Sportbay logo

Melhor forma de como andar de bike na chuva

Cada vez mais pessoas se apaixonam pelo ciclismo. Quem já era fã antigamente, está ainda mais apegado ao esporte e seus benefícios. Essa paixão nos faz sair para pedalar a qualquer momento, e não é uma chuva que vai nos impedir! Foi pensando nisso que montamos algumas dicas de como andar de bike na chuva.

Quem não está acostumado com o esporte pode achar perigoso sair para andar de bicicleta. De fato, existem alguns riscos a mais do que quando saímos em um dia ensolarado, mas isso não limita os ciclistas de forma alguma. Se todos os cuidados necessários forem tomados, uma pedalagem tranquila pode ser feita.

Além disso, existem algumas situações que não podemos evitar. De vez em quando, o ciclista é pego de bike na chuva e precisa saber se virar. Venha aprender algumas técnicas e cuidados que podem te ajudar a sair dessa enrascada ou curtir um pedal na chuva da melhor forma possível.

Escolhendo a roupa certa

Parte de saber como andar de bike na chuva é entender que estar preparado é sempre a melhor opção. Nunca se sabe quando a próxima tempestade vai chegar, então, a escolha da roupa certa na hora de sair de casa vai te ajudar muito a passar pela água. Camisas, calças e bermudas especializadas são uma opção.

Outra opção para quem usa bike, e a chuva acaba chegando de supetão, são as famosas capas de chuva. Não caia na armadilha de comprar roupas de chuva de motociclistas, pois apesar de elas protegerem bem contra a água e o vento, não permitem a respiração do corpo e abafam junto com a transpiração.

Prefira as capas do tipo poncho, que cobrem todo o seu corpo, permitem a entrada de ar e a ventilação, e não limitam os movimentos. Às vezes, até mesmo aquelas capas de chuvas transparentes e descartáveis podem ser uma opção rápida e barata para um desafio como andar de bicicleta na chuva.

Pés secos sempre

Uma das prioridades quando se fala em como andar de bike na chuva é tentar sempre manter os pés secos. Caso você tenha sido pego de surpresa, uma opção mais rápida é prender sacos plásticos nos pés, de forma a proteger o calçado e a meia.

Agora se você já esperava essa chuva e tem um perfil mais profissional pode contar com os overshoes, que são um dos melhores acessórios para bike. Eles basicamente são uma cobertura impermeável que vai proteger o seu pé e o seu calçado, mas são dificilmente encontrados no Brasil.

Coloque paralamas

Uma das dicas para bike mais valiosas é a instalação de paralamas. Apesar de a chuva ser limpa quando cai, no chão, vira só lama e sujeira. Pode ter certeza de que o seu pneu vai fazer questão de jogar tudo para você. Os paralamas não protegem só contra sujeira, mas contra objetos que podem vir do chão na direção do seu rosto. 

Para algo como andar de bike na chuva, quanto mais os seus paralamas envolverem os pneus, melhor. Infelizmente, são poucos os modelos de bicicletas que têm suporte para receber um paralama, mas existem tipos deles que são encaixáveis embaixo do garfo. Na parte de trás, eles são fixados no canote.

Não esqueça das luvas

Luvas já são muito recomendadas para atividades como andar de bicicleta normalmente, e na chuva não seria diferente. Elas protegem suas mão contra quedas, evitam irritações contra a pele causadas pelo atrito entre a mão e manopla e ainda garantem mais firmeza na pegada, dando mais segurança.

As luvas vão variar de acordo com o frio e com o calor. Escolha luvas mais arejadas e com abertura para os dedos em dias mais quentes e no frio procure luvas fechadas que possam proteger contra o vento e dores causadas pela baixa temperatura. 

Roupa extra para te salvar

Como dizem que o seguro morreu de velho, a forma certa de como andar de bike na chuva é se prevenir. Nunca se sabe quando a chuva pode aparecer, então, se vai sair de casa de bike, não custa nada levar uma muda de roupa a mais, principalmente quando se trata da calça, que se suja mais com água do chão da rua. 

Onde encontrar equipamentos e acessórios?

Se você já passou por uma situação em que saiu todo molhado da chuva e não tinha os acessórios e equipamentos certos, sabe como é ruim. Para quem é experiente e usa a bike como lazer — e também para quem usa a bike como principal meio de transporte —, é possível encontrar tudo na Sportbay.

As melhores opções com um catálogo longo, com muitos produtos para todos os tipos de necessidades, entregas para todo o Brasil e, ainda, com atendimento via WhatsApp rápido, fácil e simples. Além disso, temos o nosso blog, com muitas informações sobre o mundo das bicicletas, com curiosidades e dicas. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS