Sportbay logo

Afinal, o que é carburador? Para que serve?

O carburador é uma peça muito famosa, muitos problemas são atribuídos a ele, algumas vezes, equivocadamente. O entendimento correto de o que é carburador é importante para saber identificar e solucionar se é ele mesmo que vem causando dores de cabeça.

É possível que você esteja enfrentando problemas decorrentes do desgaste da falha dessa peça hoje. Vamos mostrar não só o que é, mas também como funciona um carburador e os cuidados que você deve ter para aumentar a vida útil da sua moto e não perder dinheiro.

O que é carburador?

Apesar de hoje ser uma peça que, tanto para motos quanto para carros, faz parte do passado, o carburador já fez muito sucesso e era uma das peças mais essenciais de um automóvel. Tinha como objetivo alimentar os motores com o ciclo Otto e atuou por 100 anos em todos os veículos automotores.

O que é carburador como conhecemos hoje foi patenteado por Siegfried Marcus no ano de 1872 e inventado por Samuel Morey, e só viu o fim da sua era chegando quando surgiu a injeção de combustível, que ainda era inicialmente mecânica, mas veio a se tornar eletrônica. Durante um século, foi uma das peças mais importantes de um veículo.

Para que serve um carburador?

Afinal, para que serve o carburador? Ele é, em geral, um dispositivo mecânico instalado nos motores que tem como função principal fazer a mistura e a entrega do ar/combustível para a câmara de combustão, onde se inicia o processo de ignição por uma centelha, causando assim uma explosão para o funcionamento do motor.

Além disso, o carburador regula essa mistura entre ar e combustível de forma que não cause um mau funcionamento. Caso haja uma falha para ambos os lados, podem ser causados problemas para a realização do trabalho do motor.

Quando me preocupar?

Agora que já sabemos o que é carburador e para que ele serve, devemos entender o que a sua má regulagem pode causar para o motor. Como já foi dito, o carburador tem a função de levar combustível e ar ao motor na medida certa para haver a combustão necessária.

Caso haja algum erro na medição da quantidade para ambos os lados, pode haver falhas na ignição e perda de desempenho. Ao receber muito combustível, o motor vai se afogar pelo excesso e, caso entre mais ar do que o previsto, o veículo perde potência.

É importante lembrar também que para cada tipo de combustível o carburador funciona de forma diferente. No caso da gasolina e do etanol, por exemplo, são medidas diferentes de ar e combustível.

Como fazer manutenção

A manutenção passa por algumas etapas. É importante você identificar sempre qual é o combustível essencial para o funcionamento do seu carro ou moto primeiro. Não é recomendada a troca entre etanol e gasolina.

É importante também sempre ficar atento a onde você abastece seu carro, às vezes, o problema se trata de gasolina adulterada, levando assim o seu veículo a ter menos potência.

O alto consumo com baixo rendimento pode ser resolvido por uma calibragem. No caso de excesso de combustível, a solução passa pela limpeza do tanque e pela verificação das mangueiras e das tubulações. Já caso a dificuldade esteja na regulagem em si, é importante checar outras peças, como velas e tampas do distribuidor.

Vantagens e desvantagens do carburador

Pela definição de o que é carburador, já sabemos que se trata de uma peça simples e de baixa complexidade, permitindo que sua manutenção seja mais rápida e de baixo custo. Por outro lado, o seu funcionamento mecânico limita muito até onde ele pode ir e o que pode ser feito com ele.

Tem o valor bem variável graças à grande variedade de carburadores. Com buscas na internet, você pode encontrar valores entre R$ 300,00 e R$ 5.000,00. Esse valor também pode variar conforme o desempenho que você deseja.

Carburador eletrônico

O carburador eletrônico é a evolução do nosso velho carburador. Nesse caso, ele é controlado por uma central que faz a regulação da quantidade e das medidas necessárias para manter o motor em perfeito estado. Dessa forma, o consumo de combustível é muito menor e permite a troca, graças a uma centralização do gerenciamento.

O carburador eletrônico — ou injeção eletrônica —, diferentemente do carburador comum, possui sensores e atuadores que identificam e regulam caso haja algum problema de funcionamento. Caso a sua dúvida seja qual o melhor carburador, o eletrônico com certeza sai na frente pela sua tecnologia mais moderna.

Onde você pode encontrar ajuda

A Sportbay tem uma série de materiais para suporte e acessórios para cada caso específico. A nossa entrega a todo país e comprometimento com uma grande variedade buscam sempre atender melhor todas as necessidades quando se fala de peças para moto.


Protetores para motor, escapamento e muitos outros materiais importantes para a manutenção da sua moto. Dê uma olhada no nosso catálogo de produtos ou entre em contato conosco pelo site caso haja alguma dúvida.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS