Com o passar dos anos o mundo tem visto a necessidade de encontrar fórmulas mais sustentáveis de se relacionar com o planeta. Desde a troca das matrizes energéticas até as contribuições diárias, temos procurado fazer a nossa parte, sendo importante apresentar tanto o transporte quanto a bicicleta sustentável.
Graças às mudanças climáticas e à escassez de alguns recursos importantes para nós, tem sido mais comum ver pessoas não só preocupadas, mas também agindo sobre o assunto e mudando parte de suas vidas. A bicicleta é um dos chamados transportes sustentáveis, e representa uma das formas de ajudar nessa causa.
Além de ajudar o planeta pela não emissão de gases estufas, o hábito de andar de bicicleta é um exercício muito bom para o seu corpo, reduz a quantidade de carros nas ruas, alivia o trânsito e ainda contribui para reduzir a poluição sonora causada pelos veículos automotores.
O transporte sustentável
A busca pela sustentabilidade deve ser sempre feita de forma consciente. É óbvio que, em grandes centros urbanos, várias vezes a movimentação com bicicleta não é possível por serem grandes distâncias ou até mesmo por falta de infraestrutura da cidade.
Apesar disso, tente buscar momentos do seu dia em que você usa desnecessariamente o seu automóvel. Alguns conseguem ir para o trabalho, outros fazem distâncias curtas e ainda tem gente que usa o seu tempo de lazer para poder aproveitar uma boa pedalada.
Uma mudança de hábito nunca é fácil no início, porém pode ser muito boa para sua saúde e, se mais pessoas acolheram a ideia, para a melhora da qualidade de vida da própria cidade. É importante também que seja cobrada das autoridades competentes a construção da infraestrutura básica para o tráfego de bicicleta.
A bicicleta sustentável
Uma criação que surgiu em solo nacional é uma das novidades do artista plástico Juan Muzzi, nascido no Uruguai, mas radicado no Brasil. A bike sustentável ganhou rapidamente uma atenção global, graças à forma e ao tipo de material com que é feita.
A bicicleta sustentável é chamada assim por ser toda feita de plástico reutilizado e reunido pelo próprio Juan que, já em 1998, via que existia uma possibilidade de criar algo novo a partir do que era descartável. Todo o quadro da bicicleta é feito de plástico reciclado, não precisando de soldas ou amortecedores.
Uma dúvida geral é se uma bicicleta reciclada vai ser funcional, ou seja, resistente. Por dez anos, o artista reuniu os plásticos e estudou a fundo o design necessário e o material utilizado, além disso, foi feito um ano de testes para a comprovação da funcionalidade.
Hoje a bicicleta reciclável pode ser encontrada à venda normalmente. Sendo bastante flexível, graças ao seu material, é resistente aos impactos comuns de um ambiente urbano, sem contar que é muito leve, com o quadro pesando entre 5 kg e 6 kg e não enfrentando problemas com ferrugem ou falhas na pintura.
Processo de fabricação
Todo o processo de construção da bicicleta sustentável também é econômico e visa agredir menos do que processo de fabricação de bike comum. Segundo Muzzi, é usada 96% de energia elétrica a menos e quase nada de água, isso sem levar em consideração a quantidade de plástico retirado das ruas.
A bicicleta sustentável é resistente e a empresa acredita tanto que dá garantia vitalícia aos seus clientes. Até 2019, já haviam sido retiradas das ruas mais de 15 mil toneladas de plástico para a produção de 132 mil bicicletas com aro 24, 27 e 29. Só é necessário realizar a manutenção das rodas e trocá-las quando houver necessidade.
Bicicletas elétricas
Para quem ainda não tem o costume de pedalar e não quer chegar mais suado e cansado no destino, ou para quem vai fazer distâncias maiores nas cidades, a bicicleta elétrica é uma opção de bicicleta sustentável bem eficiente.
Cada dia mais vista nas cidades, a bicicleta elétrica é sustentável, pois não utiliza gasolina ou outros combustíveis que liberam gases poluentes na atmosfera. Também são muito econômicas, podendo ser carregadas em casa e tendo custos de manutenção menores do que muitos automóveis.
A praticidade, a sustentabilidade e o lazer são os principais motivos pelos quais as pessoas vêm se interessando cada vez mais pelas bicicletas elétricas. Para grandes metrópoles elas atendem uma necessidade que vinha sendo buscada. Sua economia, aliada à movimentação rápida e prática faz dela umas das melhores opções.
Conhecendo um pouco mais sobre bicicletas
Por aqui você vai encontrar muito mais conteúdos informativos como qual é a importância de usar capacete em atividades de risco. Top list e dicas técnicas e especializadas para você poder cuidar da sua magrela da melhor forma.
Além disso, apresentamos equipamentos interessantes que você pode precisar para o seu pedal. Sem contar que todos esses equipamentos e acessórios podem ser encontrados no site da Sportbay, que possui um catálogo grande de produtos para todas as necessidades e os gostos.