Para que serve o peso de guidão de moto?

Um guidão de motocicleta é um componente tubular que integra a estrutura de direção de uma motocicleta. O guidão agrega controles como freio, acelerador, embreagem, buzina, interruptores de luz e retrovisores. Além disso, o peso costuma provocar curiosidade. Afinal, para que serve o peso de guidão de moto?

O guidão é peça fundamental para manter a moto equilibrada e suportar parte do peso do motociclista. Ele é feito de tubos de metal no formato redondo. Geralmente, o material utilizado inclui ligas de alumínio ou aço cromado, mas também de fibra de carbono e titânio, moldados no contorno desejado.

Tipos de guidão

Entre os tipos mais comuns está o tracker, assim chamado porque foi desenvolvido para uso em pistas de corrida. O guidão clip-on vem em duas peças que são montadas diretamente nos garfos dianteiros da motocicleta. Eles são projetados para tornar sua moto mais aerodinâmica.

O guidão de motocross contribui para a inclinação ser para a frente. As barras do guidão de motocross geralmente são projetadas com suporte cruzado e fornecem estabilidade extra. Os guidões em barras no formato “Z” têm um design que favorece uma pilotagem mais confortável, por ser versátil e fácil de manusear. 

Isolando o atrito

Os furos do guidão de moto podem ser feitos para o roteamento interno dos cabos de controle, como freio, acelerador e embreagem. O riser de guidão com tirantes embutidos contribui para segurá-lo na parte superior do garfo. A lição dos tirantes com o guidão pode ocorrer integralmente ou de modo separado. 

Cada extremidade do guidão pode conter pesos com o objetivo de amortecer a vibração decorrente do atrito com as pistas. Quem se pergunta para que serve o peso de guidão de moto deve saber que os pesos isolam a frequência de ressonância do atrito nas barras do guidão das motocicletas.

Mantendo o equilíbrio da moto

O peso de guidão é um objeto pesado. Geralmente, dois pesos são acoplados nas duas extremidades do guidão. Sendo assim, quando pensamos para que serve o peso do guidão de moto, devemos lembrar que as peças são balanceadoras de peso.

Desse modo, eles garantem que o guidão da moto não vibre. O guidão completo, que possui os pesos nas extremidades, evita que a ressonância – que ocorre a partir do momento em que o piloto aciona o motor da moto – interfira no equilíbrio da motocicleta. 

Como funciona na prática?

Na prática, para que serve o peso de guidão de moto? Considere que sua motocicleta está fazendo 80 km/h em uma rodovia. A esta velocidade, se você simplesmente tentar soltar o guidão, verá que a moto mantém o trajeto em linha reta. Esse é o efeito do contra peso de guidão, que mantém a estabilidade da moto e evita vibrações.  

Agora, suponha que alguém substitua seu balanceador direito por uma barra mais leve. Isso significa que sua motocicleta ficará mais pesada. O que isso significa agora? Que sua moto terá a tendência de pender para a esquerda se você soltar as mãos do guidão. 

Devido ao peso adicional de um lado, a moto tende, portanto, a puxar na direção mais pesada, devido ao desequilíbrio. Se você é daqueles que reclamam que sua moto puxa para a direita ou para a esquerda, é hora de verificar o guidão, a configuração do garfo e os balanceadores de peso. 

Realize a manutenção preventiva

Além de saber para que serve o peso de guidão, é importante realizar com frequência a manutenção preventiva. Isso porque pilotar com uma moto instável e desequilibrada é sinônimo de problema, o que é sempre bom evitar, não é mesmo?

Alguns outros problemas devido ao desequilíbrio são dor na mão (do lado onde o guidão “puxa” mais), necessidade de esforço extra para fazer a motocicleta inclinar ou girar para o lado mais leve em curvas.

Seguro, pequeno e barato

Além de saber para que serve o peso de guidão de moto, tenha em mente que é possível adquirir as peças por um preço justo. Assim, além de não custarem muito, são pequenas e não ocupam tanto espaço 

Alterar ou substituir os pesos é uma tarefa simples. Você será capaz de realizar essa missão portando apenas uma chave de fenda. É recomendável ter balanceadores à mão, com pesos variados. 

Se você descobrir que sua motocicleta não está se comportando como deveria, basta substituir um peso por um mais pesado ou mais leve. Desse modo, o guidão e os pesos são peças essenciais para uma excelente experiência sobre duas rodas.

Sportbay: conteúdos especiais e guidões no catálogo

Então, agora que você já sabe para que serve o peso de guidão de moto, certifique-se de cuidar bem dele. Garanta que sua motocicleta esteja sempre devidamente equilibrada. Fique atento aos conteúdos do blog, pois aqui você confere dicas exclusivas para cuidar bem de sua moto de modo descomplicado.

Na loja da Sportbay, é possível encontrar guidões de vários tamanhos, estilos e materiais. Em nosso catálogo, confira as peças em preto, verde, vermelho, azul, amarelo, rosa, além da opção cromada. Alguns guidões vêm com proteção adicional e espaço dedicado para acoplar o peso de guidão.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS