O que levar para uma trilha? Dicas e sugestões

Existe algo melhor do que uma viagem com seus amigos? Desde passeios no meio da semana, em um dia de folga do trabalho, até passeios de fim de semana, ou passar alguns dias percorrendo trilhas e estradas off road. Todas essas experiências são válidas, mas você precisa estar preparado, sabendo o que levar para uma trilha.

Caso você não goste de fazer as malas e preparar a mochila, ou até mesmo se acha um pouco desorganizado, neste post você fica por dentro de tudo que é essencial em uma trilha. Acompanhe abaixo um guia com tudo o que não pode faltar e nunca mais esqueça equipamentos e objetos fundamentais.

Escolha um calçado confortável

A primeira coisa que você deve separar para levar em uma trilha é um calçado confortável — ele é provavelmente o equipamento mais importante que você vai ter na mochila. Botas e tênis leves e de cano baixo são ideais para muitas atividades, incluindo trilhas. Preze por calçados confortáveis ​​para longas distâncias, que protejam seus pés. 

Eles precisam ser duráveis, à prova d’água e leves. De modo geral, escolha o calçado mais leve e confortável que puder com o apoio e a estabilidade necessários para o estilo de trilha. O mais importante de tudo, seja qual for a opção que você escolher, é que seu calçado precisa se encaixar perfeitamente em seus pés.

Mantenha-se aquecido

Lembre-se sempre que não dá para confiar integralmente na previsão do tempo, sobretudo se a trilha for realizada após o anoitecer ou se você precisar pernoitar em um acampamento. Desse modo, leve sempre consigo uma troca de roupa térmica.

Quem faz trilha sabe, é imprescindível levar peças de roupas térmicas para garantir uma experiência agradável mesmo sob baixas temperaturas. Usar peças em camadas é a chave para manter-se aquecido e confortável. As roupas térmicas ajudam a manter seu corpo aquecido, afastando a umidade da pele para que o suor não faça você sentir frio.

Proteja-se contra o sol

Quando estamos em meio à natureza, ficamos continuamente expostos aos raios solares. Muitas pessoas se preocupam tanto com o frio, o vento e a chuva que esquecem de se proteger contra o sol, utilizando um protetor solar. Por isso, quando pensar o que levar para uma trilha, escolha sempre um protetor solar com alto fator de proteção.

Com um bom protetor solar no rosto e sempre à mão para renovar durante o percurso, você evita experiências dolorosas, como queimaduras e insolação. Esqueça aqueles cremes insossos e com cheiro forte, hoje em dia é possível encontrar protetores solares que não incomodam em nada, como as opções sustentáveis sem aditivos químicos.

Qual é o melhor material para roupas?

Além das roupas térmicas, como você já viu, escolha somente roupas leves para colocar na mochila quando pensar sobre o que levar para uma trilha. Nada de jeans ou camisetas de algodão, visto que o algodão retém água, isto é, mantém você suado em temperaturas quentes e gelado em temperaturas frias ou úmidas.

Priorize, portanto, roupas de poliéster e nylon. Esses materiais removem o suor da pele e secam rapidamente. Por isso, são ideais para peças de roupa que ficam próximas à pele, como cuecas, camisetas, sutiãs esportivos ou roupas íntimas longas e meias. Além disso, esses materiais são extremamente resistentes — inclusive, dificilmente estragam, mesmo após muitas lavagens para remover lama, por exemplo.

Não fique sem luz!

Agora que você já sabe o básico do cuidado pessoal quando for pensar o que levar para uma trilha, precisa ficar por dentro de quais equipamentos não podem faltar na mochila. É o caso das lanternas, ideais para iluminar trilhas e acampamentos durante à noite — elas podem ser úteis tanto nas mãos quanto na cabeça.

As lanternas, com a tecnologia LED, estão cada vez melhores e com excelente durabilidade. Sendo assim, são brilhantes, eficientes e leves, tornando a experiência noturna muito mais confortável. Caso você pretenda usar a lanterna em trilhas leves, um modelo básico é o suficiente, mas se você vai percorrer trilhas avançadas e acampar, é preciso colocar na mochila um modelo de alta potência.

Por fim: o kit de primeiros socorros

Não dá para pensar sobre o que levar para uma trilha e não considerar um kit de primeiros socorros. Se você tem dúvidas sobre como montar o seu, há a opção de ir até uma loja ou farmácia e comprar um kit de primeiros socorros montado. No entanto, é melhor e mais econômico ter os itens em casa, em seu kit pessoal.

O que não pode faltar em um kit de primeiros socorros: pares de luvas descartáveis; band-aids; esparadrapos; ataduras; termômetro; álcool em gel; micropore; pinça; tesoura sem ponta; manta térmica; cotonetes; algodão; soro fisiológico; spray antisséptico; lanterna de cabeça. Analgésicos, anti-histamínicos, antitérmicos, relaxantes musculares e antiácidos podem fazer a diferença também!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS