A corrida Ilha de Man é uma das competições de motociclismo mais tradicionais e perigosas que existem no mundo todo. Ela acontece anualmente na Ilha de Man, que fica no Mar da Irlanda.
O trajeto percorrido pelos pilotos nessa corrida de moto europeia é feito de desafios extremos, como um percurso que atravessa aldeias e montanhas. Apesar de cenários paradisíacos e emocionantes, a adrenalina também fica por conta do alto risco. Saiba mais a seguir!
TT da Ilha de Man: conheça melhor a história e a tradição
A primeira edição do TT da Ilha de Man (Tourist Trophy) aconteceu no século XX, especificamente no ano de 1907. Com o passar do tempo, o evento se tornou referência no motociclismo ao redor do planeta. O Snaefell Mountain Course é o principal circuito, contando com 60,7 km de extensão.
Nele, os pilotos encontram curvas extremamente fechadas, subidas íngremes desafiadoras, trechos muito estreitos e descidas supervertiginosas. Desse modo, a corrida se destacou pelo alto risco que apresenta desde o início.
Eventos históricos, como as Guerras Mundiais e a pandemia da Covid-19, fizeram com que algumas edições fossem canceladas. Porém, neste ano, a corrida TT da Ilha de Man 2024 retornará com força total, prometendo emoções à flor da pele.
Afinal, como funciona a corrida?
Diferentemente das corridas de MotoGP, a corrida de moto na Ilha de Man tem um trajeto pelas ruas e estradas comuns do local. Ao longo da competição, as vias não permitem o tráfego normal, virando pistas temporárias.
A cada 10 segundos, um piloto parte em busca de completar toda a rota no menor tempo. Sendo assim, apesar de ser uma corrida de moto na rua, os competidores largam um por vez, de forma individual, permitindo-se, com isso, a utilização de estratégias.
Um dos pontos mais impressionantes é que os pilotos chegam a alcançar mais de 300 km/h em alguns trechos com as suas motos. Isso faz com que a velocidade média supere os 200 km/h.
Curiosidades sobre a competição
A Corrida Ilha de Man conta com 264 curvas, bastante desafiadoras, que testam a habilidade e a memória dos pilotos. Além disso, o ponto mais alto da ilha faz parte do trajeto, o Monte Snaefell, a 422 metros acima do nível do mar. Lá, o clima instável pode mudar rapidamente, surpreendendo os competidores.
Contudo, o perigo de morte por acidente nessa competição de moto é uma realidade. Não é de se espantar que, com tantos obstáculos naturais, a Ilha de Man tenha um histórico marcado por cerca de 260 fatalidades, tanto de pilotos quanto de espectadores. Esse índice faz dela a disputa sobre duas rodas mais mortal do mundo.
Outro ponto importante é que o local onde ocorre a competição conta com uma população que gira em torno de 80 mil habitantes. Durante a temporada da Corrida Ilha de Man, milhares de fãs do motociclismo frequentam o local, aumentando em até 10 vezes a quantidade de pessoas.
A adrenalina dos pilotos
Sem dúvidas, a Corrida Ilha de Man é um evento que testa a coragem e a habilidade de qualquer piloto, desde os mais jovens até os veteranos. Sendo assim, no mundo do esporte sobre duas rodas, ela é uma experiência intensa, demandando concentração total.
Nela, os participantes precisam estar em pleno equilíbrio físico e mental. Isso porque terão de enfrentar não apenas as curvas perigosas, as pistas estreitas e tantas outras adversidades que podem surgir pelo caminho, mas também os próprios limites.
Porém, mesmo cientes dos riscos, muitos pilotos viajam para participar da corrida. Eles desejam ter a sensação de liberdade e de adrenalina ao percorrer todo o trajeto nas mais altas velocidades.
Nome de destaque na Corrida Ilha de Man
Existe um nome incontestável quando se fala sobre o maior competidor do TT da Ilha de Man: o lendário Joey Dunlop. Ele somou, ao longo de sua carreira, 26 vitórias, resultado de sua coragem para enfrentar o circuito e os desafios que vêm com a disputa.
Infelizmente, sua última vitória foi em 2000, mesmo ano em que ele faleceu em uma outra corrida, que aconteceu na Estônia. Hoje, Dunlop não é lembrado apenas pelas vitórias, mas sobretudo pela sua dedicação ao esporte. Seu legado foi continuado pelo sobrinho Michael Dunlop, que já soma 19 vitórias.
Evolução e segurança na corrida
Apesar da fama radical da competição devido à alta periculosidade que oferece aos participantes e até mesmo aos espectadores, os organizadores estão trabalhando arduamente para melhorar a segurança de todos os envolvidos. Nos últimos anos, por exemplo, houve a redução do número de competidores e o aumento da eficiência e da rapidez da resposta médica quando ocorrerem os acidentes.
Além disso, todas as motos passam por inspeções diárias, para garantir que elas e suas peças estejam aptas para competir. Isso sem falar que barreiras de proteção foram instaladas nas curvas mais perigosas, para minimizar os danos decorrentes de colisões. Contudo, os riscos não foram 100% eliminados.
Sportbay: tudo sobre as competições de moto!
A corrida Ilha de Man é um dos eventos mais procurados por aqueles que querem sentir a liberdade, o vento batendo no rosto, em um circuito extremamente desafiador. Comparecer à Irlanda no período é viver o que há de mais emocionante nesse esporte.
Você é um apaixonado pelas competições de motocicletas? Fique por dentro do blog da Sportbay! Constantemente traremos as informações sobre os principais eventos desse universo, para mantê-lo sempre por dentro de tudo!