A manutenção da corrente – especialmente a lubrificação da corrente da motocicleta – é algo que os motociclistas raramente fazem com frequência. Além disso, muitas vezes, não realizam a limpeza corretamente. Se você quer dicas sobre como lubrificar corrente de moto, continue a leitura.
A Sportbay indica como determinar quando a corrente precisa de lubrificação e, em seguida, demonstra a maneira mais fácil e eficaz de limpar e lubrificar sua corrente. Fique por dentro, também, das melhores práticas para cuidar da corrente selada, a fim de obter o melhor sistema de transmissão possível.
Verifique se a corrente precisa de ajuste
Antes de começar a reunir as ferramentas para limpar e lubrificar a corrente de moto, você precisa determinar se a corrente precisa disso. Uma boa dica é que você deve lubrificar a corrente a cada terceira ou quarta vez que encher o tanque de combustível.
Se você mora em um lugar onde chove com frequência, o indicado é deixar esse cronograma ainda mais justo. Verifique sempre a corrente e as rodas dentadas para avaliar a ferrugem e o desgaste. Em seguida, determine se é hora de trocá-las, avaliando o estado de cada peça.
Ao verificar a corrente e as rodas dentadas, leia o manual de instruções da moto para saber quanta folga sua corrente deve ter. Dependendo do fabricante, essa medida pode ser feita no descanso ou com a bicicleta na vertical. Se você achar que sua corrente está fora das especificações, vá em frente e a ajuste.
Você possui um cavalete?
Quando terminar de verificar o estado da corrente, pode partir para o lubrificante. Em seguida, reúna o material que você vai utilizar. No mínimo, você precisará de alguns panos limpos, um limpador de corrente, uma escova de limpeza, lubrificante para corrente de moto, um pedaço de papelão ou papel grosso para proteção.
Além disso, luvas de látex ajudam a manter as mãos limpas. Depois, seguindo as recomendações sobre como lubrificar corrente de modo, tire a roda traseira do chão. Se você tem uma motocicleta equipada com cavalete central, pode pular esse passo.
Caso contrário, encontre um cavalete traseiro. Sem essa peça, você só poderá lubrificar e limpar uma pequena parcela da corrente de cada vez. Você também pode comprar um macaco para motocicleta, desde que a roda traseira da moto seja capaz de girar livremente quando suspensa.
Limpe a corrente e as rodas dentadas
É recomendável que você remova a sujeira antes de aplicar o lubrificante de corrente de moto. Desse modo, limpar a corrente fará com que ela e as rodas dentadas durem mais. Um produto vantajoso é o WD-40, excelente opção para manter a corrente limpa.
No entanto, não use esse produto como lubrificante. Se você utilizá-lo com o objetivo de lubrificação, as dobradiças podem até ficar silenciosas, mas isso não será o suficiente para lubrificar todo o conjunto que compõe a corrente, como buchas, rolos e pinos.
Aplique o lubrificante na corrente
Quem se pergunta como passar graxa na corrente da moto precisa saber que existem métodos e um passo a passo, que, se seguido corretamente, deixará a corrente como nova. Para isso, é preciso ter uma graxa específica para corrente de moto.
Ao colocar em prática as dicas de como lubrificar corrente de moto corretamente, você deve passar o lubrificante na parte superior da corrente. Coloque a motocicleta em ponto morto, gire o pneu traseiro com uma mão e passe o lubrificante na parte superior das buchas, dos rolos e pinos com a outra.
Outra dica sobre como lubrificar corrente de moto: por mais tentador que seja, não ligue a moto e deixe o motor funcionando e engatado enquanto você passa o lubrificante na corrente. Dessa maneira, você evita problemas, como travar a corrente ou prender seu dedo.
Limpe o excesso
Duas coisas que muitos pilotos em casa ignoram é dar à graxa para corrente de moto o tempo suficiente para assentar e, em seguida, limpar o excesso de lubrificante da corrente. O lubrificante de corrente precisa de algum tempo para assentar na corrente antes de você sair para pilotar.
Espere 15 min ou uma hora, se puder. Além disso, você pode achar que aplicou a quantidade perfeita de lubrificante, porém, quando sair com a motocicleta, após o primeiro passeio, pode notar pequenas manchas de lubrificante na parte inferior da bicicleta e possivelmente na parte de trás da perna.
Isso acontece quando você não limpa a corrente de modo correto antes da lubrificação. Desse modo, limpar a corrente irá ajudá-lo a evitar respingos durante a pilotagem que podem, inclusive, atingir sua roupa.
Tudo sobre manutenção com a Sportbay
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