O que é moto carburada e a diferença para a injeção eletrônica?

Você provavelmente já ouviu falar sobre as motocicletas com carburador e injeção eletrônica. Mas afinal, o que é moto carburada e qual a diferença entre os dois tipos de veículo?

Neste artigo, você vai entender essas e outras questões sobre o que é moto carburada. Além disso, você vai conhecer as vantagens e desvantagens desse tipo de veículo, como identificar problemas na peça e dicas para limpeza do carburador. Continue a leitura!

Afinal, o que é moto carburada?

imagem mostrando o que é moto carburada

A moto carburada é caracterizada por possuir uma peça chamada de carburador. O dispositivo é responsável por fracionar a mistura de oxigênio e combustível para a entrada no motor.

Dessa forma, a função do carburador é controlar a mistura das substâncias para que a queima de combustível no motor seja eficiente, movendo os pistões e gerando potência para o veículo. É uma peça com funcionamento mecânico, que não participa do sistema eletrônico.

Portanto, é importante que o carburador esteja sempre funcionando bem para garantir um menor gasto de combustível e maior potência. Apesar de terem benefícios, a maioria das motos fabricadas atualmente trocou o sistema de carburador pelo de injeção eletrônica.

Como funciona o sistema de injeção eletrônica?

Desde a década de 1990, as montadoras de veículos realizam a transição dos carburadores para a injeção eletrônica. Mas o que é moto injetada? Nesse sistema, a distribuição de combustível no motor é controlada eletronicamente.

Dessa maneira, os bicos injetores no motor são acionados automaticamente conforme as demandas do veículo. A central eletrônica da moto identifica as necessidades do motor e realiza a injeção de combustível de maneira eficiente.

Assim, uma das maiores diferenças entre a moto carburada e injetada é que, na primeira, a mistura de oxigênio e combustível acontece antes da entrada no motor. Já no sistema de injeção eletrônica, o combustível é administrado direto no motor.

Quais são as vantagens e desvantagens da moto carburada?

Agora que você já sabe o que é moto carburada, vamos entender as vantagens e desvantagens desse veículo. Por terem um funcionamento mecânico e serem mais simples, os carburados são, normalmente, mais fáceis de serem consertados.

Contudo, os carburadores costumam ter uma menor durabilidade, podendo deixar os motociclistas na mão. Além disso, as motos injetadas contam com uma maior eficiência no consumo de combustível, pois o sistema identifica a quantidade necessária de mistura para o motor.

Isso se reflete na diminuição da emissão de gases poluentes, sendo ecologicamente mais sustentável. Outra vantagem da injeção eletrônica é a constância do desempenho e potência do veículo.

Como identificar se o carburador está com problemas?

Diversos problemas de desempenho da moto podem estar relacionados ao mau funcionamento do carburador. Muitas vezes, o carburador sujo pode prejudicar a mistura de combustível e oxigênio, sendo necessária a limpeza ou manutenção.

Além de entender o que é moto carburada, é importante que os motociclistas atentem-se a alguns indícios de problemas no carburador. Um dos mais comuns é a dificuldade para dar partida no veículo, já que a sujeira prejudica a entrada de combustível de forma eficiente no motor. 

Quando estiver andando de moto, a pessoa pode identificar aceleração prejudicada e alterações bruscas na velocidade. Outro indício muito comum de problemas no carburador é o consumo de combustível fora do padrão do veículo.

Caso o veículo apresente esses problemas, a recomendação é procurar um mecânico. Também é importante limpar constantemente a moto, evitando o acúmulo de sujeira no carburador e em outras peças.

Como limpar o carburador de moto?

Além de saber o que é carburador de moto, é importante conhecer os métodos de limpeza, para que a peça dure mais. Para uma higienização profunda do carburador, é necessário desencaixá-lo do veículo e desmontá-lo.

Dessa forma, o primeiro passo é desencaixar o carburador das outras partes da moto, conforme apresentado no manual do veículo. Normalmente, a peça está unida com a mangueira de combustível, coletor de admissão, cabeça do pistão e cabos de eletricidade.

Com o carburador desacoplado, o próximo passo é abrir a tampa de proteção e, depois, as partes inferiores e superiores do equipamento. As entradas de ar podem ser limpas com ar comprimido. Já o interior deve ser higienizado com uma escova de cerdas marciais contendo produto especial de limpeza.

O último passo é enxugar a peça com um pano seco, remontar o carburador e reconectá-lo ao veículo. Uma boa dica para realizar esses processos sem se perder é tirar fotos em cada etapa. Assim, o motociclista pode consultar as imagens no momento de conectar o carburador.

Peças para moto e equipamentos para motociclistas na Sportbay!

Além de entender o que é moto carburada, no blog da Sportbay, você confere outras matérias e dicas sobre o mundo do motociclismo. Aqui, você vai conhecer, com detalhes, como limpar o carburador, os principais modelos de moto atualmente e outras informações relevantes.

A loja on-line da Sportbay conta com tudo que você precisa para curtir em duas rodas. Aqui, você encontra peças para moto, inclusive para modelos carburados, como escapamentos e aros.

Além disso, você pode adquirir equipamentos e roupas para motociclista, incluindo capacetes, botas e luvas. Trabalhamos com as marcas mais conceituadas para oferecer sempre a melhor qualidade e ótimo custo-benefício. E você nem precisa se preocupar com a distância, pois a Sportbay entrega para todo o Brasil!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS