Como saber quem é melhor piloto de motocross do mundo

O motocross é um esporte famoso por suas grandes manobras em terrenos cada vez mais difíceis e com desafios maiores. Vários atletas já passaram e fizeram história em diversas categorias, mas será que é possível falar quem foi o melhor piloto de motocross do mundo

Afirmar com certeza quem é o melhor piloto de motocross do mundo é uma tarefa quase impossível. Muitos pilotos foram importantes em suas respectivas categorias, e cada uma delas tem um nível de dificuldade específico que nem sempre pode ser comparado.

Contudo, reunimos, neste artigo, alguns dos maiores nomes já vistos do mundo do motocross. Dessa forma, você pode conhecê-los e saber um pouco sobre os seus os seus feitos para serem considerados os grandes nomes do esporte. Todavia, antes, vamos falar um pouco sobre o que é o motocross para tirar algumas dúvidas.

O que é motocross e suas categorias

Apesar de ser bem popular, não são todas as pessoas que conhecem o motocross e suas modalidades com mais profundidade. O motocross, ou MX, é uma modalidade desportiva em que os pilotos competem com motos especializadas e preparadas para realizar corridas e manobras em off-road, ou seja, fora das estradas.

A corrida é realizada dentro de um circuito fechado com várias curvas e ondulações para desafiar os pilotos. As classificações de acordo com o Campeonato Brasileiro de Motocross são feitas por meio da idade do piloto e das cilindradas da moto.

Começa com 50cc, para crianças de 5 a 10 anos, e vai até a categoria Elite-MX, com homens e mulheres de 14 a 45 anos. A categoria elite-MX pode ser dividida de acordo com a classe. Veja as divisões:

  • ELITE – MX: possui uma bateria de 30 min e mais duas voltas;
  • MX1 e MX2: são 2 baterias de 30 min mais duas voltas;
  • MX2JR, MCJR e MX3: uma bateria de 20 min e duas voltas;
  • 50cc, 65cc, Nacional, MXF, MX4 e MX5: uma bateria de 15 min e duas voltas.

Melhores atletas de motocross

Agora que já esclarecemos o que é o motocross e suas categorias de acordo com o Campeonato Brasileiro, vamos falar sobre os ídolos e sobre alguns dos mais importantes pilotos que já fizeram e ainda fazem história nas pistas off-road. Muitas pessoas têm alguns deles como os melhores pilotos de motocross do mundo.

Stefan Everts

Não poderíamos abrir de forma diferente a nossa lista se não com o decacampeão mundial de motocross Stefan Everts. Com ótima genética, já que é filho do já tetracampeão Harry Everts, Stefan, são só corria muito bem, como fazia um verdadeiro espetáculo na pista. 

Tinha o costume de ficar muito mais tempo que os outros pilotos em pé na moto e em um mesmo dia; na França, em 2003, ganhou 3 categorias nas quais disputava, sendo elas: 125cc, MXGP e 650cc.

Considerado, por muitos, o melhor piloto de motocross do mundo, o tempo chegou para todos: o campeão já pendurou suas chaves em 2016, no ano em que fez história ganhando 14 dos 15 GPs.

Joel Robert

Uma das lendas do motocross, Joel Robert, é tido, por muitos, como o melhor piloto de motocross do mundo. Na época em que competia, ele abria tanta vantagem que sobrava até um tempo para parar e acenar aos fãs. Tinha muito carisma e, com certeza, muita técnica e habilidade para ser hexacampeão mundial.

Georges Jobé

Um dos mais importantes pilotos belgas que já aceleraram nas estradas de terra: Georges Jobé. Foi nomeado duas vezes, em 1987 e em 1992, como atleta do ano de seu país e tem 5 campeonatos mundiais de motocross na sua carreira. 

Tem como um dos momentos mais memoráveis da sua carreira a ultrapassagem em cima do André Malherbe logo após um double jump no grande prêmio da Inglaterra em 1984. Apesar dos seus 5 títulos mundiais, ele ainda coleciona 3 vices campeonatos, mostrando que, por muito tempo, sempre competiu em grande nível.

Roger de Coster

Impossível não estar nessa lista o “The Man” — conhecido, por alguns, como Roger de Coster. Se falamos até agora de lendas que fizeram sua história do motocross, de Coster vai além disso. Possui cinco títulos mundiais e foi medalha de ouro no torneio de enduro Internacional Six Day Trail.

Para se ter um noção, esse torneio de enduro contava com 6 dias de duração e um trajeto de 1250 milhas, mais ou menos 2.100 km. Não são poucos os que o consideram o melhor piloto de motocross do mundo, e não é à toa que, mesmo após sua aposentadoria, ainda faz consultoria.

Joel Smets

Mais um belga que conquistou cinco títulos mundiais, Joel Smets faz juz ao histórico do seu país em fazer grandes pilotos de motocross. Já foi considerado atleta do ano pela Bélgica, em 2000, e acumula muita experiência e técnica ao seu currículo.

Eric Geboers

Como padrão da Bélgica, temos mais um pentacampeão mundial, Eric Geboers. Competindo entre os anos de 1980 até os 90, ele foi o primeiro campeão das categorias 125cc, 250cc e 500cc. No seu início de carreira, era chamado “The Kid”, por competir junto ao seu irmão mais velho, Sylvain Geboers.

Sabendo ainda mais

Se você gostou de ler sobre alguns dos maiores campeões do motocross mundial, nós, da Sportbay, temos muitos outros conteúdos parecidos para você curtir — não somente sobre motocross, mas sobre o que é off-road em geral, além de informações extras e dicas.


Se você deseja começar agora no mundo do motocross, encontrará muitos artigos sobre as suas primeiras preocupações em nosso blog. Já em nosso site oficial, vai encontrar tudo aquilo de que precisa para começar a brincar em trilhas e até mesmo competições: equipamentos como luvas, botas e capacetes — tudo em um só lugar.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS