Sportbay logo

Veja como identificar as medidas de capacete de moto

Todo motociclista precisa conhecer as medidas de capacete de moto. Encontrar o ajuste perfeito não é apenas uma questão de conforto, mas um procedimento essencial de segurança. 

Para você entender como medir capacete de moto corretamente, a Sportbay desenvolveu este guia! Aqui, você também vai conhecer dicas para escolher os capacetes e andar com segurança.

A importância de saber as medidas de capacete de moto

Um capacete muito apertado ou largo pode resultar em problemas, desconfortos e até acidentes. Em caso de impacto, um capacete bem-ajustado distribui a força de forma mais eficiente, reduzindo o risco de lesões. Além disso, um capacete adequado permanece no lugar, cobrindo todas as áreas vitais da cabeça sem se mover ou cair.

Ainda, o conforto é essencial em longas jornadas. Um capacete apertado demais pode causar dores e distrações, enquanto um largo pode vibrar ou até sair da cabeça em velocidades maiores. Saber as medidas do capacete garante que você escolha um que fique justo, mas confortável, permitindo foco total na estrada.

Como medir capacete de moto?

Afinal, como medir o tamanho do capacete? É simples! Tudo que você precisa ter é uma fita métrica. Primeiramente, posicione o começo da fita no centro da testa, a cerca de 1 centímetro acima das sobrancelhas.

Depois, passe a fita ao redor da cabeça no sentido horizontal. Ela deve tocar a parte mais alongada da cabeça. Então, anote essa medida da circunferência, que será utilizada para identificar o tamanho do capacete com o auxílio de uma tabela. 

Esse processo fica muito fácil se você tiver alguém ajudando. Mas o que fazer caso não tenha uma fita métrica? Uma boa dica é utilizar um barbante ou uma linha. Nesse caso, o fio necessário para percorrer a cabeça deve ser colocado em uma régua ou trena para identificar as medidas.

Conferindo a tabela de medidas de capacete

Com as dimensões da circunferência da cabeça, é o momento de conferir a tabela de medidas do capacete de moto. As marcas dos equipamentos de moto podem apresentar tamanhos diferentes para a mesma medida, porém eles não são muito destoantes. Aqui, utilizamos a tabela de medidas da Pro Tork:

Tamanho do capacete

Circunferência da cabeça (cm)

54 (infantil)

54 ou 55

56

56 ou 57

58

58 ou 59

60

60 ou 61

62

62 ou 63

medidas de capacete de moto

Detalhes importantes para escolher o capacete ideal

Além de conhecer a tabela de medidas de capacete de moto, é importante ficar atento a alguns detalhes na hora de escolher o equipamento. O ideal é testar o capacete na cabeça antes de adquiri-lo, porque o formato e o material da parte interna dos produtos podem ser diferentes.

A dica para escolher o capacete é optar por um modelo bem-justo na cabeça. Isso porque o equipamento se molda a ela com o tempo. Caso o capacete esteja largo, ele não vai se ajustar.

Também é importante atentar-se a formatos diferentes do capacete. Dessa forma, um mesmo modelo pode ser confortável para uma pessoa e não tanto para outra. O mesmo se aplica ao forro, que pode ser fabricado em diferentes materiais, como poliéster e camurça.

E, claro, há diferentes modelos de capacete. Por exemplo, você pode encontrar modelos fechados, abertos e escamoteáveis. Então, coloque na balança os prós e os contras de cada estilo antes de comprar.

Ajustando o capacete

Após descobrir as medidas de capacete de moto e adquirir o produto, é importante conhecer as principais práticas para utilizar o equipamento. Alguns ajustes e dicas de preservação podem fazer toda a diferença para a sua segurança.

Um dos pontos mais importantes é o ajuste do fecho. Ele deve estar bem-preso ao queixo. Se o fecho estiver muito folgado, o capacete pode ficar desencaixado, não oferecendo a máxima proteção. Teste sempre: se um dedo passa sem dificuldades pelo fecho, você pode apertar um pouco mais.

A preservação do capacete também é fundamental para a segurança do motociclista. Lave regularmente o forro do equipamento — tarefa que fica mais fácil se for removível. 

Além disso, armazene o capacete em locais seguros de quedas, com pouca umidade e longe do contato direto dos raios de sol. E principalmente: em caso de quedas e choques graves, o equipamento será deformado, impossibilitando a reutilização. Assim, o capacete deve ser trocado.

Conheça capacetes incríveis

Além de ensinar como saber o tamanho do capacete, vamos indicar alguns capacetes incríveis que você encontra aqui na Sportbay. Entre os modelos fechados está o Pro Tork Stealh, com um visual moderno e agressivo, estabilizador aerodinâmico e cinta jugular com sistema de fecho micrométrico.

Já em relação aos modelos abertos, você pode encontrar capacetes incríveis, como o Pro Tork New Liberty 3 e o Mixs Way, disponíveis em diversas combinações de cores. Para quem pratica motocross e trilha, também temos excelentes modelos off-road, como o Jett Th1 Evolution e o Pro Tork Fast.

Os capacetes escamoteáveis são também ótimas opções para quem busca versatilidade. Isso porque você pode alternar entre o estilo aberto e o fechado ao mover a queixeira.

Sportbay: tudo para o motociclismo

Gostou de saber como identificar as medidas de capacete de moto? No blog da Sportbay, você confere outras matérias sobre o mundo do motociclismo, incluindo dicas de manutenção e recomendações de equipamentos.

Confira também a loja on-line da Sportbay, com tudo que você precisa para curtir em duas rodas com estilo, segurança e conforto. Aqui, é possível encontrar peças de moto, equipamentos e vestuário para motociclista. Aproveite nossa entrega para todo o Brasil!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS