Sportbay logo

O que é consórcio de moto, como ser um consorciado e ganhar seu veículo dos sonhos?

O consórcio de moto é uma maneira econômica e prática de conquistar seu veículo. Nesse sistema, os participantes investem mensalmente na futura motocicleta, com a possibilidade de obtê-la antes em sorteios. Quer saber mais sobre o que é consórcio de moto?

Entre as perguntas mais comuns sobre esse tema estão: quais são os benefícios desse sistema de autofinanciamento? Como participar de um grupo de consorciados? É um investimento seguro? 

Aqui no blog da Sportbay, vamos responder a tudo isso, assim você fica por dentro de como funciona o consórcio de motos, como participar de um e quais são as principais vantagens de ser um consorciado. Continue lendo!

O que é um consórcio de moto?

No consórcio de moto, um grupo de pessoas — chamadas consorciadas ou cotistas — pagam um valor mensal para obter uma motocicleta. Então, ele é uma forma de financiar um veículo, mas em um sistema com características próprias. 

O objetivo do consórcio é que todos os participantes, pagando as prestações em dia, adquiram a moto. Esses grupos são organizados por administradoras — como bancos e montadoras —, que cuidam das movimentações financeiras e da elaboração de sorteios e lances.

Os sorteios são a parte mais importante para entender o que é um consórcio de moto. Todos os meses, os consorciados podem ser sorteados para ganhar o veículo antes de pagar todas as parcelas.

Esses sorteios são realizados em assembleias mensais. Nesse momento, os consorciados também podem realizar lances, assim como um leilão, que dão o direito de adquirir a moto para quem oferecer o maior valor.

Como participar de um consórcio?

o que é consórcio de moto

Agora que você já sabe o que é consórcio de moto, vamos explicar como participar de um. O primeiro passo é contratar uma administradora, que pode ser a montadora da própria moto que você deseja ou instituições como bancos.

Contudo, sempre se certifique de que o consórcio é autorizado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), órgão que regula esse sistema. Você também deve se atentar a todas as regras da administradora, porque podem mudar de acordo com cada empresa.

Você pode participar de grupos de consórcios novos ou entrar em um já existente, caso tenha cotas abertas de membros que saíram. Após ser aprovada, a pessoa já entra para o grupo, pagando as parcelas e participando das assembleias mensais.

Quando são sorteadas ou ganham o leilão, as pessoas recebem um crédito, referente ao saldo acumulado do grupo, para adquirir a moto nas concessionárias autorizadas. Caso não seja sorteado no período de existência do consórcio, o participante recebe o veículo no final.

Vantagens do consórcio

Além de saber esses detalhes sobre o que é consórcio de moto, é importante ficar por dentro das vantagens de escolher esse sistema em vez de outros, como o financiamento bancário.

Assim, você identifica se o consórcio para moto vale a pena para seus objetivos e como essa escolha pode ser vantajosa. A seguir, conheça os três principais benefícios para os consorciados.

Sem taxas de juros

Algumas modalidades populares para adquirir o veículo, como financiamento, parcelamento e empréstimo, envolvem taxas de juros. Já o consórcio não possui cobrança de juros, apenas a taxa de administração.

Por isso, ele é uma maneira atrativa de adquirir uma moto para quem não pode pagar à vista, mas não tem pressa para ter o veículo na garagem. Assim, coloque os valores das parcelas e as taxas administrativas na ponta do lápis para escolher o melhor consórcio para você.

Organização e segurança

Ao escolher um consórcio de administradora confiável, os consorciados vão contar com segurança nas transações financeiras e praticidade na organização. Elas também são responsáveis pelas assembleias mensais.

Outra vantagem relacionada à segurança do consórcio nacional é a garantia de que o investimento resultará na moto. Como esses consórcios pretendem que todos conquistem um modelo específico de veículo, o sistema garante que os investimentos sejam aplicados nesse objetivo e que a inflação seja corrigida.

Descontos à vista

Quando é sorteada para a carta de crédito da compra da moto ou ganha o leilão, a pessoa consorciada pode comprar o veículo à vista. Assim, ela tem mais poder de negociação na hora da compra.

Isso permite que os consorciados possam, por exemplo, com as cartas de crédito nas mãos, adquirir descontos na compra à vista e escolher o melhor momento para comprar a moto

Tudo que você precisa para sua moto!

Após entender o que é consórcio de moto e como receber seu veículo dos sonhos, é hora de você equipar sua moto com os melhores itens e atualizar seu vestuário de motociclista!

Se o assunto forem peças e roupas para andar de moto, a Sportbay é a escolha ideal para você! Nosso catálogo conta com capacetes, acessórios, aros de roda, escapamentos e tudo mais para você curtir passeios e aventura na moto, seja no street, seja no off-road.

Então, confira nosso blog, com dicas incríveis para motociclistas, e nossos produtos. Aqui, você tem diversas opções de pagamento e conta com entrega para todo o Brasil!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS