Muitos pilotos ainda têm certas dúvidas e receios em relação a alguns procedimentos ou processos que acontecem ou devem ser feitos nas motos. A melhor opção é sempre procurar um profissional, mas, às vezes, a grana está pouca e você pode querer se arriscar em casa. Hoje, vamos falar sobre como enraiar roda de moto.
Mesmo que não queira realizar esse processo em casa, é importante que você o conheça para, quando for necessário, ter o conhecimento para avaliar um trabalho bem ou mal-feito. De modo geral, descobrir como enraiar roda de moto ou como enraiar aro de moto é até fácil, mas algumas etapas podem ser mais complicadas.
É preciso ter muita atenção, pois a sua segurança pode estar em risco caso faça um serviço ruim na hora de enraiar aro de moto. Novamente, recomendamos que você leve a um profissional experiente e capacitado para montar o aro para você, mas, caso esteja decidido a fazer isso sozinho, vamos te ajudar com um passo a passo.
Como fazer o enraiamento
Para iniciar o processo de como enraiar roda de moto, é importante que você esteja atento às instruções e faça tudo com calma. Pegue o aro da sua moto, o cubo que irá no centro e os kits de raios. Separe primeiro os aros externos dos internos. A identificação é simples: os aros externos têm a cabeça mais grossa do que os internos.
Você começará pelos raios internos, ou seja, os raios com a ponta menos grossa. Primeiro, encaixe alternadamente os raios no cubo, deixando sempre um buraco vazio entre eles (ficará um buraco com raio encaixado e outro não). Após isso, comece a prender do cubo ao aro. Os raios são colocados com o corpo para dentro do cubo.
Para ter como referência no aro, comece pela parte dele que tem a saída para a válvula do pneu. Você irá identificá-lo facilmente, pois é a única que tem três buracos juntos. A partir daí, pule sempre três buracos e prenda o próximo raio. Logo, se você começou no número 1, o próximo vai ser o 4, depois o 7 e assim por diante.
Continuando o processo, vamos para os raios internos do outro lado. Vire agora o cubo junto com o aro e os raios encaixados. Comece a encaixar os raios internos da mesma forma, sempre pulando um buraco. Quando encaixar os raios no aro, eles ficarão logo atrás dos colocados anteriormente.
Feito tudo isso, vamos para os raios externos. Além de terem uma ponta mais grossa, eles serão encaixados no cubo com o corpo para o lado de fora. Prenda os aros externos no aro sempre no buraco anterior aos dois últimos colocados. Faça a mesma coisa do outro lado do cubo e você terá terminado de trançar os raios da sua roda.
Como funciona o raio de uma roda?
Saber como enraiar roda de moto de forma correta é importante, pois é isso que faz todo o trabalho de sustentação da roda. Afinal, é por meio da tensão que os raios trançados fazem no aro da roda de forma uniforme que a estrutura se mantém.
Dessa maneira, a roda pode ser flexionada e voltar ao seu estado normal mais facilmente. As rodas raiadas são especialmente utilizadas para estradas off-road ou competições de motocross. Isso acontece pois, nesses casos, é necessário ter uma roda mais flexível e resistente a impactos.
Manutenção
Como tudo no seu equipamento, o enraiamento de moto depende de uma manutenção regular. A falta de manutenção pode causar gastos desnecessários de combustível, desgaste acelerado do pneu e desequilíbrio no momento da pilotagem.
Em geral, recomenda-se fazer ajustes de alinhamento e balanceamento a cada três meses, mas isso varia de acordo com o tipo de uso ou se houve algum impacto anormal que possa ter afetado o desempenho e formato da roda.
Alinhamento
O alinhamento das suas rodas deve ser feito regularmente para que não haja comprometimento no momento de pilotar a moto. Busque sempre um local especializado e que siga as instruções do fabricante.
Além da sua percepção enquanto dirige, existem algumas formas de perceber que os raios damoto precisam de um aperto — ou, como costumam dizer, de um “afinmento”. O processo recebe esse nome pois o teste é realizado de forma parecida, como quando alguém precisa afinar as cordas de um violão.
Pegue alguma ferramenta de ferro e vá batendo de leve em cada um dos raios para perceber o som emitido. A ideia aqui é constatar que todos emitem um som parecido. Caso algum esteja diferente, você mesmo pode apertar os raios. Tente sempre manter a mesma força de aperto em cada um deles e siga a ordem de como enraiar roda de moto.
Aprendendo cada vez mais
Agora que você já aprendeu como enraiar uma moto, não pare por aí e venha saber mais ainda sobre curiosidades, informações e dicas muito úteis sobre o mundo das motos. Dê uma olhada em outros nos nossos artigos, temos certeza de que algum vai te interessar.