A invenção da bicicleta revolucionou os meios de transporte, porque, a partir do século XIX, ela se tornou uma alternativa aos veículos de tração animal e, posteriormente, às máquinas com motores. Quer conhecer mais sobre quando a bicicleta foi inventada e o impacto disso na sociedade?
A bicicleta fornece um meio de locomoção rápido e leve que funciona pela energia do próprio ciclista. Hoje, ela continua recebendo inovações tecnológicas para aprimorar desempenho, segurança e conforto. Com a importância atual da sustentabilidade, a popularidade dela cresce cada vez mais.
Para explicar a história de quando foi criada a bicicleta, qual foi a evolução do veículo e qual é a importância dele para o Brasil, a Sportbay preparou este artigo completo. Confira todas essas informações na leitura a seguir!
Quando foi criada a bicicleta?
A primeira bicicleta foi criada em 1817, pelo barão alemão Karl von Drais. Porém, ela era consideravelmente diferente dos modelos atuais: feita inteiramente de madeira, com duas rodas, banco e guidão, mas sem pedais e correntes. Então, a movimentação se dava unicamente pelo impulso da pessoa.
Karl Von Drais chamou a invenção de laufmaschine, “máquina corredora” em alemão. Na imprensa e na opinião pública, ela ficou conhecida como velocípede ou draisine, em homenagem ao inventor.
O objetivo do inventor, quando a bicicleta foi inventada em 1817, era oferecer uma alternativa ao transporte por cavalos. Também há uma teoria consolidada de que a invenção da bicicleta tem relação com a fome que se intensificou na Europa em 1816 e ocasionou a morte de animais de transporte.
A primeira bicicleta com pedais
A criação dos primeiros modelos com pedais foi um avanço atribuído ao ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan. Essa primeira adaptação surgiu em 1839 e funcionava mais como uma alavanca proporcionada do que os atuais pedais com corrente.
Contudo, o pioneirismo de MacMillan não é um consenso entre os historiadores, pois não há documentos e bicicletas datadas de 1839, apenas relatos e modelos posteriores. O modelo do escocês passou a ser fabricado pelo inglês Thomas McCall por volta de 1960.
Mesmo com essas criações, a primeira bicicleta com pedal só foi patenteada em 1866, pelo francês fabricante de carrinhos de bebê Pierre Lallement. Os pedais ficavam nas rodas dianteiras e balançavam bastante no chão de paralelepípedo. Por isso, ela era conhecida popularmente como “bone shaker” (“agita-ossos”).
Outra invenção importante da época foram as bicicletas com aro dianteiro alto, similares aos veículos de acrobatas de circo. Os modelos de Penny Farthing e James Starley estavam entre os mais famosos, proporcionavam maiores velocidades e eram construídos em metal, mas havia constantes acidentes de ciclistas.
Evolução da bicicleta
Apesar de ser um veículo conhecido, a bicicleta ainda não tinha sido adotada em massa na Europa. Porém, com os avanços tecnológicos e uma maior produção, isso rapidamente mudou.
Uma das principais evoluções de quando a bicicleta foi inventada para a década de 1880 consiste no desenvolvimento das chamadas “bicicletas de segurança”: modelos com aros de tamanho igual e quadro em forma de diamante, um formato popularizado pelo engenheiro J. K. Starkley.
Outra grande novidade foi a implementação de pneus nas rodas pelo escocês John Dunlop, em 1888. Já na década de 1990, as bikes se tornaram um produto fabricado em massa e se tornaram um item comum entre trabalhadores.
História da bicicleta no Brasil
Além de saber quando a bicicleta foi inventada, é interessante entender como ela foi introduzida no Brasil. Os primeiros modelos chegaram com a imigração europeia no fim do século XIX. Até existiam clubes de ciclismo em algumas capitais, mas era um equipamento ainda restrito à elite.
Com o crescimento industrial na década de 1940, o veículo passou a ser produzido em massa no território nacional. Assim, ele se tornou popular e utilizado por trabalhadores e famílias durante o lazer.
Dessa forma, as bicicletas se tornaram parte da cultura brasileira, com grandes marcas nacionais, clubes e grupos de ciclistas. No esporte, o Brasil tem representantes, inclusive olímpicos, em modalidades como ciclismo de pista, ciclismo de estrada, mountain bike e BMX.
Importância atual da bicicleta
Desde quando a bicicleta foi inventada até hoje, ela ganha inovações e nunca perde a popularidade. Isso porque as bikes mantêm a proposta de facilidade de locomoção aliada às preocupações modernas de saúde e sustentabilidade.
Hoje, os ciclistas dispõem de diversos tipos de bikes. Para quem utiliza o veículo no trabalho e em passeios pela cidade, há modelos feitos de aço e alumínio que garantem durabilidade e resistência, além de segurança, por meio das tecnologias de freio, pneu e amortecimento.
Quem pratica modalidades específicas também possui uma variedade de opções. As mountain bikes, por exemplo, são ideais para trilhas, com suspensão para impactos e pneus feitos para superfícies acidentadas. Já os modelos speed conferem velocidade máxima no asfalto e em pistas.
Encontre bicicletas e equipamentos na Sportbay
Gostou de conhecer a história da bicicleta e a variedade de produtos atual? Na Sportbay, você encontra a bike perfeita para seu estilo de vida, no lazer, no trabalho ou no esporte.
Além disso, o catálogo da Sportbay oferece peças e equipamentos de bike, como quadro e aro. Aliás, que tal melhorar seu desempenho e sua segurança com camisa e manguito para bicicleta? Independentemente da sua escolha, você possui diversas opções de pagamento e entrega para todo o Brasil!