Diferença entre correia e corrente: entenda detalhes sobre essas peças

Seja para motocicletas, seja para maquinários industriais, as correntes e as correias são peças que permitem aplicações mecânicas distintas. Elas oferecem vantagens e desvantagens a depender do uso, sendo necessário compreender qual a diferença entre correia e corrente.

Neste artigo, você verá com detalhes qual dessas peças vai ser mais útil para o contexto e para a finalidade que procura. Saiba, a seguir, qual a diferença entre correia e corrente.

Definição sobre as peças correia e corrente

A definição sobre o que é corrente é simples: trata-se de um sistema de transmissão mecânica constituído por elos metálicos, sempre interconectados. É indicado para esse tipo de transmissão o uso em máquinas industriais, mas também em motos e em bicicletas. Ela é movimentada por engrenagens ou rodas dentadas.

Por outro lado, a definição sobre o que é correia é a seguinte: geralmente feita de materiais como poliuretano e borracha, essa peça é uma faixa contínua que transmite a potência entre dois ou mais eixos. Portanto, difere nisso da corrente.

Um exemplo específico é a correia dentada, variação da correia tradicional, mas que possui dentes na superfície interna, que se encaixam nas rodas dentadas. Assim, a transmissão é assegurada com mais eficiência e sincronia.

Para que servem a correia e a corrente nas motos?

Pessoa pegando em uma correia de moto
Diferença entre correia e corrente: entenda detalhes sobre essas peças 2

corrente de moto é utilizada quando há a necessidade de um sistema de transmissão altamente resistente, que lida com altas cargas e forças de torque. Como ela é elaborada em metal, a sua durabilidade e a sua robustez superam o desgaste.

Desse modo, essas correntes são amplamente usadas em motocicletas esportivas, por exemplo. É assim que garantem eficiência em conduções agressivas e de alta velocidade.

Já se a intenção é uma operação silenciosa, a correia de moto, aliada aos outros sistemas de transmissão, são indicadas. Portanto, são frequentemente encontradas em motocicletas utilizadas para turismo, como as motos cruiser, ou voltadas para o uso no dia a dia.

Logo, as correias prezam o conforto auditivo do motociclista e a suavidade na condução pelas estradas. Elas não demandam manutenção constante com óleos lubrificantes.

Principais diferenças entre correia e corrente

O funcionamento, a manutenção, a durabilidade, a eficiência, o desempenho, o custo e a capacidade de carga são alguns dos tópicos em uma lista que aborda a diferença entre correia e corrente. Ficou curioso? Entenda!

Materiais de fabricação e funcionamento

Em termos de diferença entre correia e corrente, a primeira é usualmente constituída por materiais como o poliuretano ou a borracha. Sendo assim, essa peça é flexível e contínua. Há, ainda, as correias dentadas, com espaços de encaixe para engrenagens específicas.

Por sua vez, as correntes são fabricadas em metais resistentes, como o aço, funcionando por meio de elos ligados entre si, encaixados em engrenagens que também são metálicas. Elas são mais resistentes e duráveis.

Durabilidade e manutenção

Quando o assunto é a vida útil dessas peças, as correntes têm uma durabilidade maior em comparação às correias. Sendo assim, as correntes não correm o risco, por exemplo, de rasgar, e a perda de tensão e o desgaste, com o passar do tempo, são menores. 

Em caso de manutenção, uma correia deve ser substituída integralmente; já os elos desgastados da corrente podem ser trocados em pontos específicos. Nesse sentido, é preciso lubrificá-la regularmente e realizar ajustes de tensão.

Eficiência e desempenho

Como visto, a diferença entre correia e corrente está atrelada à finalidade de cada uma. Por isso, é preciso estar ciente de suas demandas em eficiência e desempenho. 

As correntes são mais fortes, oferecendo mais potência em condições que demandam alto torque e cargas elevadas. Por outro lado, elas geram mais ruídos, por serem elaboradas em peças de metal articuladas.

Já as correias são silenciosas, proporcionando transmissões suaves e com menos vibração. Isso se deve ao fato de que o material é flexível e não possui articulações rígidas.

Custo

Geralmente, é mais barato manter uma correia que uma corrente, tanto para a compra inicial quanto para a manutenção. Porém, as correias podem arrebentar com mais facilidade, demandando uma substituição mais frequente. No fim das contas, é possível que o custo, ao longo do tempo, seja maior que o da corrente. 

Capacidade de carga

Cargas leves e moderadas são o foco do uso das correias. Contudo, podem ser uma ótima opção até mesmo em situações nas quais é mais importante ter silêncio que uma alta capacidade cargueira, como ao se lançar a viagens e ao desbravar longas estradas com a sua big trail

Já em momentos nos quais as cargas extrapolam a leveza, como em caso de encarar pistas desafiadoras no off-road ou de suporte para materiais de indústria pesados, a aplicação preferível deve ser a de uma corrente resistente. Portanto, cabe a você optar por qual das peças utilizar no seu veículo, baseando-se nessas informações.

Peças e equipamentos para a sua moto estão na Sportbay!

Independentemente da diferença existente entre correia e corrente, é sempre importante contar com peças que proporcionam segurança e responsividade. Por isso, não abra mão de matérias-primas de alta qualidade por preços atrativos enganosos. Sempre busque para a sua moto o que há de melhor no mercado.

Lembre-se: a Sportbay é a sua aliada, seja para aventuras em viagens, com as suas big trails, seja para sentir a adrenalina em competições off-road. Acesse agora mesmo o nosso site e confira seções de equipamentos, de capacetes, de peças e muito mais, para deixá-lo seguro e sempre pronto para se aventurar sobre duas rodas!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS