O que esperar de um encontro de motos? Saiba tudo!

Um encontro de motos é uma reunião de pessoas que amam motocicletas. Trata-se de se reunir com sujeitos que compartilham a mesma paixão pelas motos. Os encontros podem ser grandes ou pequenos, ocorrer como feiras, com food trucks, ou então os participantes podem percorrer um trajeto.

Desse modo, os encontros podem ocorrer em um único local ou consistir em várias paradas diferentes antes de chegar a um destino final. Alguns eventos valorizam mais o encontro, a fraternidade e a amizade do que as motos em si. Sendo assim, trata-se de um evento social.

Encontro de motociclistas: diversão garantida 

Um encontro de motociclistas pode ocorrer em formatos diferentes. Entre eles, estão almoços, feiras e muito mais. É basicamente uma festa para quem ama motos e quer conhecer outras pessoas com interesses semelhantes.

No entanto, se você quer se divertir, ir a um encontro de motocicleta é uma excelente oportunidade para espairecer — mesmo que você não seja um motociclista.

Em um evento como esse, é possível verificar as motocicletas que estão à venda e encontrar uma que atenda às suas necessidades. Essas reuniões também podem ser ótimas para iniciantes, porque eles podem conhecer pilotos experientes de modalidades diferentes.

Conheça o evento mais antigo do mundo

O Laconia Motorcycle Week é o encontro de motocicleta mais antigo do mundo, além de ser um dos maiores dos Estados Unidos. O encontro começou a ser realizado em 1916 e continua ativo desde então, em New Hampshire.

Entre os eventos de motociclistas, o Laconia Motorcycle Week destaca-se por conta de sua duração de vários dias. O encontro oferece um leque de grandes oportunidades para pilotos e fãs de motociclismo, como shows, festas e comidas típicas. 

Viaje no tempo com o encontro de motos antigas

Um tipo muito popular é o encontro de motos antigas. Geralmente, é possível ter acesso a motocicletas atemporais, representando diversas décadas. Já pensou na sensação de subir em uma moto dos anos 1960? Nesses encontros, é possível! Além disso, divertir-se com as histórias das aventuras dos pilotos mais antigos não fica de fora das possibilidades.

De modo geral, as atividades incluem passeios, comidas e bebidas, música ao vivo de bandas locais, cabine de fotos, prêmios e julgamento de motocicletas vintage. É possível conhecer motos extremamente raras, notáveis e personalizadas. Um encontro de motos antigas é também uma viagem no tempo.  

Participe de um motoclube

Se você ama motocicletas e quer andar com outras pessoas que também gostam, ingressar em um motoclube pode ser uma ótima ideia. Quando o encontro de motoclube torna-se parte da sua vida, além de andar de moto, é possível fazer amigos que acompanharão você em outros momentos da vida.

Se seu objetivo principal é apenas andar de moto com outras pessoas, ingressar em um motoclube ainda soa como uma excelente escolha. Andar de moto acompanhado significa mais segurança e emoção — é possível enfrentar desafios maiores e estradas remotas.

Como participar de um motoclube?

Se você deseja saber como participar de um motoclube, o primeiro passo é pesquisar on-line. Você pode verificar fóruns ou pesquisar grupos no Facebook. Para alguns motoclubes, o único requisito é que você tenha uma carteira de moto, não importa o tipo de motocicleta utilizada.

Outros clubes podem aceitar apenas membros que pilotam determinados modelos de motocicletas, como custom ou enduro. Alguns clubes demandam outros requisitos, como, por exemplo, ter mais de uma certa idade para participar.

Passo a passo para entrar em um motoclube

Os motoclubes geralmente são muito seletivos quanto aos tipos de pessoas que eles permitem entrar. Procure alguém do motoclube de que você deseja participar e aborde tal pessoa, pergunte quais são os passos para ingressar no clube.  

O primeiro ponto para ingressar em um motoclube depois de encontrar um membro é começar a frequentar o clube, sobretudo em seus eventos públicos. Aproveite as oportunidades para conhecer os membros. 

Se os membros do clube gostarem de você depois de um tempo, eles podem convidá-lo para se tornar um membro temporário, em uma espécie de período de avaliação. Sendo assim, você precisa ir aos encontros a fim de provar que consegue se ajustar ao grupo.

Hierarquia dos motoclubes

Os principais motoclubes possuem um presidente, um vice-presidente, um sargento de armas e um capitão. Em seguida, na hierarquia, encontramos o secretário e o tesoureiro. Depois deles, é o espaço do restante do grupo, bem como dos pilotos “em análise”.

Os membros fundadores geralmente ocupam os cargos mais altos do clube se ainda estiverem ativos. Os motoclubes também votam os membros para cada função conforme necessário.

Respeite os motoclubes existentes

Se você deseja iniciar um moto clube, entre em contato com o maior clube existente em sua área e peça permissão. Os motoclubes são territorialistas, portanto você pode enfrentar desafios se resolver seguir em frente sem comunicar os clubes existentes.

Explique suas razões para começar seu clube e deixe evidente que não é sua intenção desafiar o domínio dos outros clubes. Se o clube de motociclismo local dominante negar seu pedido, certifique-se de obedecer. Dessa forma, você evita mal-estar com colegas.

Saiba mais com a Sportbay

Para conhecer mais sobre a cultura que envolve um encontro de motos, acesse o blog da Sportbay. Leia nossos artigos especiais sobre motoclube, motos antigas, com dicas e curiosidades. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS