Sportbay logo

Dicas para saber como montar bicicleta infantil

Andar de bicicleta é algo que a gente nunca esquece, não é mesmo? Para uma criança, ter um contato desde cedo com uma bicicleta construirá ótimas lembranças, mas não só: também ajuda muito nas suas habilidades motoras. Hoje, vamos dar dicas na hora de escolher e como montar bicicleta infantil.

Antes de entender como montar bicicleta infantil, é necessário escolher a certa para as crianças. Suas variações de tamanho não são o único aspecto a ser levado em consideração, cor, personagem favorito e, principalmente, segurança devem ser pontos de atenção.

As bicicletas têm mais que a função de lazer, elas ajudam no desenvolvimento de um bom equilíbrio, de noção de espaço, de socialização e de prática de exercícios físicos misturados à diversão. Montar uma bike é difícil assim como escolher, mas estamos aqui para ajudar.

Entendendo qual é a certa

Saber qual é a bicicleta infantil que melhor se encaixa para a criança vai depender muito da idade e quais serão os hábitos de uso. Elas variam entre alguns modelos que se adaptam a determinado tipo de atividade e ao tamanho, sobretudo porque as bicicletas devem ser confortáveis e garantir segurança.

Tipos e tamanhos

Como já dito, o tamanho da bicicleta depende diretamente não só da idade, como também da altura e do peso da criança. A prioridade é segurança, portanto deve ser garantido que a criança consiga subir e descer da bike com facilidade, além de poder acionar os controles, como o freio, de forma fácil e rápida.

Uma bicicleta alta demais pode fazer com que a criança tenha dificuldades para usar, além de não conseguir acionar os freios ou encostar os pés no chão no momento de parar. Por outro lado, uma bicicleta pequena demais vai fazer a criança se cansar mais do que o necessário e pode causar dores em seu corpo.

Acompanhe com a gente uma lista que você pode usar para ter certeza que está dando a bike certa para criança, de acordo com o seu tamanho, com o seu peso e com a sua idade.

  • De 2 a 5 anos (com peso até 21 kg), bicicletas sem pedais, boas para o aprendizado e ganho de equilíbrio;
  • De 4 a 6 anos, bike aro 14” (desde que a altura da criança seja entre 95 a 110 cm e o peso máximo até 25 kg);
  • De 5 a 8 anos que tenham entre 110 cm a 120 cm (e pesam até 30 kg), prefira uma bicicleta aro 16”;
  • De 8 a 12 anos que meçam entre 120 a 150 cm (e pesam até 50 kg), prefira uma bicicleta aro 20”;
  • De 8 a 12, mas que meçam entre 135 a 155 cm, prefira uma bike aro 24.

Montando a bike

Já tendo escolhido, está na hora de aprender como montar bicicleta infantil. Não se preocupe, pois é bem mais simples que uma bicicleta comum, tendo bem menos peças e boa parte dela montada na caixa. Porém, tenha atenção a fim de que tudo esteja bem preso e firme antes de a criança andar.

Após retirar da caixa, a primeira dica é começar a montar a bicicleta pela parte traseira e encaixando os apoios — ou, como costumam chamar, as famosas rodinhas. Com elas presas, vai ser mais fácil ter equilíbrio enquanto se maneja a bike para o resto da montagem.

Como montar bicicleta infantil passa pela atenção no uso das ferramentas, a sua principal aliada serão as chaves de boca, as quais vão variar de tamanho de acordo com o dos parafusos.

Afrouxe, primeiro, os parafusos encontrados na parte de trás do próprio quadro, não há a necessidade de retirá-los por completo. Quando tiver a possibilidade de encaixar as rodinhas no espaço entre o quadro e o parafuso, encaixe e o aperte de volta até que esteja firme.

Vamos partir para o selim, ou banco, e como montar o guidão da bicicleta infantil. Os dois são bem simples; se necessário, use uma chave philips para retirar e afrouxar alguns parafusos. Tenha bastante atenção na altura que ajustará para os dois, considerando o tamanho da criança para o seu conforto.

Como montar o freio de bicicleta infantil também não é nenhum tipo de mistério. Ele em si já vem montado e acoplado á roda da frente, portanto você só deve encaixar a roda e parafusá-la da forma correta. Preste atenção: o freio sempre fica ao lado esquerdo da bicicleta.

Depois disso, ajuste os pedais e, junto à criança, faça a customização. Adesive e a deixe pronta para a diversão!

Equipamentos e segurança

Se como montar bicicleta infantil não é a sua única dúvida com relação ao mundo das bikes, pense em dar uma olhada em nosso blog. Lá, você encontrará vários artigos para saber mais sobre esse mundo. Você pode se interessar pelas bicicletas sustentáveis, por exemplo.

Sempre com segurança em primeiro lugar, pode ter certeza que a Sportbay não deixa você na mão com relação — dê uma olhada em nosso catálogo de produtos de primeira qualidade, como capacetes, manguitos e muitos outros para deixar o seu passeio mais seguro e confortável.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS