O que é aquaplanagem? Confira dicas para pilotar na chuva

Se você puder evitar, andar de moto na chuva não é aconselhável devido à diminuição da visibilidade e às condições perigosas das vias. Porém, todo piloto já foi pego pela chuva alguma vez. Só em São Paulo, chove em pelo menos 107 dias em um ano. Por isso, aprenda o que é aquaplanagem e confira dicas para pilotar na chuva. 

Quando chove, é essencial que você esteja equipado com a marcha certa, saiba como preparar sua motocicleta e entenda o básico para andar na chuva com segurança. Neste artigo, a Sportbay apresenta tudo o que você precisa saber para pilotar mesmo nos dias mais chuvosos. 

O que é aquaplanagem?

A aquaplanagem ocorre quando uma camada de água se acumula entre os pneus da moto e a superfície da via abaixo deles. Quando ocorre a aquaplanagem, os pneus não podem aderir ao asfalto. Isso causa falta de tração, o que significa que o piloto perde o controle e é incapaz de pilotar, frear ou acelerar. 

Pode ser uma experiência bastante assustadora, que facilmente incide em sinistro. Algumas pessoas conhecem o fenômeno pelo nome alternativo de hidroplanagem, mas ambos os termos significam exatamente a mesma coisa. Por isso, muitas vezes, quem pesquisa o que é aquaplanagem encontra artigos sobre hidroplanagem. 

O que causa a aquaplanagem?

A aquaplanagem pode ser causada por chuvas fortes que se acumulam na superfície de uma via ou por poças de água onde há buracos ou sulcos no asfalto. A água precisa ter pelo menos 2,5 mm de profundidade para que a moto aquaplane.

Quem compreende o que é aquaplanagem sabe que ela pode ser agravada por dois fatores: a condição dos pneus da moto e a velocidade em que a motocicleta está. Em relação aos pneus, quanto melhor a condição deles, maior a capacidade de andar na chuva sem ser prejudicado pela aquaplanagem. 

Como se proteger da chuva

Embora, às vezes, seja inevitável, andar de moto na chuva pode ser perigoso pelos seguintes motivos: visibilidade reduzida; pistas escorregadias; risco de tempestade com raios; aquaplanagem e hidroplanagem; e obstruções. 

Andar de moto em pistas escorregadias não é o ideal, mas realizar essa ação enquanto estiver molhado, frio e encharcado é ainda pior. Se você passa muito tempo em sua motocicleta ou a usa para o deslocamento diário, invista em capas de chuva de alta qualidade para mantê-lo seco em caso de necessidade. 

A chave para se manter o mais quente e seco possível durante a chuva é vestir em uma jaqueta e uma calça resistentes à prova d’água. Escolha um traje projetado para resistir à água e que ofereça isolamento e ventilação. Ao selecionar sua roupa de chuva, escolha uma com costuras seladas.

Escolhendo os acessórios

Suas luvas e botas precisam ser tão resistentes à água e respiráveis quanto suas calças e jaquetas. Procure meias leves e ventiladas, projetadas para manter os pés secos e quentes sem superaquecer. Você também pode considerar investir em uma balaclava ou polaina visando se proteger do vento. 

Prepare sua moto

Revisões regulares são essenciais a fim de manter sua motocicleta operando com desempenho máximo, porém você também deve realizar inspeções antes de pilotar na chuva. Peças, como os pneus, devem ser inspecionadas em intervalos regulares durante o período de chuva. 

Desacelere 

Os primeiros 30 minutos de chuva são geralmente o momento mais perigoso, porque é quando todo o óleo do motor e outros resíduos escorregadios são trazidos para a superfície. Leva cerca de meia hora de chuva constante para lavar esses resíduos. 

Se começar a chover antes de sair, use esse tempo extra para preparar e inspecionar sua motocicleta, planejar sua rota e colocar a capa de chuva. Se você já estiver pilotando quando começar a chover, encontre um local seguro para encostar e esperar. 

Quem deseja saber como evitar aquaplanagem precisa entender que, ao andar na chuva, o melhor a se fazer é desacelerar.  Além disso, duplique ou triplique a distância entre você e outros veículos a fim de minimizar o risco de colisão em condições escorregadias.

Encontre uma pista seca

Entender o que é aquaplanagem é importante para evitá-la em dias de chuva. Ao pilotar, mantenha-se na pista mais seca possível, como as partes mantidas secas pela cobertura de árvores. Procure por partes das vias que outros veículos já percorreram, visando que seus pneus possam aderir com mais facilidade. 

Permanecer nas áreas secas pode significar precisar trocar de pista com frequência para evitar áreas mais úmidas. No entanto, ao procurar pistas secas, lembre-se de que você ainda deve evitar obstruções e outros perigos. Vale a pena evitar caminhões grandes, pois eles podem jogar água e detritos em você.

Proteja-se com a Sportbay

É essencial ler sobre aquaplanagem e o que fazer em dias de chuva a fim de se tornar um piloto consciente. Isso garante uma performance mais segura para você, outros motoristas e pedestres. Não deixe de conferir, em nosso blog, outros artigos com boas práticas para motociclistas.

Com a Sportbay, além de saber o que é aquaplanagem, você tem acesso a artigos especiais para dias de chuva em nosso catálogo. Acesse agora e confira botas, luvas e calças à prova d’água que lhe protegerão mesmo sob as condições mais adversas. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS