Dicas de como lavar capacete de moto

Se você é um motociclista, sabe quanto tempo leva para encontrar o capacete certo. São vários critérios: a modalidade, o nível de proteção e o conforto. Não é uma decisão simples, porque o capacete é uma prioridade indiscutível para nós, motociclistas.  Por isso, é importante saber como lavar capacete de moto.

Sabendo da sua importância, entendemos que os capacetes merecem toda a atenção. Neste artigo, você confere dicas para limpar e higienizar seu capacete para que ele esteja sempre em perfeitas condições para lhe proteger. Seja você iniciante ou profissional, nunca é tarde para aprender. 

Limpeza da viseira do capacete  

Para realizar a higienização de capacete de moto, limpar a viseira é essencial. É também uma tarefa simples. Desse modo, você precisa limpar a viseira para retirar detritos indesejáveis, como poeira, sujeira, marcas de chuva e as inevitáveis moscas. 

É uma questão de segurança, visto que uma visão perfeita na estrada é fundamental, não importam as condições. Por isso, é importante manter sempre a viseira limpa.  Com a ajuda de uma mesa de apoio, você pode desconectar a viseira do capacete e, se for o caso, remover o pinlock para limpá-lo bem também por dentro.

Nessa etapa sobre como lavar capacete de moto, pode-se utilizar um limpador multiuso e uma flanela ou, se você preferir, um pano macio umedecido com sabão neutro e água morna. Use uma escova macia para limpar com mais facilidade as partes próximas ao mecanismo de fixação.

Secando do modo correto

No momento de lavar o capacete de moto, preste atenção também na fase de secagem. Não use fontes diretas de ar quente ou materiais que possam riscar a superfície, principalmente se ela for fosca (mais delicada do que a clássica transparente e brilhante). Em vez disso, use um pano macio e limpo de microfibra, se possível.  

Limpando o casco externo   

Quando pensamos em como lavar capacete de moto, a mesma preocupação com a viseira serve para a área externa. No momento de limpar, é importante aproveitar não apenas para deixar o capacete limpo, mas também verificar se há arranhões ou sinais de desgaste.

Para limpar o capacete por fora, é melhor remover a viseira para que você possa limpar toda a área. Utilize o limpador específico e uma flanela ou, se preferir, um pano macio umedecido com água e sabão neutro. 

Não esfregue com muita força. É melhor passar mais vezes, deixando a sujeira amolecer, para poder removê-la com mais facilidade. Desse modo, separe um tempo especial no seu dia para realizar a limpeza. Transforme essa tarefa em um momento proveitoso!

Evite todos os produtos de limpeza genéricos e de marcas não conhecidas, pois eles não são projetados especialmente para capacetes. Afinal, podem conter solventes ou outros agentes agressivos que podem prejudicar a pintura externa e muito mais. 

Higienização do interior do capacete 

No momento de lavar o capacete de moto na parte interior, é preciso lembrar que essa área fica em contato direto com a pele do rosto, às vezes, por horas. Por isso, faz sentido lavá-lo e higienizá-lo com frequência.

Se o forro for removível, você pode lavá-lo em água morna ou até mesmo na máquina de lavar roupa. Outra dica importante sobre como lavar capacete de moto na parte interna é que a água deve estar medindo 35°C, no máximo, e o sabão deve ser neutro. 

Você também pode passar um pano úmido nas partes internas do capacete que antes ficavam escondidas pelo forro. Lembre-se: o importante é que a parte feita de isopor não entre em contato direto com a água. 

Para secar

Em seguida, o próximo passo sobre como limpar capacete de moto por dentro é como secar. Deixe o forro secar ao ar livre, mas sem expô-lo a fontes diretas de calor, como raios solares, secador de cabelo e aquecedores.

Antes de remontar, certifique-se de que todas as peças estejam perfeitamente secas, para evitar mau cheiro e mofo. No caso de forros muito desgastados, você pode considerar substituí-lo totalmente por um novo.  

Se o interior não puder ser removido, você pode enxugá-lo com um pano umedecido com sabão neutro e água morna. Porém, se o uso for intenso, considere trocar o capacete por um com forro removível.  

Dicas bônus

Apesar das dicas sobre como lavar capacete de moto, a fim de evitar qualquer tipo de surpresa desagradável, é aconselhável consultar o manual de utilização de seu capacete. Assim, você saberá a melhor forma de higienizar o interior. 

Se você é um motociclista, deve saber como os capacetes são importantes quando se trata de proteção. Porém, como deve ter percebido, mantê-lo limpo e em ordem também é uma questão de segurança, além de conforto.

Capacetes é com a Sportbay 

Você sabe que para uma pilotagem segura é preciso que o capacete esteja em bom estado e higienizado. Neste artigo, você aprendeu como realizar a limpeza de seu capacete de modo prático. Se quiser mais dicas para o dia a dia do motociclista, confira os outros conteúdos do nosso blog.

Se, lendo nosso artigo, você percebeu que precisa de um capacete novo, conheça as opções disponíveis no catálogo da Sportbay. Encontre capacetes fechados, abertos e escamoteáveis, além de acessórios de segurança. Visite agora!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS