Entenda como é feita e qual a calibragem do pneu de moto

Para poder pilotar corretamente, a pressão correta dos pneus é essencial. Isso também garante uma boa aderência à estrada e permite que você freie rapidamente quando necessário. Por isso, é importante saber como é feita a contagem e qual é a calibragem do pneu de moto.

Torna-se fundamental manter os pneus de sua motocicleta com a pressão correta. A pressão certa depende da superfície, da carga e do seu comportamento enquanto condutor. Verificar regularmente a pressão dos pneus (e calibrá-los corretamente) é crucial nos quesitos bem-estar e segurança. 

A pressão ideal dos pneus para sua motocicleta

Durante a calibragem do pneu de moto, você pode usar 29 psi para o pneu dianteiro e 36 psi para o pneu traseiro. Se quiser saber a pressão ideal para sua moto, uma sugestão é ler o manual. A pressão ideal geralmente está indicada nos pneus.

Pensando em qual é a calibragem do pneu de moto, o peso que a motocicleta recebe precisa ser considerado. Com uma mochila pesada e/ou um passageiro extra, a pressão dos pneus pode ser maior que o usual. Em qualquer caso, certifique-se de que a pressão nunca caia para abaixo de 14 psi e nunca ultrapasse 45 psi.

Se a pressão estiver muito baixa, você corre o risco de o pneu de moto sair do aro. Por outro lado, a pressão acima de 45 psi pode fazer com que você perca o controle da moto, sobretudo em pistas com muitos desníveis. 

Verifique a pressão com o pneu frio

Quanto maior a temperatura, maior pressão precisa ser recebida na calibragem. A pressão do seu pneu deve, portanto, ser medida quando está frio. Um pneu fica frio depois de duas horas parado. 

Confira sempre o manual de sua moto, pois existem tampas de válvulas que mudam de cor quando a pressão dos pneus está muito baixa. Também existem sistemas no mercado que permitem que você leia a pressão dos pneus no painel em tempo real.

Cuidado com muita pressão

Durante a calibragem do pneu, preste atenção para não inflá-lo demais. Um pneu muito cheio se desgasta rapidamente. Além disso, a instabilidade aumenta independentemente da velocidade em que você pilota. 

Ao verificar qual é a calibragem do pneu de moto, atente-se à informação de que, com um pneu muito cheio, pequenas irregularidades na superfície das vias são menos absorvidas, tornando a viagem desconfortável. Com pressão extremamente alta, você também aumenta o risco de o pneu estourar.

Pneu com pouca pressão

Para virar um expert sobre calibragem do pneu de moto, compreenda que um pneu com pouca pressão se desgasta mais rápido. Além disso, sua moto fica instável. Um pneu murcho aquece e se desgasta rapidamente. 

Vantagens de manter a pressão correta

Quando pensamos em qual é a calibragem do pneu de moto, se seus pneus estiverem cheios com a pressão correta, você usará menos combustível. Além disso, os pneus desgastarão mais devagar, e você pilotará melhor. Isso permite fazer curvas com mais precisão. 

Medindo a pressão do pneu da motocicleta

É importante verificar regularmente a pressão dos pneus. Ainda, verifique se há rachaduras ou protuberâncias nos pneus de sua motocicleta. Você pode enchê-los em um posto de gasolina ou verificar em casa, visto que existem ferramentas no mercado as quais facilitam a medição da pressão dos pneus.

Como calibrar o pneu de moto?

Para calibrar o pneu de moto, comece removendo as tampas dos pinos das rodas da moto, depois guarde-as onde não se percam. Com as duas tampas removidas, você pode acionar a bomba, de olho nos números, a fim de calibrar os pneus com a pressão adequada. 

As informações sobre a calibragem adequada estão incluídas no manual do fabricante de sua motocicleta — evite confiar em anônimos ou informações da internet que não sejam dadas por especialistas. Desse modo, para saber qual é a calibragem do pneu de moto, respeite sempre o manual da moto.

Calibre os pneus corretamente

Quando você não enche os pneus corretamente, há alguns riscos: um deles é o desgaste excessivo dos pneus. Devido à pressão inadequada, o pneu entrará em contato com o solo de forma indesejada. Isso pode levar a um desgaste não previsto pelos fabricantes.

Sem calibrar corretamente, os pneus podem não rodar com o máximo desempenho. Isso porque um pneu furado tem mais contato com o solo do que deveria. Esse excesso de contato faz com que a borracha se desgaste rapidamente, o que reduz a estabilidade. Uma das consequências são derrapagens na chuva.

Novidades e pneus novos com a Sportbay

Não deixe de conferir aqui no blog nosso conteúdo exclusivo sobre calibragem de pneus tanto de motos quanto de bicicletas. Fique por dentro de informações atualizadas sobre as novidades mais quentes do universo das duas rodas. Além  disso, entenda como funcionam as leis e quais são as melhores práticas.

Na loja da Sportbay, você tem acesso a um catálogo repleto de peças incríveis para turbinar sua moto. Confira agora carenagens especiais que vão dar um toque especial e deixar sua motocicleta com mais personalidade. Escolha também os pneus novos. Além de serem perigosos, pneus murchos prejudicam sua performance. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS