Escapamento furado de moto: os principais problemas e o que fazer

Um escapamento furado, além de afetar o desempenho da moto, pode ser um sinal de problemas mais sérios. Dessa forma, como identificar quando o equipamento está danificado e o que fazer para consertar?

Neste artigo, você vai conhecer os principais problemas do escapamento de moto furado e como realizar a manutenção da peça. Além disso, vai ficar por dentro de dicas para preservar o escapamento.

Identificando um escapamento de moto furado

O escapamento furado pode afetar o desempenho de sua moto, diminuindo significativamente a potência do motor. Mas, para identificar esse problema antes que se torne grave, é preciso se atentar aos sinais. 

No caso de escapamento furado, os sintomas incluem um barulho mais alto que o normal vindo do sistema de exaustão, uma perda de potência ao acelerar e, em alguns casos, até um aumento no consumo de combustível.

Outro sintoma comum do escapamento danificado é a emissão maior de gases, saindo muita fumaça. Dessa forma, além de impactar negativamente o desempenho da moto, o equipamento prejudica o Meio Ambiente. 

Detectar esses sinais precocemente é essencial para evitar danos maiores ao motor e garantir que a moto esteja sempre em condições ideais de uso. Se você suspeita que seu escapamento está furado, uma inspeção visual pode confirmar. Procure por buracos ou rachaduras na superfície do escapamento. 

Escapamento furado diminui potência do motor?

O escapamento furado diminui a potência do motor. Mas por que isso acontece? Quando o escapamento apresenta furos ou rachaduras, ocorre uma falha na expulsão dos gases do motor. Isso leva a uma perda significativa no desempenho da moto. 

O sistema de escapamento foi projetado para garantir a saída eficiente dos gases. Assim, o motor funciona eficientemente e na temperatura correta. Se o escapamento estiver desregulado, a queima de combustível também fica desregulada, impactando negativamente o desempenho do motor.

Existe multa para escapamento furado?

Uma dúvida comum para muitos motociclistas é: o escapamento de moto furado dá multa? Não. Esse problema por si só não acarreta multas ou infrações. Contudo, algumas consequências podem acarretar multa.

Caso o escapamento esteja emitindo ruído acima do estabelecido — entre 75 e 80 decibéis —, o condutor pode receber uma multa gravíssima. São 5 pontos na carteira, além do pagamento do valor de 195 reais. 

A mesma lei se aplica para escapamentos com emissão excessiva de gases e qualquer sistema de exaustão com defeitos de funcionamento ou inoperante. Contudo, é importante se atentar às normas de trânsito de cada estado e município, pois podem ter diferenças em relação aos valores das multas.

escapamento furado

Como inspecionar o escapamento de moto

Inspecionar o escapamento furado é uma tarefa importante para manter o bom funcionamento do seu veículo. Mas como saber se o equipamento está comprometido?

Para inspecionar, localize o escapamento. Levante seu veículo com segurança usando macacos e suportes. Com uma lanterna, procure por buracos ou rachaduras ao longo do tubo de exaustão e no silenciador. Se encontrar algum dano, é sinal de que seu veículo precisa de atenção imediata. 

Pequenos furos podem ser reparados, mas danos maiores podem exigir a substituição de partes do sistema de exaustão. E lembre-se: manter o escapamento em bom estado não é bom apenas para a moto, mas também para a sua segurança.

Métodos para consertar um escapamento furado

Você identificou o problema no equipamento, mas como consertar escapamento furado? Existem métodos eficazes para realizar a manutenção sem precisar substituir todo o sistema de escapamento. 

Uma excelente opção é o uso de fitas especiais para reparo de escapamento. Elas são resistentes ao calor e podem selar pequenos furos temporariamente. Outra solução é aplicar massa epóxi específica para altas temperaturas, que cria uma vedação duradoura em furos maiores.

Essas são soluções temporárias, pois não há garantia do desempenho perfeito. E, claro, a manutenção preventiva não deve ser negligenciada. É preciso verificar regularmente o estado do escapamento, para identificar problemas antes que se tornem graves. 

Ao menor sinal de desgaste, como rachaduras ou corrosão no tubo de escape, é importante buscar o reparo. Além disso, escolher peças de qualidade faz toda a diferença na durabilidade do escapamento. Ignorar esses sinais pode parecer econômico no curto prazo, mas, a longo prazo, os custos podem ser bem-maiores.

Trocando o escapamento da moto

Caso o escapamento furado não tenha mais conserto, o ideal é trocar imediatamente. Contudo, é preciso encontrar os equipamentos adequados para seu modelo de veículo. Felizmente, na Sportbay, há escapamentos para diversos tipos de motocicletas.

Aqui, você encontra escapamentos para motos antigas e atuais. Dessa maneira, é possível adquirir equipamento para modelos como as Titans 150 fabricadas na década de 1990 e para as modernas YBZ.

Além disso, há réplicas dos originais e escapamentos esportivos. Assim, você pode escolher entre diversos tipos de cores, designs, acabamentos e até sons que os equipamentos emitem.

Sportbay: os melhores equipamentos para moto

Agora que você já viu as dicas sobre o que fazer com o escapamento furado, confira o blog da Sportbay para mais matérias sobre o mundo do motociclismo. Você vai ficar por dentro de recomendações de equipamentos, dos principais modelos de motos atuais e de guias de manutenção.

Conheça também a loja on-line da Sportbay, com tudo que você precisa para curtir em duas rodas. Aqui, você encontra peças de moto, acessórios e vestuário para motociclista. E não precisa se preocupar com a distância, pois a Sportbay entrega para todo o Brasil!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS