Ao fazer uma transferência de nome de um veículo para outra pessoa, no caso de uma compra, por exemplo, é necessário ter em mãos o número do chassi e do motor da moto. Porém, você saberia encontrar onde fica a numeração do motor da moto e do chassi? Daremos, hoje, uma ajuda e explicaremos suas funções.
Visando ter um registro e uma certa segurança, tanto as motos quanto os carros possuem uma numeração de chassi e outra de motor. Por meio deles, é possível localizar algumas informações importantes para o veículo, sendo, de fato, o documento de identidade do seu automóvel.
Tanto a numeração de motor da moto quanto a de chassi identificam o seu veículo, mas sempre serão diferentes, para que, caso haja uma separação, isso seja notado. Esse tipo de informação é muito útil em casos de roubos, furtos ou até mesmo no momento da compra de um carro usado, para a verificação se está tudo correto.
Número do motor
No Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL), há um campo para observações em que fica a numeração do motor da moto e o número de registro do seu motor. Apesar de obrigatório o Registro Nacional de Veículos (Revenam) possuir essa informação, não existe um campo próprio.
Os veículos fabricados depois de 2008 já possuem a numeração do motor colocada em seu documento, facilitando mais a busca, mas os produzidos antes disso têm esse número do motor registrado e atualizado pelo Detran.
Apesar de ser fácil encontrar onde fica a numeração do motor da moto, o campo de observações não é tabelado no seu CRLV, portanto a sua presença não necessariamente significa a troca do motor. Atenção: cada estado tem sua legislação, mas o número vai sempre ser informado.
Independentemente de onde seja o motor da moto, é preciso que haja, no campo, observações sobre o número do Certificado de Segurança Veicular (CSV) para, caso tenha passado por algum sinistro e arrendamentos mercantis, por exemplo, os documentos com o termo Alienação Fiduciária sejam registrados.
Numeração do chassi
Assim como foi fácil saber onde fica a numeração do motor da moto, é possível identificar o número do chassi. Com função importante e servindo, de fato, como número de identidade da sua moto, há, nele, informações valiosas, como o modelo, a versão e a origem.
Desde 1981, o Brasil, em concordância com o resto do mundo, passou a utilizar a resolução 4030 da ISO, utilizada para registrar os carros brasileiros. Esse conjunto de 17 caracteres é único no mundo e funciona por meio de uma combinação alfanumérica.
A função vai além da identificação por si só, mas impede fraudes e trocas ilegais de peças. O número pode ser encontrado em mais de um lugar no carro, fazendo com que as autoridades tenham facilidade em identificar algum erro ou ilegalidade.
É bem útil também para compradores de carros usados que desejam verificar se tudo está de acordo ou se algum componente original foi trocado. Por meio desse número é que as marcas identificam os carros ou as motos no caso da necessidade de um recall.
Cada parte do número de chassi
Apesar de poder ser facilmente encontrado, o número de chassi tem um significado para cada um dos seus caracteres. Os três primeiros números são o identificador de fabricante mundial. Eles indicam qual foi a marca fabricante e o local em que o veículo foi produzido.
Sendo assim, o primeiro número indica a localização separada por regiões geográficas, o segundo indica o país, o Brasil, por exemplo, é indicado pela letra B, e o terceiro vai dizer o fabricante.
No segundo grupo de letras e números, serão encontradas algumas descrições do veículo. Essas informações vão mudar de acordo com a fabricante, mas basicamente tal grupo informa modelo, tipo, versão, motor da moto e itens de segurança.
Já os últimos caracteres vão indicar os dados de fabricação do carro, como local de produção específico dentro do país, o ano, o modelo e o seu número de série. Cada ano de fabricação vai ser indicado por números e letras diferentes.
Onde encontrar mais dicas
Onde fica a numeração do motor da moto e do chassi não é a única dica que você vai encontrar no nosso blog — veja artigos sobre motos carenadas e se, de fato, é uma boa opção para seu estilo de vida, bem como uma lista com as top motos em relação ao custo-benefício.
Não pare por aí: caso esteja buscando dicas mais técnicas sobre como desenvolver curvas de forma melhor ou formas de manutenções básicas necessárias para manter a sua parceira de duas rodas sempre em forma e evitar gastos futuros, conte conosco.
Por último, caso você já tenha se informado o suficiente e sinta falta de algum equipamento novo ou esteja precisando de alguma peça para motos, você deve conhecer a nossa loja Sportbay. Aqui, você encontrará todos os tipos de equipamentos de suporte à direção e peças de reposição, como pneus e carenagens.