Conheça as regras de trânsito para ciclistas atualizadas

Andar de bicicleta não é apenas uma alternativa para melhorar sua saúde física e mental. Este hábito também contribui para a saúde do planeta. Contudo, a fim de pedalar em segurança, é preciso conhecer as regras de trânsito para ciclistas.

Utilizar a bicicleta para se locomover vem se tornando cada vez mais uma alternativa popular, sobretudo nos grandes centros urbanos. Além de ser um meio de transporte livre de poluição, as bicicletas reduzem a necessidade de construir, consertar e descartar carros.

Andar de bicicleta conserva as ruas e o espaço residencial, oferecendo, assim, oportunidades para menos concreto e mais vida verde em áreas urbanas. Apesar dos benefícios, é preciso pedalar dentro das normas. Você conhece as regras de trânsito para ciclistas? 

As bikes e o Código de Trânsito Brasileiro

No Brasil, assim como motoristas de carros e pilotos de moto, os ciclistas devem estar atentos ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As regras para ciclistas indicam quais condutas os ciclistas devem seguir, tanto para proteger a si mesmos quanto para proteger os pedestres. 

De acordo com o CTB, quanto maior o veículo, maior a responsabilidade pela segurança dos outros no trânsito. Sendo assim, a prioridade absoluta sempre será a proteção dos pedestres. Em seguida, vêm as bikes, as motos e os carros. 

No entanto, os ciclistas devem estar atentos e por dentro das regras de trânsito para ciclistas. Apesar de as bicicletas serem veículos vulneráveis, os ciclistas podem cometer infrações as quais podem implicar retenção da bike, multas e prisão. 

Sinalize com antecedência 

Entre as regras para ciclistas, a sinalização da mudança de direção está entre as principais. Desse modo, é necessário que o ciclista sinalize quando decidir mudar de direção. Uma vez que as bicicletas não têm setas, o ciclista pode sinalizar com o braço estendido. Porém, lembre-se: faça o sinal com antecedência.

Dê preferência aos pedestres 

Entre as regras de trânsito que valem tanto para ciclistas quanto para outros veículos, tem-se a obrigatoriedade de dar sempre a preferência ao pedestre. Desse modo, não apenas automóveis, motos, caminhões e ônibus precisam redobrar a atenção em relação à segurança dos pedestres, os ciclistas também. 

Se você é ciclista e, por algum motivo, não der a preferência para um pedestre no momento em que este atravessa a rua, por exemplo, tal ato implica infração. Diante disso, um ciclista que não respeita os direitos dos pedestres, além da infração, pode ser notificado com uma multa. 

Onde pedalar?

Outra lei de trânsito para ciclista essencial diz respeito ao espaço apropriado para o ciclista pedalar em segurança. Dessa maneira, priorize — sempre que possível — ciclofaixas, ciclovias e acostamentos. 

Quando não existem opções específicas para bikes, dê preferência à lateral das pistas de rolamento. Contudo, é preciso lembrar de pedalar na mesma direção da via, ou seja, não pedale na contramão. 

Além disso, a distância lateral a ser respeitada deve ser de 1,5 metros. Outro detalhe importante é sobre andar de bike na calçada, o que é proibido e pode incidir em multa. Pedalar na calçada é permitido apenas em casos excepcionais quando há permissão das autoridades e sinalização no local.

Não “costure” no trânsito

Para seguir as regras de bicicleta no trânsito, é preciso saber que manobras são proibidas. Isso ocorre porque manobras podem ocasionar acidentes, além de tumultuar o trânsito.

Dessa forma, não é permitido andar de bike enquanto o ciclista se equilibra somente em uma das rodas. Também é proibido pilotar sem colocar as mãos no guidão. Só é permitido andar sem uma das mãos no guidão quando o ciclista for sinalizar a mudança de direção. 

Entre as regras de trânsito para ciclistas, é proibido mudar de faixa várias vezes entre os automóveis nas vias. Desse modo, por mais que muitos ciclistas se arrisquem, não é permitido “costurar” os carros nas ruas e avenidas. 

Atenção aos acessórios e aos equipamentos

Uma regra de trânsito específica para ciclistas diz respeito aos equipamentos de segurança. De acordo com o CTB, os ciclistas devem obrigatoriamente estar equipados com os seguintes acessórios: espelho retrovisor na lateral esquerda, sinalização noturna — inclusive nos pedais — e campainha. 

O capacete não é um equipamento citado pelo CTB em relação aos ciclistas. Todavia, nossa dica é que você sempre pedale utilizando um capacete. Assim como para quem anda de moto, o capacete pode ser considerado um equipamento fundamental para proteger contra lesões.

Capacetes podem parecer desconfortáveis de usar, mas têm uma importância — eles protegem sua cabeça de ferimentos graves ao andar de bicicleta. Não importa o quão experiente você pense que é em andar de bicicleta, os acidentes podem acontecer em um piscar de olhos. 

Tudo sobre bikes na Sportbay

Gostou do nosso artigo sobre as regras de trânsito para ciclistas? Que tal continuar navegando pelo blog da Sportbay para conhecer mais sobre o CTB ou então ler sobre dicas de manutenção para sua bike? No blog, você fica por dentro de boas práticas e novidades sobre o universo do ciclismo. Não perca!

Pensando em turbinar sua bike ou precisando dar aquela atualização nos acessórios? Acesse agora nossa loja on-line e confira as peças disponíveis, em condições especiais. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS