Saiba o que é scooter e suas principais características

Os grandes centros urbanos acabaram criando novas necessidades, e cada vez mais pessoas viram nas motos uma forma de locomoção. Foi criado um modelo ainda mais prático e perfeito para pequenos trajetos, as scooters. Venha entender o que é scooter, além de por que é um modelo tão famoso e muito usado.

Estas motos são mais acessíveis aos iniciantes e mais práticas. Pensando em trajetos curtos e aumentando a facilidade de direção para quem busca algo simples e rápido para ir ao trabalho ou quebrar um galho no cotidiano, as scooters foram criadas. 

Assim como sua parceira, a motoneta, as scooters, teoricamente, não são consideradas motocicletas. Então, o que é scooter? Existem algumas diferenças cruciais entre elas, e vamos discuti-las hoje com você.

Um pouco de história

Para um contexto de como surgiu e do que é scooter, vamos entender rapidamente como surgiu esse nome — e seu conceito. O seu nome vem do inglês; a palavra significa “patinete”, isso por causa da semelhança entre os dois itens.

No Brasil, só veio surgir em 1994, quando o nosso país passou a receber mais e mais produtos importados. Inicialmente, esse tipo de motocicleta foi trazido pela Caloi, mas logo foi acompanhada por outras marcas. Contudo, o brasileiro demorou quase 20 anos para entender completamente essa nova forma prática e rápida de direção.

Motos x scooter

Algumas pessoas ainda acreditam que scooter e motonetas são motocicletas, mas elas não são. Os principais motivos pelos quais elas não estão nessa categoria são a forma de condução, o tamanho das rodas, embreagem e câmbio e o seu desempenho. 

A forma como você conduz uma moto e uma scooter é diferente. Enquanto, em uma moto, a condução é feita com o indivíduo montado no veículo, nas scooters, você vai sentado. Apesar de serem veículos com duas rodas, de o piloto ter que se equilibrar nelas e de ambas terem guidões, as semelhanças param por aí.

Outro ponto relevante para estarem em categorias diferentes são os tamanhos das suas rodas. No caso das scooters, as rodas são menores e mais finas, fazendo com que o seu único habitat seja no asfalto. Existe diferença no quadro e na suspensão também, fazendo com elas sejam mais frágeis a buracos grandes na rua.

As motos comuns contam com rodas maiores, e mesmo as urbanas podem estar mais preparadas para terrenos mais acidentados. Quando se fala na forma de direção das scooters, é comum as pessoas dizerem que são mais fáceis e perfeitas para iniciantes; nesse caso, estão certas.

Na scooter, tudo será feito pelas suas mãos. Como são motos automáticas, não precisam de marchas nem existe preocupação com a embreagem. Assim como nas bicicletas, seus freios são acionados pelas mãos, o que facilita muito para quem busca praticidade, e o acelerador, assim como nas motos, é no lado direito.

É importante lembrar que, apesar da sua facilidade na condução, sendo geralmente indicada para quem quer perder o medo, a scooter é um veículo em que é necessário habilitação para ser conduzida.

Scooter x motonetas

Outra confusão comum é dizer que scooter é uma motoneta e vice-versa. Apesar de compartilharem semelhanças, tal como com a moto comum, elas ainda são de categorias diferentes.

As principais diferenças entre scooter e motoneta são que, apesar de serem conduzidas de formas parecidas, ou seja, como piloto sentado, as motonetas têm rodas com tamanho mais próxima à de uma moto comum, mas com uma potência mais baixa. Tendem a ser mais baratas, com simples manutenção e mecânica. 

A troca de marcha nas motonetas não é automática como na scooter. Ela é feita por uma embreagem centrífuga. Trata-se de uma embreagem que é ativada no momento em que o piloto deseja trocar de marcha. Nesse caso, não é necessário por parte do piloto o acionamento da embreagem, somente a troca de marcha.

Uma scooter vale a pena?

Apesar de ser mais cara que as motos mais conhecidas, a sua praticidade e seu menor consumo de combustível podem ser dois dos grandes fatores de compra de uma scooter. É claro que saber o que é scooter não basta, existem alguns passos básicos que você tem que cumprir antes de se arriscar com uma dessas. 

O primeiro é, claro, ter a habilitação para a condução de motos. O segundo é analisar qual o seu objetivo com essa nova compra; lembre-se que, apesar de muito prática e de fácil condução, a scooter é limitada ao asfalto, sendo que, mesmo nele, você pode encontrar dificuldades.

Entenda que ela deve se adaptar ao seu estilo e à sua necessidade de vida, e não o inverso. Não se afobe e entenda que a direção não é necessariamente simples para aqueles já acostumados com as motos. Suas rodas são menores, e suas curvas, mais suaves. 

Conhecendo mais do mundo das motos

Se você está conhecendo agora o mundo das motocicletas e não quer parar no que é scooter, nós, da Sportbay, vamos ajudar com muito conteúdo no nosso blog, com dicas para uma direção mais profissional e até mesmo informações técnicas para manutenção da sua amiga de 2 rodas.

Se você já decidiu o que quer e já vai partir para a ação, a nossa loja conta com vários produtos de primeira qualidade com entrega para todo o Brasil. Luvas, botas, capacetes e muitos outros equipamentos para o seu conforto, segurança e, com certeza, com o seu estilo: tudo isso será encontrado com um ótimo preço!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS