O que é mountain bike?

É um esporte praticado com bicicleta, dentro do universo off road, costumeiramente em terrenos mais acidentados, com bikes especialmente projetadas para esse tipo de aventura. As mountain bikes têm semelhanças com outras bicicletas, mas possuem recursos criados para aumentar bastante a durabilidade. Quer saber mais sobre o que é mountain bike? Confira neste post!

O desempenho também é amplificado nas bikes de MTB. Pneus e rodas maiores e mais largos, matérias-primas mais resistentes e freios a disco são os principais diferenciais. O mountain bike é geralmente dividido em cinco categorias distintas: cross country, trilha, enduro, downhill e freeride.

Cross country e trilhas

Saber o que é mountain bike nos permite conhecer outras categorias, como o ciclismo cross country. Ele se tornou um esporte olímpico em 1996 e é a única forma de mountain bike praticada nas olimpíadas. Os percursos e as trilhas consistem em uma mistura de caminhos acidentados em florestas e trilhas simples ou duplas.

Já os percursos em trilhas geralmente incluem rochas, areia, cascalho solto, raízes, lama e encostas íngremes. As MTB são fabricadas para lidar com esses tipos de terreno e os obstáculos encontrados neles, como troncos, quedas verticais e pequenos pedregulhos. As trilhas podem ser íngremes e longas, como estradas agrícolas e dentro de florestas.

Enduro, downhill e freeride

Na modalidade enduro, as descidas são cronometradas e as subidas são obrigatórias, mas não cronometradas. Já o downhill é praticado em terrenos íngremes e acidentados, que geralmente apresentam saltos, quedas e outros obstáculos. O ciclista geralmente viaja até o ponto de descida em um teleférico ou automóvel.

A modalidade freeride é relacionada ao downhill, mas com a presença de truques, estilos e recursos técnicos especialmente desenvolvidos para trilha. No mountain bike, o freeride significa andar de trilha do modo mais criativo possível, com estilo, amplitude, controle e velocidade.

o que é mountain bike - imagem de bike preta com detalhes em branco
O que é mountain bike? 2

A evolução do MTB

Para entender o que significa mountain bike, é fundamental conhecer a história dessa prática. Um dos primeiros exemplos de bicicletas modificadas especificamente para uso off road ocorreu nos Estados Unidos, em uma expedição de Buffalo Soldiers de Missoula, Montana, para Yellowstone, em agosto de 1896.

Na década de 1940, a prática de pedalar em estradas off road tornou-se um esporte, com o primeiro campeonato mundial ocorrendo em 1950. Na década de 1970 e 1980, as fábricas de bicicletas off road começaram a produzir bicicletas para MTB usando materiais mais leves e de alta tecnologia.

Desde a década de 1990, até a primeira década do século XXI, o MTB, que antes era um esporte pouco conhecido, se tornou uma atividade muito popular. Mountain bikes, equipamentos e acessórios, antes disponíveis apenas em lojas especializadas ou por encomenda, atualmente estão disponíveis em diversas lojas de esporte e saúde.

Por dentro do MTB

O mountain bike requer resistência, força, equilíbrio, habilidades de pilotagem de bicicleta e autoconfiança. Ciclistas com prática conseguem ótimo desempenho tanto em descidas íngremes quanto em subidas muito inclinadas. No caso de freeride e downhill, as manobras aéreas são realizadas tanto em cenários naturais quanto em saltos e rampas especialmente construídas.

Os ciclistas de MTB pedalam em trilhas off road, como singletrack, estradas secundárias, trilhas feitas especialmente para bicicletas e trilhas projetadas com saltos, elevações e declives para adicionar emoção à experiência. Muitos ciclistas costumam carregar uma mochila com água, ferramentas para reparos, comida e um kit de primeiros socorros. Passeios em grupo também são comuns.

Bikes especiais para MTB

As bicicletas para mountain bike diferem de outros modelos principalmente porque incorporam recursos destinados a aumentar a durabilidade e melhorar o desempenho em terrenos acidentados. Saber o que é mountain bike proporcionou a criação de modelos mais modernos, com suspensão, pneus de aro 26 ou 29 e  guidão mais largo, permitindo que o ciclista fique ereto e tenha mais controle.

Ao compararmos as mountain bikes com outras bicicletas, algumas também usam freios a disco hidráulicos e tendem a apresentar níveis mais baixos de relação de marcha, facilitando a subida de colinas íngremes e a travessia de obstáculos. Os pedais variam entre uma plataforma simples e o modelo clipless, com o qual o ciclista utiliza uma sapatilha equipada com uma presilha que se encaixa no pedal.

Equipamentos e acessórios de segurança

Agora que você já sabe o que é mountain bike, assim como qualquer outra prática de ciclismo, equipamentos de segurança e acessórios especiais são importantes. O capacete é indispensável, pois reduz significativamente a probabilidade de concussões. Já os óculos de proteção protegem os olhos contra chuva, poeira e detritos, aumentam o nível de conforto e ajudam a enxergar bem as condições do percurso.

As luvas de mountain bike devem cobrir toda a mão, de modo a diminuir a exposição a possíveis choques. Outro acessório essencial é o guarda-lamas, projetado para atuar como uma barreira entre os pneus e a bicicleta — o objetivo é ajudar a proteger a bike contra detritos e outras condições da estrada.


Quem pratica o ciclismo de mountain bike deve ter sempre à mão um kit de conserto, com equipamentos e acessórios fundamentais. Assim, no caso de contratempos, é possível resolver rapidamente utilizando as ferramentas. Na Sportbay, você encontra roupas especiais, equipamentos e acessórios para MTB. Confira ofertas e vantagens especiais!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS