Sportbay logo

O que levar numa viagem curta de moto: preparo e manutenção

Moto é sinônimo de liberdade: sentir o vento no rosto ao acelerar na estrada e uma boa viagem representam isso da melhor forma, mesmo as mais curtas, em um fim de semana. Para você curtir de verdade, entenda o que levar numa viagem curta de moto para não ter dor de cabeça e caso algo aconteça você esteja preparado.

Para que uma viagem feita para refrescar a mente e fugir um pouco da rotina não vire uma dor de cabeça a mais, estar preparado é fundamental. Pequenas ferramentas e itens complementares podem resolver o que seria um problemão em alguns minutos.

Siga com a gente e vamos ajudar você a juntar o que levar numa viagem curta de moto, além de pequenos hábitos de manutenção da sua moto que você pode fazer rapidamente em casa antes de pegar a estrada.

Segurança e conforto

Vamos iniciar falando sobre os itens de segurança, pois proteção deve ser sempre a prioridade e, apesar de não serem muitos itens, são superimportantes. Vamos trazer também alguns equipamentos para ter uma viagem mais confortável se prevenindo contra mudanças de temperatura ou contra chuva, por exemplo.

Equipamento de proteção

Não precisamos nem falar sobre capacete, né? Ele vai garantir que você não sofra lesões na cabeça e é obrigatório por lei, independentemente de para onde você vá. Alguns cuidados são bons para tomar com ele antes da viagem. Saber limpar e tirar riscos da viseira vão entregar uma visão mais clara da estrada.

É interessante que você esteja equipado com botas e joelheiras para moto. A bota vai entregar maior aderência à pedaleira durante toda a viagem, permitindo mais estabilidade e segurança. Ela também garante uma proteção extra nos seus pés, assim como a joelheira aos seus joelhos no caso de uma queda ou acidente.

Um equipamento que não está diretamente ligado à segurança, mas pode entrar na lista de o que levar numa viagem curta de moto, é o GPS. Caso vá viajar para um local novo, ou até mesmo um conhecido, mas que não vai há muito tempo, ele vai quebrar um galho se alguma rota nova aparecer ou a memória falhar.

Conforto para sua viagem

Mesmo sendo curta, não adianta nada você fazer uma viagem para relaxar e todo o caminho ser desconfortável e impossível de se curtir. Óbvio que nem tudo dá para prever, mas usar roupas adequadas para andar de moto e levar pelo menos duas mudas de roupa para frio e calor fazem uma grande diferença.

É bem comum a utilização de uma segunda pele para a manutenção de uma temperatura agradável, com um tecido fresco e que não deixe o suor acumular no seu corpo. Jaquetas fechadas vão impedir que você sinta frio durante a viagem e calças com tecidos leves vão manter a temperatura agradável.

Outros dois equipamentos importantes são as luvas e os óculos. Para as luvas, considere o clima do local, pois existem luvas mais abertas para dias mais quentes e outras completamente fechadas para proteger suas mãos do vento frio. Os óculos são importantes se a viseira do seu capacete não proteger contra o sol.

Kits e ferramentas

Nunca se sabe quando vai acontecer um imprevisto e quando você vai precisar de tal ferramenta, ou daquele item específico para ajeitar algo na moto. O que a gente fez foi juntar os mais comuns e frequentemente usados, para não encher muito o seu baú.

Kit de ferramentas para a moto

Por mais que você confie na sua moto e tenha feito a manutenção certa antes de sair, nunca se sabe o que pode acontecer. Por isso, aconselhamos levar um kit de ferramentas, para fazer pequenos ajustes. Nele, tenha as ferramentas comuns, além de um torquímetro e uma ferramenta para retirar e colocar elos de corrente.

Kit de primeiros socorros

De todos, esse é o que não queremos ter que precisar usar. Um kit de primeiros socorros vai ajudar em acidentes mais leves, mas também em um mal-estar que você possa sentir na viagem. Leve sempre antialérgicos, antitérmicos, relaxantes musculares, anti-inflamatórios, remédios para disfunções intestinais e para estômago.

Lanterna

Saber o que levar numa viagem curta de moto faz parte da experiência, e ela diz que nunca se sabe onde nem quando o problema vai acontecer. Uma lanterna vai ser um grande quebra-galho se você tiver que fazer alguma manutenção de noite, ou trocar alguma peça de roupa por causa da mudança de clima.

Manutenção antes de sair de casa

Existem algumas peças e setores da moto importantes para serem verificados e passados por uma revisão completa antes de você poder colocar o pé na estrada. Dá uma olhada na lista para você saber em quais ficar de olho:

óleo de motor;
líquido de arrefecimento;
fluido de freio;
corrente;
pneus;
óleo de suspensão;
lanternas, faróis e setas.

Quem procura acha

Agora que você já sabe o que levar numa viagem curta de moto, vamos ver o que você tem e o que falta para estar 100% preparado. No caso de algo faltar, nós vamos ajudar de novo. A Sportbay tem muitos equipamentos e acessórios para completar a sua viagem e mantê-lo seguro de que não está esquecendo de nada.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS