Se você é fã de bike, certamente adora acompanhar as novidades de tudo que envolve o mundo das pedaladas. Além de informações sobre peças, equipamentos e tendências, as principais competições de ciclismo também são motivo de curiosidade.
Para acompanhar os campeonatos pela TV ou on-line, é interessante saber mais sobre eles. A seguir, confira quais são as competições de ciclismo mundo afora e curta cada momento de adrenalina.
Tour de France
Uma das principais competições de ciclismo do mundo, a Tour de France normalmente acontece em julho e se destaca por ser desafiadora. As competições ocorrem em 21 dias, os ciclistas precisam atingir cerca de 40 km/h e percorrer trajetos de 3.400 km.
A competição de ciclismo 2025 completa 50 anos e, para celebrar, os ciclistas vão competir em um trajeto cheio de emoção. Eles subirão a colina de Montmartre e passarão por baixo da Basílica do Sagrado Coração, em Paris, na França.
Race Across América
Considerada uma das competições de ciclismo mais difíceis pelos próprios competidores, a Rece Across (RAAM) tem um percurso mais extenso que a Tour de France, são aproximadamente 5.000 km.
Ela começa na costa oeste, em Oceanside, Califórnia (EUA) e termina em Annapolis, Maryland. O impressionante é que a competição exige muito esforço físico e emocional dos ciclistas. A maioria deles prefere dormir apenas duas horas por dia e chega a ter um gasto calórico de 180 mil calorias.
Liège-Bastogne-Liège
A Liège-Bastogne-Liège acontece na Bélgica e também é uma das principais competições de ciclismo. Cheia de tradição, foi fundada em 1892, sendo conhecida como a “mais antiga do mundo”.
O caminho que os competidores precisam percorrer é repleto de cadeias montanhosas e estradas íngremes. Além de proporcionar uma experiência competitiva inesquecível, eles podem aproveitar para visitar as cidades belgas.
Giro di Lombardia
A Itália não fica para trás quando o assunto é tradição no ciclismo. O Giro di Lombardia, em português, significa a Volta de Lombardia, é desafiador, pois o percurso é montanhoso e costuma ter um clima frio, que dificulta as pedaladas.
Para cumprir a prova, os ciclistas precisam percorrer diversas cidades até chegar ao destino, em Mendrisio, na Suíça. Ou seja, é um desafio e tanto, regado a momentos emocionantes.
Vuelta a España
A Vuelta a España é uma competição de ciclismo de estrada, que aconteceu pela primeira vez em 1935. Os ciclistas devem cumprir 21 etapas em 8 cidades espanholas.
Assim como o Giro di Lombardia, traz muitas dificuldades para os competidores, afinal, eles encaram grandes adversidades ao longo do trajeto. São mais de 3.000 km em subidas, terrenos acidentados e descidas eletrizantes.

Brasil Ride
Se você deseja participar de competições de bike, não precisa ir tão longe. O Brasil Ride é uma opção que reúne amadores e atletas de mais de 30 países. Mais do que uma competição, é um festival que eleva a cultura do ciclismo e promove o turismo.
Os eventos normalmente acontecem em Arraial D’Ajuda (BA), Botucatu (SP), Bonito (MS) e Conceição do Mato Dentro (MG). São cerca de 600 km de trajeto e 13 metros de altimetria. Assim, os ciclistas pedalam por mais de 80 km/h em uma competição cheia de emoção.
Rally dos Sertões
O Rally dos Sertões para ciclismo surgiu em 2022 e nasceu com o evento Sertões MTB. A primeira competição aconteceu na Reserva de Ibitipoca (MG), durou três dias e teve 186 inscritos, com destaque para 116 e-bikes.
De lá para cá, o evento foi palco de belas cidades, como Pirenópolis e Ibitipoca, que reúne trilhas com paisagens incríveis e esculturas monumentais. As competições contam com diversas categorias para competidores masculinos e femininos.
Equipamentos necessários para competições de ciclismo
Além de conhecer as principais competições de ciclismo, é fundamental saber quais equipamentos usar nos eventos, afinal, são muito importantes para a proteção e o desempenho dos ciclistas. Veja os mais comuns.
Capacete
O capacete é indispensável e obrigatório em qualquer competição. O acessório deve ser forte para suportar impactos e proteger a cabeça de lesões em caso de quedas.
O modelo Troy Lee A1 Cyclops, por exemplo, é versátil e pode ser usado em modalidades, como mountain bike e cross-country. Além disso, é seguro, resistente e atende aos requisitos de qualidade e segurança.
Roupas adequadas
Os ciclistas precisam se vestir com roupas leves de tecidos respiráveis para trazer conforto durante as competições. Então, alguns modelos de camisa, calças e bermudas contam com tecnologias que absorvem o suor.
As peças também precisam ser funcionais e ter bolsos para carregar itens importantes. Para reforçar a proteção, os manguitos são indispensáveis para os braços e ainda são confeccionados com proteção UV que bloqueia 98% dos raios solares.
Óculos e luvas de proteção
Os óculos de proteção são grandes aliados para proteger os olhos do sol, vento, chuva, poeira e detritos. Desse modo, a luz e outros elementos não atrapalham a visibilidade durante o trajeto.
As luvas também são fundamentais e trazem todo conforto que os competidores precisam. Os modelos feitos com materiais de qualidade oferecem conforto e melhoram a aderência no guidão. Ou seja, é um acessório importante para absorver impactos e evitar lesões nas mãos.
Fique por dentro do universo do ciclismo na Sportbay
No Blog da Sportbay, você fica por dentro das principais competições de ciclismo e off-road. Confira também dicas de manutenção, peças, equipamentos, acessórios e muito mais. Dessa forma, você aprende como deixar sua bike tinindo.