Uma moto customizada é uma motocicleta que foi significativamente e nitidamente modificada para ter uma aparência, manuseio ou desempenho diferentes da forma como saiu da fábrica onde foi montada.
Sendo assim, uma moto pode ser customizada para ser moderna, legal, chamativa, estilosa, ou seja, refletir a personalidade do piloto. Entre os itens que podem ser transformados, estão a cor da moto, as peças e os componentes em geral, as manoplas, os bancos, os pneus, os faróis e os retrovisores.
Embora existam milhares de personalizações de fábrica e pós-venda, as oportunidades criativas para a personalização de sua bicicleta são infinitas. Você pode personalizar sua motocicleta focando a performance, a potência, o estilo ou a personalidade.
Faça você mesmo
Se você deseja customizar sua moto, o primeiro passo é determinar uma data para iniciar e outra para terminar as modificações. Em seguida, faça uma lista dos itens que deseja customizar, a fim de conseguir avaliar se você possui as habilidades necessárias a customização de motos.
Uma dica essencial para quem pretende ter uma moto customizada é realizar modificações graduais e pontuais na motocicleta. Desse modo, você consegue mantê-la na estrada durante o processo de transformação. Isso porque, ao realizar várias modificações de uma só vez, isso faz com que você fique sem poder usá-la.
Procure um profissional
As motocicletas mais antigas são geralmente menos complicadas — e, portanto, relativamente mais fáceis de customizar, tanto mecânica quanto eletricamente. Se você comprou uma moto modelo atual, é preciso considerar que os elementos elétricos podem ser complexos para leigos.
Para customizar uma moto atual, você precisa ter conhecimento em freios ABS, controle de tração, controle de roda, suspensão eletrônica e assim por diante. Por isso, estude, pesquise e reflita bem antes de iniciar as modificações em sua motocicleta. Quanto maior a complexidade, mais indicado procurar um profissional.
Customize sua moto antiga
Uma moto customizada antiga pode ser repintada. O trabalho de repintar é um dos mais básicos quando pensamos nas modificações. Entretanto, para isso, é preciso remover e recolocar painéis, faróis, entre outras peças. Apesar de trabalhoso o processo, tais atividades estão dentro das capacidades da maioria dos pilotos.
Além de repintar, uma moto customizada antiga pode receber toques pessoais, como peças do motor pintadas em cores exclusivas. Também é possível instalar um assento personalizado e diminuir o tamanho dos para-lamas. Além disso, a moto fica mais charmosa com a modificação do sistema de escapamento.
Você pode optar por usar uma única cor em toda a sua motocicleta, usar um design de sua escolha ou usar tinta cromada para dar um brilho que fará com que todos vejam você chegando. Dê preferência a sprays que podem ser usados em peças plásticas, no guidão, nos aros ou em qualquer outro lugar da moto.
Diversas opções de faróis
Uma moto personalizada pode ser adaptada a dezenas de faróis diferentes. Existem várias opções personalizadas, incluindo tiras refletoras que melhoram sua visibilidade para outras pessoas, luzes de rodagem diurna, faróis com lentes transparentes e faróis cromados.
Desse modo, personalizar faróis pode ser tão simples quanto trocá-los por outros diferentes. A maioria dos tipos de faróis é fácil de instalar. Geralmente, eles requerem apenas um pequeno número de ferramentas: um conjunto de chaves de fenda e outro de chaves de boca.
O básico da fiação é simples. Primeiramente, antes de qualquer corte ou desconexão de fios, desconecte o terminal negativo da bateria. Em seguida, encontre três fios. Um fio para farol alto, outro para farol baixo, além de um terceiro que funciona como fio-terra.
Escapamento: som e potência
No momento de personalizar a moto, muitos pilotos preferem modificar o escapamento. Sendo assim, você pode tornar o som de sua bicicleta verdadeiramente único. Adicionar um escape personalizado também pode dar mais potência à sua motocicleta.
Atenção para os pneus
Diferentes variações de pneus podem ser utilizadas em uma moto customizada. Lembre-se: pneus dianteiros largos tornam a moto mais responsiva nas curvas, mas um pouco insegura. Pneus traseiros mais largos impulsionam a moto para frente nas curvas, em vez de torná-las mais ágeis.
Você pode optar por ter pneus grossos para as partes dianteira e traseira de sua motocicleta. Eles são excelentes, porque oferecem mais contato da borracha com a estrada, fazendo com que a moto ganhe mais tração. Eles ajudam na transferência de potência e no manuseio de motocicletas com motores mais potentes.
Inclua gravuras
Em uma moto customizada, considere adicionar gravuras, como suas citações, nomes ou provérbios favoritos para agregar mais estilo e destacar sua motocicleta. Você também pode gravar uma imagem, padrão ou desenho, que homenageie natureza, filmes, música, esportes, entre outros aspectos.
Troque os pedais
Ao trocar os pedais, você pilota com mais estilo e conforto. Se você gosta de passeios de longa distância, considere trocar os pedais de fábrica por outros mais avançados, de modo que você consiga esticar as pernas enquanto pilota. Essa flexibilidade permite que você aproveite o passeio sem inconvenientes.
Customize com a Sportbay
Com a Sportbay, você consegue ter acesso a diferentes ideias de customização acompanhando os conteúdos de nosso blog. No site de nossa loja online, é possível encontrar bancos, faróis, manoplas, entre outras peças essenciais para customizar sua moto.