Painel TFT: o que é, vantagens e desvantagens e modelos de moto que têm

Você já ouviu falar em painel TFT? Sabe o que é e para que serve? Se você é um apaixonado por motos, provavelmente já se deparou com esse termo em algum momento. Mas, afinal, o que significa e quais são as suas vantagens?

Aqueles painéis de instrumentos analógicos cheios de ponteiros ficaram no passado! Agora, com a tecnologia cada vez mais presente no universo das duas rodas, vemos modelos de motos com lindos displays que se parecem tablets.

Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o painel TFT, um dos recursos mais modernos e tecnológicos que as motos podem ter. Vamos mostrar o que é, para que serve, as suas vantagens e desvantagens, entre outras informações. Acompanhe!

O que é painel TFT?

TFT é a sigla para “Thin-Film Transistor”, que, em português, significa “Transistor de Filme Fino”. Trata-se de um tipo de tela LCD (Liquid Crystal Display) que usa transistores de filme fino para controlar os pixels, ou seja, os pontos que formam as imagens na tela.

O painel TFT nada mais é do que uma evolução do LCD, o tipo mais comum de tela usada em diversos dispositivos eletrônicos, como TVs, computadores, celulares e tablets.

Para que serve o painel TFT?

O display TFT serve para exibir informações e imagens na tela de forma mais nítida, clara e detalhada. No caso das motos, sua função é mostrar ao piloto as informações mais importantes sobre a moto, como velocidade, rotação, marcha, combustível, temperatura, odômetro, relógio etc.

Além disso, o monitor TFT pode oferecer outras funcionalidades:

  • conexão com o celular via Bluetooth, permitindo atender a chamadas, ouvir músicas, ver mensagens e navegar pelo GPS na tela da moto;
  • modos de pilotagem, para ajustar as configurações da moto de acordo com o tipo de terreno, o clima e a preferência do piloto;
  • controle de tração, freios ABS, suspensão eletrônica, controle de cruzeiro etc.;
  • personalização da tela, para o piloto escolher o layout, as cores, o brilho e as informações que quer ver.

Quais são as vantagens e desvantagens do painel TFT?

Ele tem muitas vantagens, como, por exemplo:

  • melhor qualidade de imagem, com mais brilho, contraste, cores e resolução;
  • maior ângulo de visão, permitindo ver a tela de diferentes posições sem perder a qualidade da imagem;
  • maior durabilidade, pois é mais resistente a impactos, arranhões, poeira e umidade;
  • maior conectividade, pois permite se conectar com o celular e outros dispositivos via Bluetooth, Wi-Fi ou USB;
  • maior interatividade, pois permite acessar diversas funções e configurações da moto na tela usando botões, toque ou voz.

Em contrapartida, as principais desvantagens são:

  • maior consumo de energia, pois precisa de mais luz para iluminar a tela, o que pode afetar a autonomia da bateria da moto;
  • preço elevado, pois sua produção é mais cara em comparação à do painel LCD;
  • possibilidade de distração, já que a tela TFT pode tirar a atenção do piloto da estrada se ele ficar olhando com frequência ou mexendo nas funções da moto;
    maior visibilidade para roubos, uma vez que o painel poderá chamar a atenção de criminosos. Portanto, é preciso investir ainda mais em segurança.
painel tft

Quais motos têm painel TFT?

O painel TFT é um recurso cada vez mais comum nas motos, especialmente nas mais modernas e sofisticadas, como:

  • BMW R 1250 GS;
  • Ducati Multistrada V4;
  • Honda CB 650R;
  • Honda CRF 1100L Africa Twin;
  • Kawasaki Ninja ZX-10R;
  • KTM 390 Duke;
  • Suzuki V-Strom 1050;
  • Triumph Tiger 900;
  • Yamaha MT-09.

Tem como instalar painel TFT?

Se você gostaria de ter esse recurso, pode estar se perguntando se é possível instalar na sua moto. A resposta é: depende!

Existem alguns modelos universais, ou seja, que podem ser adaptados em qualquer moto, desde que tenham os conectores e os sensores compatíveis. Esses modelos geralmente são mais simples e oferecem apenas as informações básicas sobre o veículo, como velocidade, rotação, marcha, combustível etc.

No entanto, se você quer um mais completo e personalizado, que se integre com as funções e as configurações da sua moto, provavelmente vai precisar de um específico para o modelo da sua. Nesse caso, terá que comprar um modelo de motocicleta que venha com um exemplar instalado de fábrica.

O que é melhor TFT ou LCD?

Depois de saber o que é painel TFT, você pode se perguntar qual é o melhor tipo de tela para a sua moto: TFT ou LCD? Em relação à tecnologia, a TFT leva vantagem, por ser uma evolução do LCD. Porém, tudo depende das suas necessidades.

Se você quer uma tela com melhor qualidade de imagem, maior ângulo de visão, maior durabilidade, maior conectividade e maior interatividade, o painel TFT pode ser a opção ideal.

Agora, se você está em busca de uma tela com menor consumo de energia, menor custo, menor distração e maior simplicidade, o painel LCD pode ser a alternativa certa.

Sportbay: tudo sobre o mundo do motociclismo

Agora que você já sabe tudo sobre tela TFT, o que significa, as vantagens, desvantagens e os principais modelos de motos que vêm com esse display de fábrica, não deixe de visitar o blog da Sportbay e conferir tudo sobre o mundo do motociclismo!

Visite também o site da Sportbay. Lá, você encontra tudo que precisa para a sua moto, como equipamentos, peças, acessórios, entre outros. Aproveite já a entrega para todas as regiões do Brasil!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS