Conheça uma lista de peças para montar uma bike MTB

Sendo o tipo de bicicleta mais versátil já feito, as mountain bikes são fortes, tecnológicas e resistentes, e estão preparadas para encarar qualquer tipo de terreno. Caso você queira saber como pode montar e quais peças comprar para ela, hoje trazemos uma lista de peças para montar uma bike MTB.

O que é o mountain bike

Caso você não conheça muito do esporte, vamos primeiro apresentar o que é o MTB. O Mountain Bike é um esporte realizado em lugares não muito convencionais, como trilhas, montanhas e estradas de terra.

São necessárias peças boas para montar uma MTB, pois nesse esporte essas bicicletas são preparadas para suportar vários tipos de impacto e sempre manter a estabilidade, fazendo o piloto se preocupar menos durante o pedal.

Começando a montar sua MTB

Vamos passar, pelas peças que você precisa conhecer ao montar sua mountain bike. Dessa forma, você vai conseguir identificar cada uma delas e suas respectivas funções, o que é muito útil no momento de compra e quando for necessária alguma manutenção ou troca de peças.

Quadro

O quadro vai ser a sua primeira escolha no momento de montar a sua bicicleta. É a partir dele que vamos definir as dimensões de quase todas as outras peças. A escolha do quadro passa pelo tipo de material e o tamanho desejado, compatível com a sua altura.

Garfo rígido ou suspensão

Caso você deseje construir uma bike comum para lazer e passeio, um garfo rígido pode até ser uma opção, mas nesse caso não. O MTB exige que você tenha uma boa suspensão para absorver os impactos e melhorar o seu conforto e controle durante a direção. Nessa lista de peças para montar uma bike MTB, várias vão depender das dimensões do quadro, e a suspensão é diretamente associada a ele.

Guidão, mesa e caixa de direção

O guidão é uma das principais peças da sua MTB. Ele é responsável por, junto da suspensão, suportar o seu peso e deve ser resistente e durável. É aconselhável a escolha de guidões mais abertos, pois permitem que você faça curvas rápidas com mais velocidade e precisão.

A caixa de direção é uma peça intermediária entre a mesa e o garfo, ou a suspensão. Na sua parte superior, é conectada a mesa, peça responsável por fixar o guidão na bike, e na parte inferior é conectada a suspensão ou o garfo rígido. Todas essas peças devem ser compatíveis com as dimensões do quadro.

Manoplas, manetes e passadores de marcha

As manoplas se tratam de peças colocadas no guidão para entregar maior conforto, estabilidade e segurança ao ciclista. Elas devem ser escolhidas com cuidado, pois nelas vai ser transferida muita energia e caso não sejam confortáveis e anatômicas podem machucar e causar dores.

Outras peças essenciais que vão ser acopladas no seu guidão são as manetes de freio e de câmbio ou, alavancas de câmbio. Cada uma delas, respectivamente, é responsável pela ativação do freio traseiro, do lado direito, e do dianteiro, do lado esquerdo, e pela troca de marcha, também dianteira e traseira.

Sistema de frenagem

O sistema de frenagem deve ser compatível com MTB. Para isso, os freios comuns, chamados de ferradura, não atendem as situações de alta velocidade em terrenos mais acidentados. Para o mountain, são indicados os freios a disco, sendo os mecânicos para trilhas mais tranquilas e os hidráulicos para algo mais complexo.

Pedivela, cassete, movimento central e corrente

Importantes na nossa lista de peças para montar uma bike MTB, o kit de pedivela, cassete, movimento central e corrente, compõem a parte inferior da sua bicicleta e vão ser os responsáveis para que ela saia do lugar de fato. Esteja sempre atento às marcas mais relevantes e aos materiais resistentes.

Fique atento ao seu sistema de marcha, pois ele deve ser compatível com o seu cassete ou, a catraca. Dessa forma, a corrente pode correr entre as marchas, mudando a força de pedalada de acordo com o que você achar necessário.

Cubos, raios e pneus

Chegamos na parte da sua mountain bike que de fato coloca a mão na massa e vai enfrentar as trilhas de frente. Os aros e os raios de uma MTB devem ser resistentes, então escolha os que são especializados para impactos continuamente.

Os raios dividem e separam força do impacto igualmente para que o aro sustente a roda. Já o cubo é a peça escondida responsável por tudo isso funcionar. Ele fica presente no centro da roda e é preso à suspensão ou ao garfo rígido da sua bike.

Pneus e câmaras de ar não podem ser esquecidos. No caso do MTB, você deve sempre buscar pneus mais grossos, que vão trazer mais estabilidade e área de contato com o chão. Seu material também é mais resistente em geral para suportar impacto com os objetos do chão sem furar.

Selim, abraçadeira, canote e pedal

Essas são peças que vão trazer conforto para sua pedalada. O selim tem que ser adaptado para você, afinal, é nele que vai ficar a maior parte do tempo apoiado. O canote é outra peça que deve considerar o quadro e suas dimensões.

A abraçadeira prende o selim no canote e por ela você também pode ajustar a altura do seu banco. Os pedais certos para o mountain são largos para ter maior área de contato com o seu pé e evitar que você escorregue, busque também pedais de ferro para resistir a trilhas e terrenos acidentados.

Tudo em um só lugar

Agora que já viu a lista de peças para montar uma bike MTB, vamos para ação e nisso nós também podemos ajudar e muito. A Sportbay conta com uma variedade gigantesca de peças, acessórios e equipamentos para o mountain bike perfeito. Confira no nosso site com entrega para todo o Brasil e atendimento rápido e fácil.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS