintético é essencial no momento de trocar o óleo do motor da motocicleta.

Desse modo, neste artigo, a Sportbay aponta tudo aquilo de que você precisa. Sendo assim, em primeiro lugar, a fim de saber qual é a diferença do óleo semissintético para o sintético, é preciso compreender que ambos são óleos altamente clarificados, concentrados e com ligações químicas fortes. 

Qual é a diferença do óleo mineral? 

Antes de conhecermos a diferença entre o óleo de moto semissintético e o sintético, é preciso falarmos sobre o óleo mineral. Esse é o óleo mais antigo e tradicional dentre todos. É um óleo de composição química mais simples, de modo que sua viscosidade muda rapidamente à medida que a temperatura sobe.

O óleo mineral é extraído diretamente do petróleo. Por conta de sua composição, ele é menos eficiente que os óleos sintéticos e semissintéticos. Esse óleo não é o mais indicado, nem no verão, nem no inverno, uma vez que ele fica muito viscoso no frio e extremamente fluido no calor, respectivamente.

Óleo mineral: para qual moto é indicado?

Ao longo do tempo, tentou-se transformar o óleo mineral em uma opção mais forte de óleo para moto, multigraduando sua fórmula por meio da adição de aditivos. Contudo, as diferenças entre a viscosidade no frio e no calor ainda continuaram significativas. 

No entanto, o óleo mineral é adequado para motores mais antigos, porque suas propriedades e características fazem com que ele funcione melhor. Isso porque estes motores foram fabricados em uma época que o óleo mineral era o mais utilizado. Lembre-se: não utilize óleo sintético ou semissintético se sua moto for antiga!

O que é óleo semissintético?

Quando pensamos qual é a diferença do óleo semi sintético para o sintético, é fundamental entendermos que o semissintético é uma mistura de óleo sintético e óleo mineral. A partir dessa mistura, o motor pode obter as vantagens de um e de outro por um preço atraente.

O óleo semissintético pode ser usado até mesmo em motos mais antigas. Esse óleo apresenta uma excelente relação qualidade e preço, apesar de que as trocas de óleo ocorrem com mais frequência. Com esse óleo, o espaço entre as trocas pode ser maior e menos prejudicial à motocicleta. 

O que é óleo 100% sintético?

Ao pesquisarmos sobre qual é a diferença do óleo semissintético para o sintético, encontramos que o sintético é aquele composto por elementos manipulados artificialmente por cientistas químicos. Ou seja, é um óleo mineral muito mais refinado, recheado de aditivos.

Desse modo, o óleo sintético, embora impróprio para motores muito antigos, é o óleo com melhor desempenho e durabilidade — mas também o mais caro. Esse óleo é repleto de aditivos que lhe permitem ser o tipo de óleo mais eficaz. Ele dura mais que os óleos minerais e os semissintéticos e cumpre os requisitos dos motores modernos.

Pontos de atenção

Quando buscamos entender qual é a diferença entre óleo sintético e semissintético, precisamos compreender que a versão sintética é mais versátil. É um óleo que mantém a fluidez no frio e fica suficientemente viscoso no calor. 

Um ponto que vale a pena enfatizar é que devemos prestar atenção às informações dos óleos. Se o rótulo da garrafa diz totalmente sintético, não significa necessariamente que ela seja. Certifique-se de usar um óleo de um fabricante conhecido e de alta qualidade.

Óleo totalmente sintético ou óleo semi-sintético

Lendo o que escrevemos acima, fica claro que, do ponto de vista de desempenho e durabilidade, o óleo totalmente sintético fará um trabalho melhor do que um semi. Em relação ao custo, se você estiver disposto a pagar valor extra pelo sintético, tenha a certeza de estar optando por um excelente óleo.

Quando pensamos qual a diferença do óleo semi sintético para o sintético, é preciso refletirmos sobre os benefícios. Se você deixar o óleo abaixar com frequência, além de trocá-lo com pouca regularidade, o mais indicado é utilizar o semi sintético, pois será menos custoso e danoso ao motor.

Como encontrar o melhor óleo?

Muitas pessoas acreditam que o óleo sintético faz com que a embreagem fique muito escorregadia. Na verdade, os óleos sintéticos não são mais escorregadios do que os óleos minerais. 

No entanto, devido às diferenças nos designs das embreagens entre as motocicletas, modificadores de atrito são adicionados a alguns óleos para se adaptar a essa característica, o que pode causar derrapagem em alguns casos. Por isso, faça testes moderados, a fim de encontrar o mais indicado para sua moto.

Tudo sobre óleos

Se você quer saber mais sobre óleos, motores e manutenção de motocicletas, navegue pelo nosso blog. Encontre dezenas de artigos especiais, com conteúdos exclusivos. Desse modo, você fica informado sobre os principais assuntos relacionados ao motociclismo.

Se você precisa de algum item ou equipamento, não deixe de acessar o catálogo online da Sportbay. Nosso estoque está repleto de itens, em condições especiais, para tornar sua experiência a melhor possível.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS