Sportbay logo

O que é motocross: melhores 6 dicas para iniciantes

O motocross é um esporte bem conhecido e admirado por vários praticantes e entusiastas. Todos os dias, novas pessoas se encantam e buscam saber mais sobre essa modalidade, e hoje vamos contar o que é motocross para quem deseja iniciar no esporte e dar algumas dicas interessantes para um bom início.

Esse esporte, em geral, envolve muita adrenalina e concentração de seus participantes, que devem estar bem mental e fisicamente para que as manobras sejam executadas da forma correta. Além disso, os pilotos são muito bem protegidos por equipamentos de segurança especializados.

O que é e como surgiu

Para quem ainda não conhece o que é motocross, vamos esclarecer. Trata-se de uma modalidade desportiva que utiliza motocicletas preparadas e construídas com o objetivo de realizar corridas e manobras em off-road, ou seja, fora de estradas.

Comumente chamado de motox ou mx, ele teve origem na Inglaterra, surgindo quase junto com as motos, quando vários pilotos, que tinham como paixão a velocidade, começaram a se juntar para fazer pequenas competições, nas quais não existia muita complexidade, somente curvas mais abertas e fechadas.

Na época, existiam poucos equipamentos de segurança e o que tinha, como o capacete, era praticamente decorativo, não provendo nenhuma proteção. O MX, outra forma de se referir ao esporte, rapidamente cresceu e campeonatos maiores começaram a surgir com a criação de um pequeno conjunto de regras.

Após 20 anos de existência nos Estados Unidos, surge o que é motocross no Brasil. Com o avanço da tecnologia, permitindo motos mais potentes e estáveis, além de equipamentos de segurança mais confiáveis e testados, o esporte cresceu muito como espetáculo, chamando a atenção de várias marcas e mais investimento.

Como começar e primeiras preocupações

Seguem então algumas dicas que nós reunimos para que você comece com o pé direito nessa nova aventura. Tente sempre ser acompanhado por alguém mais experiente que possa auxiliar você na execução de manobras e em alguns detalhes técnicos.

Evite motos novas

Ao começar em um novo esporte, é importante você experimentar primeiro, evitando fazer grandes investimentos e procurando conhecer e entender o que é motocross e o que mais interessa você no esporte.

O motocross pode abranger várias modalidades e é interessante que, antes de gastar muito dinheiro em motos novas e equipamentos caros, você perceba se aquilo é mesmo o que deseja ou se é apenas uma vontade momentânea. Após ganhar mais experiência e gosto, faça os upgrades condizentes com a sua realidade.

Entenda suas limitações

Uma máquina potente pode ser uma grande tentação, mas, mesmo que você tenha dinheiro disponível, procure algo compatível com o seu nível de experiência e habilidade. Algo mais potente exige mais controle e concentração, podendo pedir mais do que você consegue encontrar nesse momento.

Equipamentos de segurança

Para a prática desse esporte em específico, os equipamentos são essenciais. Alguns estão em níveis de importância maior, mas todos devem ser considerados na hora da compra. Existem dois em específico que, caso você possa, não economize mesmo: o capacete e a bota.

O uso capacete é bastante óbvio. Com as manobras em alta velocidade e o terreno acidentado, ele se torna o seu anjo da guarda caso algo aconteça. A bota toma o segundo lugar no ranking de importância, pois a maior parte dos acidentes acontecem na região do pé, do tornozelo e do calcanhar.

Aprenda a fazer a manutenção básica

Nesse ponto, é importante afirmar que é indispensável a presença de um profissional que entenda e conheça de motocicletas, porém, existe uma série de procedimentos e cuidados que podem ser feitos por você mesmo. A questão toda não é somente uma economia de dinheiro, mas o próprio processo de conhecer a sua parceira off-road.

Troca de óleo, ajuste de corrente, ajuste de freios e cuidados com os cabos são atividades que fazem parte de um cuidado recorrente com a sua moto e permitem que você a conheça mais de perto e entenda seu funcionamento.

Ajuste a sua preferência

Existem ajustes feitos de forma fácil e que fazem grande diferença na direção. Deixar a sua moto personalizada para você muitas vezes não custa nada, e a suspensão é um exemplo de ajuste simples e fácil que pode ser feito e que vai melhorar muito a sua qualidade de vida.

Competições e modalidades

Não coloque a carroça na frente dos bois nesses casos. As competições são atraentes e interessantes, mas devem ser feitas com cuidado e com o mínimo de experiência. Busque primeiro pegar o jeito com a sua moto, entender como ela funciona e quais são as suas limitações.

Não existe também a necessidade caso não queira entrar em corridas. O off-road reúne uma série de modalidades e formas de se divertir dentro dele, como trilhas. Não ceda a fazer aquilo que você vê que muitos fazem se não tiver o interesse, ainda há muito espaço dentro desse esporte.

Por onde você pode começar?

Caso você tenha dúvidas ou precise encontrar as peças certas para começar a entrar no esporte, nós da Sportbay temos o melhor do motocross para oferecer, com uma entrega para todo o país e uma grande variedade de produtos, além dos diversos conteúdos produzidos para que você se informe e descubra mais sobre o mundo das motos.
Apresentamos para você o que é motocross e sabemos que você se interessou, então venha dar uma olhada no nosso catálogo e temos certeza que algo, desde acessórios a peças de moto, vai atender você, desde funcional ao estético.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS