Descubra de uma vez quando usar o freio da frente da moto

Para quem está começando agora a se aventurar com a sua moto e tem pouca experiência de pilotagem, é normal surgirem algumas dúvidas de direção. Controle, equilíbrio e outras coisas ainda não são naturais, e uma das dúvidas bem frequentes é quando usar o freio da frente da moto.

Durante as aulas de direção, não são todas as coisas que são 100% lembradas. Às vezes, nos dá um branco sobre qual a maneira correta de frear a moto dependendo do momento. Utilizar o freio da moto certo pode ser a diferença entre você sair ileso ou acabar se envolvendo em um acidente. 

Aqui, já demos algumas dicas de como andar de moto ajudando os pilotos que estão começando agora ou até mesmo os que estão há muito tempo afastados da sua amiga de duas rodas e pretendem voltar, mas ainda não se sentem seguros. Seja qual for o seu caso, nós vamos te ajudar a pilotar a moto da melhor forma. 

Como funciona o freio da moto

Antes de começar a falar sobre quando usar o freio da frente da moto, vamos entender como funciona o sistema de frenagem e qual é a diferença entre o freio da frente da moto e de trás.

Para que serve o freio da moto muitos sabem, mas nem todos têm noção de como eles funcionam. Os dois sistemas de frenagem são o da manete direita, que aciona o freio dianteiro, e o do pedal do lado direito, que aciona o traseiro. 

A exceção a esse caso são as scooters que têm os dois freios acionados por manetes localizados nos guidões. Existe ainda o freio motor, que se utiliza da diminuição da marcha na hora da aceleração para que a velocidade caia gradativa e progressivamente. 

É errado usar o freio da frente?

Muitos acreditam que o uso do freio da frente pode causar o capotamento da moto. Apesar de ser verdade para as bikes, isso dificilmente vai acontecer com uma moto.

Outro ponto que colaborou para isso é a cultura dos instrutores no momento da autoescola, que sempre pedem que se use exclusivamente o freio traseiro.

Saber o momento certo de quando usar o freio da frente da moto garante que haja menos desgaste e dá uma capacidade muito maior de frenagem, permitindo que você possa fazer paradas de emergência de forma mais efetiva. 

Como frear corretamente

Na frenagem, existem basicamente cinco fases para garantir o melhor resultado. Elas são: desacelerar, acionar o freio traseiro, acionar o freio dianteiro, soltar o freio dianteiro e soltar o freio traseiro. Dessa forma, você garante que vai conseguir parar a moto percorrendo a menor distância e desgastando menos os seus componentes.

Existem dois tipos de frenagem: a de emergência e a programada. A programada é a mais tranquila, pois o piloto já sabe que precisará frear e pode controlar a velocidade desde uma distância confortável sem muitas surpresas. A mais complexa é a frenagem de emergência.

Nela, o piloto precisa que a moto seja imobilizada no menor período de tempo e distância possível, ao contrário da programada, em que o tempo está ao seu favor. Em primeiro lugar, é óbvio, evite as frenagens de emergência mantendo sempre o foco no trânsito, evitando distrações pensado de forma rápida e assertiva. 

Os dois principais medos são o acionamento excessivo do freio dianteiro e capotagem da moto que, como já explicamos, vem das bikes e não se aplica às motos. O outro é acionar demais o traseiro e acabar causando uma derrapagem do pneu de trás, que também é algo trazido das bikes.

O certo da frenagem é acionar os dois de forma uniforme e com mesma intensidade para que o tempo de frenagem seja reduzido, a distância percorrida seja menor e para que não haja sobrecarga sobre um dos dois sistemas. Esse é o melhor momento de quando usar o freio da frente da moto. 

Entendo mais um pouco sobre pilotagem 

Existem vários assuntos e dúvidas dos pilotos menos experientes que vão além de quando usar o freio da frente da moto, se você tem mais dessas dúvidas ou quer saber mais sobre o mundo das motos, dê uma olhada no nosso blog. Lá damos muitas dicas e explicamos curiosidades, como qual a diferença entre motociclista e motoqueiro.

E se você está buscando cada vez mais dar upgrades na sua experiência com a sua amiga de duas rodas busque sobre a nossa loja. Lá vendemos vários equipamentos perfeitos para que você tenha a segurança, conforto e o melhor estilo em cima da moto. Você pode encontrar luvas, botas e até capacetes de vários tipos e tamanhos.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS