Onde segurar na garupa da moto: dicas para andar com segurança

Para garantir a segurança do motociclista e do passageiro, é essencial saber onde segurar na garupa da moto. Além disso, há uma série de recomendações para que a experiência seja a melhor.

Neste artigo, vamos te mostrar as melhores técnicas para se segurar na garupa da moto e garantir uma viagem confortável e sem riscos. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa para se tornar um passageiro exemplar!

Segurando corretamente na garupa da moto

Saber como se segurar na garupa da moto é fundamental para garantir a segurança e o conforto de ambos os ocupantes. Para começar, é importante que o passageiro mantenha os pés apoiados nos pedais laterais ou no suporte específico para garupa, evitando deixá-los soltos ou balançando durante o trajeto. 

Afinal, onde segurar na garupa da moto? É essencial que o passageiro segure-se firmemente nas alças de apoio localizadas atrás do assento do condutor. Essas alças são projetadas para proporcionar uma pegada segura e estável, ajudando a evitar movimentos bruscos e aumentando a estabilidade da moto. 

Dessa maneira, é importante manter as duas mãos firmemente agarradas nas alças laterais da moto, com os braços levemente flexionados. Isso proporciona maior estabilidade e controle durante a viagem. 

Além disso, mantenha as pernas bem-apoiadas e levemente flexionadas nos apoios laterais do banco e os pés firmes nos pedais. Dessa forma, é possível absorver melhor os impactos e manter o equilíbrio. 

Por fim, é importante manter uma postura ereta e relaxada, evitando tensionar músculos desnecessariamente. Seguindo essas técnicas de como andar na garupa da moto, você garantirá uma viagem confortável.

Como subir e descer da garupa da moto sem riscos

Além de onde segurar na garupa da moto, saber como subir e descer do veículo também auxilia na segurança. Afinal, ninguém quer se machucar ou danificar o veículo acidentalmente, não é mesmo? 

Sempre suba na moto pelo lado esquerdo. Caso você não consiga passar a perna direita para sentar no banco, há a possibilidade de colocar o pé esquerdo na pedaleira e se equilibrar com a ajuda do motorista para facilitar o processo.

O primeiro passo de como descer da moto garupa é informar o condutor, para poder manter a estabilidade da moto. Então, incline-se um pouco para frente e segure-se firmemente nas alças laterais ou no banco do piloto. Com cuidado, coloque um pé no chão e, gradualmente, deslize o outro para fora da garupa.

Lembre-se de manter o equilíbrio e descer suavemente, evitando movimentos bruscos. Ao tocar o chão com os dois pés, solte as mãos das alças e afaste-se da moto. Lembre-se que o capacete sempre deve ser colocado antes de subir na moto e retirado depois de descer.

Interna onde segurar na garupa da moto ok Layout - Sportbay

Dicas para garantir a segurança da moto em movimento

Saber onde segurar na garupa da moto é apenas um ponto para garantir a segurança enquanto o veículo estiver em movimento. A principal dica é manter o corpo ereto, sempre alinhado a quem dirige.

Dessa forma, o corpo do passageiro deve acompanhar o movimento do motociclista ao realizar curvas. Essa prática mantém o equilíbrio ideal do veículo. Também segure firmemente as alças nas curvas ao andar na garupa da moto

Falar ou tentar chamar a atenção do motorista pode ser perigoso. Mesmo que seja para compartilhar uma informação ou apenas iniciar uma conversa, qualquer tipo de distração pode comprometer a segurança dos ocupantes da moto.

Equipamentos essenciais para andar de moto

A segurança do passageiro vai além de onde segurar na garupa da moto. Dessa forma, usar os equipamentos adequados é essencial. O capacete é um acessório obrigatório por lei. Quando em movimento, ele deve estar afivelado e com a viseira abaixada.

Além disso, outros acessórios e peças de roupa protegem passageiros e motociclistas. Calçados fechados, como botas, oferecem mais proteção aos pés. A utilização de calças também proporciona uma camada adicional de segurança.

Como levar crianças na garupa de moto?

Levar crianças na garupa da moto requer atenção em dobro. Os pequenos também podem utilizar as alças ou segurar firmemente o motociclista. Contudo, as crianças não têm a mesma capacidade de equilíbrio dos adultos, sendo recomendada a utilização do colete-cinto.

O colete-cinto infantil é um acessório que tem como objetivo fixar a criança ao motorista, proporcionando maior estabilidade e segurança aos ocupantes. Na Sportbay, você pode encontrar o colete-cinto da Pro Tork, marca que é referência em equipamento de motociclismo no Brasil.

Para utilizar o acessório, vista-o na criança e, após todos subirem na moto, passe as extremidades das alças ao redor do motorista e feche a fivela na região do abdome. Antes de partir, certifique-se de que o colete está bem preso. Assim, o passeio será confortável.

Ande de moto confortavelmente com a Sportbay!

Além do colete-cinto infantil, na Sportbay, você encontra outros equipamentos importantes para a segurança de motociclistas e passageiros. Aqui, temos vestuário completo, incluindo botas, calças, camisas, luvas e jaquetas. Assim, você garante mais conforto e estilo enquanto anda de moto.

Na Sportbay, você também encontra uma grande variedade de capacetes, com modelos street e off-road, e peças para moto. Então, aproveite nossos preços especiais e a entrega para todas as regiões do Brasil, sempre com agilidade e eficiência.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS